Hospital do Seixal não pode continuar a ser uma miragem

O PCP quer que o Go­verno es­cla­reça em que ponto está a ela­bo­ração do pro­jecto do hos­pital no con­celho do seixal; quando está pre­vista a ad­ju­di­cação e qual o prazo de exe­cução; quando prevê o con­curso para a em­prei­tada e a con­clusão do pro­cesso de cons­trução, e qual o perfil as­sis­ten­cial de­fi­ni­tivo para aquela uni­dade de saúde?

As per­guntas foram en­tre­gues pelo grupo par­la­mentar do Par­tido na As­sem­bleia da Re­pú­blica, re­velou a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do PCP (DORS), que re­corda que, «a 12 de De­zembro de 2015, na sequência da dis­cussão de uma pe­tição, foi apro­vada na AR uma re­so­lução re­co­men­dando ao Go­verno a cons­trução ur­gente do Hos­pital no con­celho do Seixal» nos termos do acordo es­tra­té­gico fir­mado entre o Mi­nis­tério da Saúde e a Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal, a 26 de Agosto de 2009.

«Foi das pri­meiras de­ci­sões to­madas na le­gis­la­tura que agora está a ter­minar», re­corda a DORS. «No en­tanto, quatro anos de­pois, o pro­cesso pouco ou nada avançou».

«Pri­meiro, o Go­verno foi di­zendo que era pre­ciso ac­tu­a­lizar o perfil as­sis­ten­cial do hos­pital. De­pois, foi es­ta­be­le­cida uma adenda ao acordo fir­mado com as au­tar­quias lo­cais», ex­plica ainda a di­recção co­mu­nista se­tu­ba­lense, para quem «o Go­verno perdeu uma opor­tu­ni­dade para dar con­cre­ti­zação a uma justa as­pi­ração das po­pu­la­ções dos con­ce­lhos de Seixal, Se­simbra e Al­mada.

«É ina­cei­tável que ao longo deste man­dato o Go­verno não tenha to­mado as me­didas ne­ces­sá­rias», por isso, cons­tata-se, «o com­pro­misso as­su­mido pelo ac­tual Go­verno não foi cum­prido» quando «está mais do que iden­ti­fi­cada a ne­ces­si­dade de cons­trução do Hos­pital no con­celho do Seixal» face «à si­tu­ação de so­bre­lo­tação que o Hos­pital Garcia de Orta en­frenta desde que en­trou em fun­ções e que se foi agra­vando ao longo dos anos».

«O PCP es­teve, está e es­tará com a rei­vin­di­cação das po­pu­la­ções. De­fen­demos e con­ti­nu­a­remos a de­fender a cons­trução do Hos­pital no con­celho do Seixal», ga­rante ainda o Par­tido.



Mais artigos de: PCP

Não há fundo no buraco deixado pelo BES/GES

BANCA «Os por­tu­gueses con­ti­nuam a pagar os custos de uma po­lí­tica ao ser­viço dos in­te­resses mo­no­po­listas», cons­tata o PCP a pro­pó­sito dos re­sul­tados se­mes­trais do Novo Banco.

Faz falta contratar trabalhadores no Alfeite

O grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República, através dos deputados eleitos por Setúbal, Francisco Lopes, Paula Santos e Bruno Dias, confrontou o Governo com a não concretização da contratação de trabalhadores para o Arsenal do Alfeite e a manutenção do congelamento das carreiras. As perguntas são oportunas...

Festa da Unidade

A Organização Regional do Porto promoveu, nos dias 2 e 3 de Agosto, em São Pedro da Cova, mais uma edição da Festa da Unidade, na qual não faltou animação circense, feira da ladra, jogos populares, exposição política, animação infantil, petiscos e bebidas. No comício realizado na iniciativa,...