Resultados das eleições para a Assembleia da República

ANÁLISE Pu­bli­camos nesta edição os re­sul­tados das elei­ções de 6 de Ou­tubro para a As­sem­bleia da Re­pú­blica, no ter­ri­tório na­ci­onal e em cada um dos dis­tritos, re­giões au­tó­nomas e con­ce­lhos.

A CDU re­cu­perou mais de 100 mil votos desde 26 de Maio

Nesta pá­gina e nas se­guintes apre­sen­tamos os qua­dros dos re­sul­tados elei­to­rais em todos os con­ce­lhos e cír­culos elei­to­rais do País, nas elei­ções le­gis­la­tivas de 2019 e também de 2015. Nos to­tais do ter­ri­tório na­ci­onal in­cluímos ainda as re­centes elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu, a 26 de Maio deste ano.
Se a pri­meira com­pa­ração se jus­ti­fica pela si­mi­li­tude da ti­po­logia das elei­ções, pesem em­bora as evi­dentes al­te­ra­ções de con­texto entre ambas, a se­gunda deve-se à pro­xi­mi­dade tem­poral de ambos os actos elei­to­rais, de apenas quatro meses. Ora, é sa­bido que ha­bi­tu­al­mente a CDU tem uma maior vo­tação para o Par­la­mento Eu­ropeu do que para a As­sem­bleia da Re­pú­blica, mas desta vez a Co­li­gação re­cu­perou, entre Junho e Ou­tubro, mais de 100 mil votos.
Nos qua­dros que apre­sentam os re­sul­tados por con­celho apenas se in­clui as forças po­lí­ticas mais vo­tadas.
São re­sul­tados pro­vi­só­rios, for­ne­cidos pela Se­cre­taria-Geral do Mi­nis­tério da Ad­mi­nis­tração In­terna (Ad­mi­nis­tração Elei­toral), na se­gunda-feira, com todas as fre­gue­sias apu­radas.
Os re­sul­tados da vo­tação no es­tran­geiro são apu­rados no pró­ximo dia 16 de Ou­tubro.

Si­glas e abre­vi­a­turas

Além dos mais co­nhe­cidos par­tidos e co­li­ga­ções, con­cor­rentes às elei­ções, nos qua­dros de re­sul­tados são uti­li­zadas ou­tras si­glas e abre­vi­a­turas, tais como:
M – man­datos; A – Ali­ança; CH – Chega; IL – Ini­ci­a­tiva Li­beral; JPP – Juntos pelo Povo; L – Livre; L/​TDA – Livre/​Tempo de Avançar; MAS – Mo­vi­mento Al­ter­na­tiva So­ci­a­lista; NC – Nós Ci­da­dãos; MPT – Par­tido da Terra; PAN – Pes­soas-Ani­mais-Na­tu­reza; PDR – Par­tido De­mo­crá­tico Re­pu­bli­cano; PPV/​CDC – Par­tido Ci­da­dania e De­mo­cracia Cristã; PTP – Par­tido Tra­ba­lhista Por­tu­guês; PTP-MAS – co­li­gação Agir; PURP – Par­tido Unido dos Re­for­mados e Pen­si­o­nistas; RIR – Re­agir In­cluir Re­ci­clar.

 

- Re­sul­tados no ter­ri­tório na­ci­onal

- Re­sul­tados nos cír­culos elei­to­rais e con­ce­lhos



Mais artigos de: Em Foco

Fazer avançar as condições de vida e o desenvolvimento do País

O Co­mité Cen­tral do PCP, reu­nido a 8 de Ou­tubro de 2019, ana­lisou os re­sul­tados das elei­ções para a As­sem­bleia da Re­pú­blica e das elei­ções para a As­sem­bleia Le­gis­la­tiva da Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira, e o quadro po­lí­tico delas de­cor­rente. Apre­ciou ele­mentos da si­tu­ação in­ter­na­ci­onal, e es­ta­be­leceu li­nhas da acção, ini­ci­a­tiva po­lí­tica e do re­forço do Par­tido, para res­ponder às exi­gên­cias que se co­locam.