PCP reclama e aeroporto com futuro e critica cedência à Vinci

TRANS­PORTES A de­cisão da Agência Por­tu­guesa do Am­bi­ente (APA) não afasta a ne­ces­si­dade de pros­se­guir a luta pela cons­trução de um novo ae­ro­porto in­ter­na­ci­onal no Campo de Tiro de Al­co­chete, afirma o PCP.

Os in­te­resses mo­no­po­listas estão a ser co­lo­cados à frente do País

O pa­recer ontem di­vul­gado pela APA, fa­vo­rável à uti­li­zação da Base Aérea do Mon­tijo para uso ae­ro­por­tuário civil, «in­sere-se no pro­cesso de ce­dência do Go­verno PS aos in­te­resses da mul­ti­na­ci­onal Vinci», acusa o Par­tido, em nota do seu Ga­bi­nete de Im­prensa, lem­brando que «mais uma vez» os in­te­resses mo­no­po­listas estão a ser «co­lo­cados à frente dos in­te­resse do País», im­pe­dindo que Por­tugal «dis­ponha de uma infra-es­tru­tura es­tra­té­gica in­dis­pen­sável ao seu de­sen­vol­vi­mento».

Em vez de um «ape­a­deiro» no Mon­tijo, o PCP re­clama a cons­trução de um novo ae­ro­porto in­ter­na­ci­onal no Campo de Tiro de Al­co­chete, com «ca­pa­ci­dade de ex­pansão e de de­sen­vol­vi­mento», que «per­mita um in­ves­ti­mento fa­seado para dar res­posta às ne­ces­si­dades fu­turas do País» e «in­tegre, com me­lhores con­di­ções, as múl­ti­plas ac­ti­vi­dades de im­por­tância es­tra­té­gica que se de­sen­volvem na avi­ação civil, em ar­ti­cu­lação com ou­tros modos de trans­porte, in­se­rida numa es­tra­tégia mais ampla de mo­der­ni­zação e de­sen­vol­vi­mento das prin­ci­pais infra-es­tru­turas na­ci­o­nais».

«Por­tugal pre­cisa de um ae­ro­porto com fu­turo, que per­mita um pro­cesso de tran­sição, não para so­bre­car­regar, mas para ali­viar a pressão sobre o ac­tual Ae­ro­porto de Lisboa», su­bli­nham os co­mu­nistas. Esta mu­dança, acres­centam, de­verá ser «um factor, não de de­gra­dação, mas sim de or­de­na­mento e de qua­li­fi­cação do ter­ri­tório, evi­tando e mi­ni­mi­zando im­pactos ne­fastos sobre as po­pu­la­ções e os ecos­sis­temas».

Ile­ga­li­dades e atro­pelos

No mesmo dia, 22, a Pla­ta­forma Cí­vica Ae­ro­porto BA6-Mon­tijo Não! con­si­derou que a De­cla­ração de Im­pacte Am­bi­ental (DIA) da APA é «mais uma peça num pro­cesso com ile­ga­li­dades e atro­pelos às leis na­ci­o­nais e con­ven­ções in­ter­na­ci­o­nais». En­tre­tanto, vá­rias or­ga­ni­za­ções am­bi­en­ta­listas já anun­ci­aram que vão re­correr aos tri­bu­nais e à Co­missão Eu­ro­peia para travar o ae­ro­porto do Mon­tijo, por con­si­de­rarem ir contra as leis na­ci­o­nais, as di­rec­tivas eu­ro­peias e os tra­tados in­ter­na­ci­o­nais.




Mais artigos de: PCP

Defesa do SNS reclama aposta no presente garantindo o futuro

SAÚDE Quer as di­fi­cul­dades quer as po­ten­ci­a­li­dades dão razão ao PCP quando se bate pela va­lo­ri­zação dos Cui­dados de Saúde Pri­má­rios (CSP), re­alçou Je­ró­nimo de Sousa em vi­sita a um centro de saúde em Se­túbal.

Justa homenagem a José Moreira

Destacado construtor do Avante!, José Moreira vai ser homenageado pelo PCP no 70.º aniversário do seu assassinato pela PIDE. A iniciativa ocorre no próximo sábado, 25, primeiro na Vieira de Leiria com uma deposição de flores na rua nomeada em memória daquele militante comunista, e depois na Praia da Vieira de Leiria,...

Direito à Habitação na Madeira

O governo regional adopta uma estratégia errada para dar resposta à falta de habitações condignas na ilha da Madeira, denuncia o PCP. Em iniciativa política no Bairro da Nogueira, na Camacha, no final da semana passada, Ricardo Lume e Herlanda Amado, deputados nas assembleias Legislativa Regional e Municipal do Funchal,...

SIC alimenta «campanha de suspeição»

«Atropelando qualquer mínimo ético, a SIC criou uma encenação para diabolizar uma “ex-autarca e militante” do PCP e a gestão CDU na Câmara Municipal de Almada (CMA), através da difamação, da mentira e da manipulação», acusa o Secretariado da Comissão Concelhia de Almada do PCP. Em nota divulgada dia 17, em reacção a uma...

Ministro confrontado pelo Partido com sufoco no IP de Castelo Branco

«Recentemente veio a público que o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), conjuntamente com mais duas instituições de Ensino Superior, não dispunha de verbas para pagar os salários dos professores e funcionários no final do ano passado. O Governo reforçou as verbas, mas em contrapartida exigiu que as...