Estudantes exigem condições para estudar

Para as­si­nalar o Dia Na­ci­onal do Es­tu­dante, os es­tu­dantes do en­sino Bá­sico e Se­cun­dário saem à rua, de 23 a 27 de Março, para rei­vin­dicar uma edu­cação pú­blica, gra­tuita e de qua­li­dade.

No ma­ni­festo «Faz-te ouvir! + con­di­ções para es­tudar» – ela­bo­rado pelas as­so­ci­a­ções de es­tu­dantes da Marquês de Pombal (Lisboa), Fernão Mendes Pinto, Monte da Ca­pa­rica (Al­mada), José Afonso, Amora, João de Barros, Reis Sil­veira (Seixal) e Hen­rique Me­dina (Es­po­sende) – exige-se do Go­verno obras nas es­colas de­gra­dadas; cli­ma­ti­zação (aque­ci­mento) em todas as salas de aula; con­tra­tação de mais fun­ci­o­ná­rios, pro­fes­sores e ou­tros téc­nicos; re­no­vação dos equi­pa­mentos elec­tró­nicos; re­ti­rada do ami­anto de todas as es­colas.

«Somos nós, es­tu­dantes unidos, aqueles que têm ca­pa­ci­dade de mudar esta re­a­li­dade e exigir o in­ves­ti­mento ne­ces­sário para a nossa edu­cação. O que está em jogo é o nosso fu­turo e o do País», afirma o ma­ni­festo, onde se re­clama, ainda, a va­lo­ri­zação das vias pro­fis­si­o­na­li­zantes; o fim das con­ces­sões das can­tinas e dos Exames Na­ci­o­nais; ava­li­ação con­tínua; re­dução do nú­mero de alunos por turma; gra­tui­ti­dade do passe es­colar; me­lhor acção so­cial es­colar.

 



Mais artigos de: Nacional

Concerto pela Paz em Lisboa

CUL­TURA No dia 4 de Abril, o Fórum Lisboa acolhe, às 15h30, um Con­certo pela Paz, pro­mo­vido pelo Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração (CPPC). Jorge Palma é um dos con­vi­dados.

CPPME propõe um TVDE por cada 15 táxis na Madeira

Os presidentes da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), Jorge Pisco, e da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos, deslocaram-se, no dia 3 de Março, ao Funchal, para, em conjunto com o núcleo da Madeira da CPPME, se encontrarem com o vice-presidente do Governo Regional, Pedro...

Frei Bento Domingues homenageado no Porto

Por iniciativa da Associação Conquistas da Revolução (ACR), realizou-se, dia 28 de Fevereiro, no Espaço Mira, um «Encontro com Frei Bento Domingues», que reuniu mais de uma centena de pessoas. Durante a sessão foi evocado o percurso de vida e a vasta obra de Frei Bento Domingues, como teólogo, estudioso e pedagogo, mas...