Trabalhadores em França preparados para novas lutas

GREVES A CGT con­vocou para 9 de Ja­neiro outra jor­nada de luta, a quarta grande mo­bi­li­zação po­pular desde o início, há um mês, das greves contra a pro­posta go­ver­na­mental de al­terar o sis­tema das pen­sões de re­forma.

CGT con­vocou para 9 de Ja­neiro outra ma­ni­fes­tação po­pular

O se­cre­tário-geral da Con­fe­de­ração Geral do Tra­balho (CGT), Phi­lippe Mar­tínez, e o se­cre­tário de Es­tado dos Trans­portes, Jean-Bap­tiste Djeb­bari, tro­caram acu­sa­ções sobre as mu­danças no sis­tema pen­sões de re­forma que o go­verno francês pre­tende impor e os tra­ba­lha­dores con­testam.

Ambos con­ce­deram en­tre­vistas ao se­ma­nário Le Journal du Di­manche, de 29 de De­zembro, vi­gé­simo-quinto dia de greve con­vo­cada pelos sin­di­catos, que se opõem ao pro­jecto go­ver­na­mental de um sis­tema uni­versal de pen­sões por pontos para subs­ti­tuir os 42 re­gimes ac­tuais e fixar nos 64 anos a «idade de re­fe­rência» para a re­forma sem pe­na­li­za­ções.

O go­verno in­siste que o plano traria jus­tiça so­cial e equi­lí­brio às re­formas, mas os sin­di­catos ad­vertem que a al­te­ração ata­caria os bolsos dos re­for­mados e be­ne­fi­ci­aria in­te­resses fi­nan­ceiros.

«Em­ma­nuel Ma­cron quer ser o homem do novo mundo, mas imita Mar­garet That­cher», acusou o líder da CGT, que de­fende a anu­lação do pro­jecto e o co­meço de ne­go­ci­a­ções para me­lhorar o sis­tema de pen­sões em vigor, que con­si­dera «o me­lhor do mundo».

O ac­tual mo­vi­mento gre­vista tem tido um se­vero im­pacto no trans­porte pú­blico e já su­perou em du­ração a greve de 1995, em re­sul­tado da qual teve de de­mitir-se o pri­meiro-mi­nistro Alain Juppé, com a sua pro­posta de «mo­der­ni­zação» do país, qua­li­fi­cada de ne­o­li­beral.

Mar­tínez con­si­dera que a greve põe em evi­dência o mal-estar ci­dadão em França de­pois de «dois anos e meio de so­fri­mento», desde a che­gada de Ma­cron à pre­si­dência. E re­alça que a luta já trouxe re­sul­tados, pois o go­verno, após se­manas de luta, já re­cuou e aceitou manter al­guns re­gimes es­pe­ciais de re­formas.

De­pois do Natal e da pas­sagem de ano com fortes res­tri­ções nos trans­portes, em es­pe­cial os fer­ro­viá­rios, está pre­vista para a pró­xima terça-feira, 7, nova reu­nião entre re­pre­sen­tantes go­ver­na­men­tais e sin­di­cais, con­ti­nu­ação dos en­con­tros de 18 e 19 do mês pas­sado, que não che­garam a quais­quer acordos.

A CGT e ou­tras or­ga­ni­za­ções sin­di­cais, apoi­adas por par­tidos e forças de es­querda, con­vo­caram para o dia 9 de Ja­neiro outra jor­nada de pro­testo na­ci­onal, que será a quarta mo­bi­li­zação po­pular contra o pro­jecto go­ver­na­mental, após as grandes ma­ni­fes­ta­ções dos dias 5, 10 e 17 de De­zembro do ano findo.




Mais artigos de: Europa

Comunistas britânicos analisaram resultados eleitorais no Reino Unido

Uma reunião alargada da Comissão Política do Partido Comunista Britânico (PCB), no dia 16 de Dezembro, apelou a redobrados esforços para afirmar os princípios do socialismo e internacionalismo da classe operária, face à situação criada pela vitória do Partido Conservador nas recentes eleições...