Eleger deputados que defendam Coimbra e a sua população

AVANÇAR O pri­meiro can­di­dato da CDU do cír­culo elei­toral de Coimbra, Ma­nuel Pires da Rocha, foi apre­sen­tado pu­bli­ca­mente no pas­sado dia 9, numa ini­ci­a­tiva re­a­li­zada numa das prin­ci­pais praças da ci­dade.

«É mo­mento de subs­ti­tuir os de­pu­tados que nin­guém co­nhece nem vê»

O can­di­dato es­co­lhido para este cír­culo elei­toral, que se so­bressai pela su­a­tra­dição rei­vin­di­ca­tiva, trans­porta também con­sigo um amplo co­nhe­ci­mento da sua ci­dade e do seu dis­trito, pos­si­bi­li­tado pelo pa­tri­mónio de in­ter­ven­ções e ini­ci­a­tivas le­vadas a cabo pela CDU em Coimbra.

«Con­si­de­ramos que este é o mo­mento de subs­ti­tuir os de­pu­tados eleitos por aqui, que nin­guém co­nhece nem vê», afirmou Ma­nuel Rocha, de­pois de ad­mitir que apesar da CDU não eleger de­pu­tados por Coimbra já há vá­rias elei­ções, a voz do dis­trito e da sua po­pu­lação che­gava na mesma à As­sem­bleia da Re­pú­blica por seu in­ter­médio. No en­tanto, re­a­firmou, é «pre­ciso re­forçar a CDU» e eleger «de­pu­tados que se com­pro­metem com o povo e que le­varão ao Par­la­mento cada uma das suas as­pi­ra­ções».

Neste dis­trito, à se­me­lhança de muitos ou­tros no País, são muitos os pro­blemas de fundo que os seus ha­bi­tantes en­frentam: desde a in­su­fi­ci­ência dos ser­viços pro­vo­cada pelas po­lí­ticas de de­sin­ves­ti­mento cró­nico até aos danos pro­vo­cados pelos in­cên­dios de 2017 aos agri­cul­tores e em­pre­sá­rios, que con­ti­nuam à es­pera das de­vidas com­pen­sa­ções.

Re­la­ti­va­mente às so­lu­ções para o dis­trito, que a CDU possui, Ma­nuel Rocha as­se­gurou que o «ca­derno de en­cargos» é ex­tenso «e pre­cisa de quem dele se ocupe». O dis­trito de Coimbra, des­tacou, pre­cisa de res­postas para a re­ac­ti­vação do seu te­cido pro­du­tivo e que se ocupem da con­clusão da obra hi­dro­grá­fica do Baixo Mon­dego, dos es­ta­leiros na­vais, do porto da Fi­gueira da Foz e dos seus pes­ca­dores. Mas também de res­postas que criem em­prego, apoiem os pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios, os agri­cul­tores e a agri­cul­tura fa­mi­liar, de pro­postas que de­fendam os bal­dios e a flo­resta não in­ten­siva, va­lo­rizem os bom­beiros e re­po­nham os guardas-flo­res­tais.

O can­di­dato também se ocupou, na sua in­ter­venção, das áreas da saúde e da edu­cação. Nestas áreas, ga­rantiu, a CDU con­ti­nuará, tal como tem feito até agora, a bater-se pela re­versão da fusão dos ser­viços mé­dicos de Coimbra, pela cons­trução de uma nova ma­ter­ni­dade e pela re­cu­pe­ração das duas já exis­tentes. A va­lo­ri­zação da rede pú­blica de en­sino e a re­cu­pe­ração de al­gumas das es­colas do dis­trito – como é o caso da Es­cola José Falcão – con­tinua a ser uma ne­ces­si­dade.A CDU de­fende também a ma­nu­tenção da Uni­ver­si­dade de Coimbra fora do re­gime fun­da­ci­onal e o re­forço do in­ves­ti­mento no En­sino Su­pe­rior.

