BARREIRO

PCP lamenta parecer do município favorável ao aeroporto no Montijo

De­pois de a Câ­mara Mu­ni­cipal do Bar­reiro ter apro­vado em reu­nião ex­tra­or­di­nária um pa­recer fa­vo­rável à ins­ta­lação do ter­minal ae­ro­por­tuário na Base Aérea do Mon­tijo, a Co­missão Con­ce­lhia do PCP emitiu um co­mu­ni­cado acu­sando as es­tru­turas lo­cais do PS e do PSD de terem as­su­mido uma po­sição con­trária aos in­te­resses das po­pu­la­ções e do de­sen­vol­vi­mento da re­gião. A po­sição as­su­mida na au­tar­quia pelos dois par­tidos, no âm­bito da con­sulta pú­blica res­pei­tante ao im­pacto am­bi­ental da­quela infra-es­tru­tura, foi to­mada sem que a po­pu­lação tenha par­ti­ci­pado no «ne­ces­sário de­bate pú­blico», acusam os co­mu­nistas.

O ter­minal ae­ro­por­tuário do Mon­tijo, ao qual chama de «ape­a­deiro», só serve para a Vinci se li­bertar das res­pon­sa­bi­li­dades que lhe ca­biam com a pri­va­ti­zação da ANA: a cons­trução do Novo Ae­ro­porto de Lisboa na zona do Campo de Tiro de Al­co­chete. A opção pelo Mon­tijo, sendo um re­mendo, des­ba­rata re­cursos, não re­solve o pro­blema do au­mento da ac­ti­vi­dade ae­ro­por­tuária, põe em causa a se­gu­rança da ac­ti­vi­dade e das po­pu­la­ções, e «cons­titui uma enorme agressão am­bi­ental a uma zona ex­tre­ma­mente sen­sível, como é o es­tuário do Tejo».



Mais artigos de: Breves PCP

PCP excluído de iniciativa de debate

A representação da Comissão Europeia em Portugal realizou entre 27 e 30 de Agosto, em Reguengos de Monsaraz, uma iniciativa de debate sobre a União Europeia, denominada SummerCEmp, com cerca de 70 oradores, da qual o PCP e o PEV foram excluídos. Ora, entre os oradores encontravam-se representantes de todas as outras...