O desporto na Festa dá saúde e faz crescer

José Augusto

E que tal so­bre­voar o lago da Ata­laia pen­du­rado num slide, para des­frutar da fa­bu­losa pa­no­râ­mica?

No mo­mento em que ali­nhamos este texto, a al­guns dias da Ata­laia aco­lher mi­lhares de pes­soas de todos os pontos do País, perto de quatro mil atletas de todas as idades já se ins­cre­veram na Cor­rida e na Ca­mi­nhada da Festa. É este o mais di­na­mi­zador e en­tu­si­as­mante ponto do seu pro­grama des­por­tivo (que se es­tende pelos três dias), que se as­sume como uma das mais par­ti­ci­padas cor­ridas po­pu­lares que se re­a­lizam no nosso País, aberta a atletas fe­de­rados e não fe­de­rados.

O per­curso, ao longo da Baía feita de águas do Tejo, bor­de­jando Amora, Ar­ren­tela e Seixal, pede meças pela sua be­leza e gra­ci­o­si­dade, um des­canso para o es­pí­rito e um re­galo para os olhos. O ano pas­sado, foi a cam­pe­o­nís­sima Al­ber­tina Dias a dar o tiro de par­tida. A tra­dição será man­tida e, este ano, outro grande nome, o fun­dista Paulo Guerra, de­tentor de vá­rios tí­tulos na­ci­o­nais e além-fron­teiras, aceitou a res­pon­sa­bi­li­dade de dar an­da­mento com­pe­ti­tivo a mi­lhares de atletas.

Ale­gria, arte e com­pe­ti­ti­vi­dade

«O des­porto na Festa é ale­gria, arte e cri­a­ti­vi­dade. São mais de qua­renta mo­da­li­dades, muitas de alta com­pe­tição, lado a lado com mo­da­li­dades des­por­tivas e re­cre­a­tivas de raiz pro­fun­da­mente po­pular, pra­ti­cadas por mi­lhares de atletas que antes e du­rante três dias con­tri­buem para fazer do Des­porto da Festa um imenso e di­nâ­mico con­vívio des­por­tivo, em­pres­tando, com a sua di­nâ­mica e qua­li­dade, mais be­leza e con­teúdo à Festa do Avante!» – assim se es­creveu na re­vista-pro­grama da Festa e aqui se re­es­creve para que se com­pre­enda cla­ra­mente o sen­tido da com­pe­tição que terá a Ata­laia como ce­nário.

O des­porto na Festa é, acima de tudo, uma ho­me­nagem ao exer­cício fí­sico e uma cha­mada de atenção para a ne­ces­si­dade de se pra­ticar des­porto desde os pri­meiros anos de vida. Se­gundo um es­tudo le­vado a cabo no ano lec­tivo de 2016/​2017 pela As­so­ci­ação Por­tu­guesa Contra a Obe­si­dade In­fantil, em Por­tugal mais de 28,5 por cento das cri­anças entre os 2 e os 10 anos de idade têm ex­cesso de peso e 12,7 por cento dessas são já obesas.

Des­porto como es­cola de va­lores

A Festa do Avante!, por meio do seu pro­grama des­por­tivo, de­seja con­correr para o en­rai­za­mento da ideia de que o des­porto com­bate a obe­si­dade, reduz o risco de do­enças car­di­o­vas­cu­lares, for­ta­lece os mús­culos, os ossos e ar­ti­cu­la­ções, como nos dizem es­tudos de cre­di­bi­li­dade ina­ba­lável. Além disso, ali­menta a au­to­es­tima dos pra­ti­cantes, já que estes as­si­milam um con­junto de ca­pa­ci­dades, antes des­co­nhe­cidas, e me­lhora a sua con­dição fí­sica.

O des­porto é, também, um meio pri­vi­le­giado para o es­trei­ta­mento de laços so­ciais, pos­si­bi­li­tando a par­tilha de sen­ti­mentos e a cri­ação do es­pí­rito de per­tença a um grupo. E au­xilia-nos a ad­quirir va­lores: da saúde, do res­peito, da ami­zade e da jus­tiça, e também da mul­ti­cul­tu­ra­li­dade e do em­penho, assim como o valor da der­rota, da qual po­demos sempre tirar va­li­osos en­si­na­mentos.

O pro­grama é muito di­ver­si­fi­cado e in­tenso, pelo que a oferta abre o ape­tite. Há mo­da­li­dades para todos os gostos, jogos po­pu­lares, dis­ci­plinas con­sa­gradas a de­fi­ci­entes, como o tor­neio de boccia ou bas­que­tebol em ca­deiras de rodas. Há jogos tão po­pu­lares em todo o País como o da malha, chin­quilho ou ma­tra­qui­lhos. Há fi­nais por es­ca­lões do tor­neio de futsal, bem como fes­ti­vais, de­mons­tração e sa­raus de dança, artes mar­ciais, ioga, pa­ti­nagem ar­tís­tica, ballet. Os in­te­res­sados po­derão também par­ti­cipar no tor­neio de xa­drez ou na si­mul­tânea con­du­zida pelo xa­dre­zista Mário Fi­guei­redo.

E que tal so­bre­voar o lago da Ata­laia pen­du­rado num slide, para des­frutar da fa­bu­losa pa­no­râ­mica que se es­tende desde o Seixal até à Ponte Vasco da Gama? Não vale a pena ter medo, pois os pa­ra­que­distas de ser­viço ga­rantem se­gu­rança ab­so­luta.

Quem se in­te­ressa por esta coisa do de­porto, cer­ta­mente que es­pera com in­te­resse pelo de­bate «Boas prá­ticas de in­clusão no des­porto», agen­dado para as 18h40 de sá­bado.




Mais artigos de: Argumentos

Recordar a Bienal da Festa do Avante!

Recordar o que foi a Bienal da Festa do Avante! desde a sua primeira edição é, como escreveu Rogério Ribeiro num dos catálogos, a «força sem nostalgia que nos dá a memória no terreno da cultura», que ao «abrir exposições de artes plásticas de artistas contemporâneos, viver não apenas no chão...

Notícias da serpente

Sem comentários complementares, a televisão informou-nos de que o AfD, o partido de extrema-direita, venceu as recentes eleições em dois estados da Alemanha. A mais elementar lucidez obriga a que se receba a notícia com atenção e suscita a memória de uma outra eleição alemã, a que levou Hitler ao poder. Dir-se-á que os...