De­volver um de­pu­tado para Coimbra
Je­ró­nimo de Sousa, que também par­ti­cipou na ini­ci­a­tiva, su­bli­nhou a im­por­tância de dar voz aos an­seios e pro­blemas dos tra­ba­lha­dores e ha­bi­tantes da­quele dis­trito na As­sem­bleia da Re­pú­blica. O que só é pos­sível ele­gendo um de­pu­tado pela CDU, «re­ti­rado pela im­posta re­dução do nú­mero de de­pu­tados por este cír­culo e que a vida mos­trou que faz falta».

Na sua in­ter­venção, o Se­cre­tário-geral sa­li­entou a ne­ces­si­dade de ga­rantir aos jo­vens as con­di­ções ne­ces­sá­rias para que possam cons­ti­tuir fa­mília, o que vai do au­mento dos sa­lá­rios à qua­li­dade, aces­si­bi­li­dade e abran­gência dos ser­viços pú­blicos. Ter fi­lhos «não pode de­pender das con­di­ções eco­nó­micas e fi­nan­ceiras de cada um», afirmou por fim.

Paulo Co­elho, do PEV, va­lo­rizou o im­pacto am­bi­ental das con­quistas al­can­çadas pela CDU nestes úl­timos quatro anos. Ao mesmo tempo que também su­bli­nhou a ne­ces­si­dade de avançar nos di­reitos de mo­bi­li­dade dos ha­bi­tantes de Coimbra com o in­ves­ti­mento nos trans­portes do dis­trito.

 



Mais artigos de: CDU

Oportunidade para Leiria reforçar a sua voz na Assembleia da República

CONVÍVIO A eleição de He­loísa Apo­lónia como de­pu­tada pelo cír­culo elei­toral de Leiria re­for­çará o vín­culo da CDU na de­fesa dos in­te­resses dos tra­ba­lha­dores e do povo da re­gião, su­bli­nharam a ca­beça-de-lista e Je­ró­nimo de Sousa num con­vívio na Foz do Arelho.

CDU foi e será a voz dos algarvios no Parlamento

CON­FIANÇA A CDU re­a­lizou na sexta-feira, 12, uma sessão pú­blica com a in­ter­venção do seu pri­meiro can­di­dato pelo cír­culo elei­toral de Faro, Tiago Ra­poso, que quer alargar a in­fluência e re­pre­sen­tação da co­li­gação na As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Romper com o ciclo de atraso do distrito de Viseu

COM­PRO­MISSO Mais de duas cen­tenas de pes­soas par­ti­ci­param, sá­bado, num al­moço/​con­vívio que juntou o ca­beça de lista da CDU pelo dis­trito de Viseu, Mi­guel Tiago, e Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP.

Soluções para a região do Centro

Na quinta-feira, 11, Heloísa Apolónia, do PEV e primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, dedicou o dia aos temas da saúde e da mobilidade. Acompanhada por Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central do PCP, e por vários dirigentes regionais e concelhios do PCP e do...

Falta de respostas em Lisboa

Alma Rivera, candidata da CDU às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Lisboa, contactou, no dia 8 de Julho, com os trabalhadores do Hospital de Cascais e do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). O reconhecimento do...

Intervir em Aveiro

No dia 10 de Julho, Miguel Viegas, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro, desdobrou-se em várias iniciativas dedicadas à Saúde. De manhã visitou o Centro de Saúde de Mourisca do Vouga e de tarde a Extensão de Maceda da Unidade de Saúde Familiar de Cortegaça. No final do...

Madeira precisa de habitação social

«As questões habitacionais são uma das grandes prioridades sociais, para as quais são necessárias medidas e soluções concretas para fazer face às carências vividas por milhares de famílias madeirenses», afirmou, segunda-feira, Herlanda Amado, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral da...

Almoço em Mação

Mais de uma centena de pessoas participaram, no domingo, 14, num almoço/convívio promovido pela CDU de Mação. A iniciativa contou com a intervenção de António Filipe, o candidato da CDU no círculo eleitoral de Santarém para as eleições legislativas. O actual deputado valorizou os avanços...