PCP honra compromissos e propõe abolição das portagens nas ex-SCUT

Con­cre­ti­zando a pa­lavra dada nas elei­ções le­gis­la­tivas, o PCP en­tregou na As­sem­bleia da Re­pú­blica pro­jectos de re­so­lução com o ob­jec­tivo de vin­cular o Go­verno à abo­lição das por­ta­gens em vá­rias auto-es­tradas cujo pa­ga­mento foi ins­ti­tuído entre 2010 e 2011, in­for­maram as or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais de Viseu, Porto e Al­garve do PCP.

No dis­trito de Viseu está em causa o fim das por­ta­gens em toda a ex­tensão da A24 e da A25, que ligam Viseu e Chaves e Aveiro e Vilar For­moso, res­pec­ti­va­mente. Com efeito, os co­mu­nistas de­fendem que a in­tro­dução das taxas não re­solveu qual­quer pro­blema de ordem fi­nan­ceira nas contas pú­blicas, como desde então vem sendo ale­gado, e agravou o peso da in­te­ri­o­ri­dade sobre po­pu­lação e agentes eco­nó­micos, uma vez que não existem al­ter­na­tivas viá­veis no que a ou­tras vias de co­mu­ni­cação diz res­peito.

Se­me­lhante ar­gu­men­tação é usada para so­li­citar o fim do pa­ga­mento, por parte dos uti­li­za­dores, na A28, A29, A41 e A42, no Norte Li­toral, Grande Porto, e Costa da Prata, lem­brando-se, além do mais, que «a in­tro­dução de por­ta­gens foi feita ao ar­repio dos in­te­resses das po­pu­la­ções, do te­cido eco­nó­mico e de qual­quer pers­pec­tiva de cres­ci­mento sus­ten­tado»

Já no Al­garve, está em causa a livre cir­cu­lação na Via do In­fante (A22), re­cor­dando a OR do Al­garve do PCP que «foram PS, PSD e CDS que re­jei­taram, nos úl­timos oito anos, todas as pro­postas apre­sen­tadas pelo PCP para a abo­lição das por­ta­gens» quer nas ex-SCUT quer na auto-es­trada al­garvia.



Mais artigos de: PCP

Interdição de captura afunda pequena pesca

SAR­DINHA Os pro­blemas que en­frentam os pe­quenos pes­ca­dores e ar­ma­dores foram agra­vados com a im­po­sição, desde dia 12, de nova in­ter­dição à cap­tura de sar­dinha, alerta a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do PCP (DORS).

Apuradas carências da GNR em Évora

Com o objectivo de identificar as necessidades de investimento nas forças de segurança no distrito de Évora, uma delegação do PCP, constituída pelo deputado eleito pelo distrito e membro da Comissão Política do PCP, João Oliveira, por Diamantino Dias, do Comité Central, e Elsa Paixão, da Direcção da Organização Regional...

«O Militante» já disponível nas bancas

«A luta continua! Sempre com os trabalhadores e o povo», é a manchete que faz capa da edição de Novembro/Dezembro da revista de reflexão e prática do PCP. Sob essa consigna, aliás, é publicada a abertura da publicação bimestral, que além dos resultados das eleições legislativas do passado dia...

Três tempos

Poucos dias após as eleições legislativas, como os leitores assíduos do Avante! sabem, reuniu o Comité Central do PCP. Sabem esses e, possivelmente, não muitos mais. Ao contrário do que se passou com reuniões das direcções de outros partidos após o acto eleitoral, a conferência de imprensa em que foram apresentadas as...