Estaleiros navais são parte essencial no desenvolvimento soberano do País

JOR­NADAS Os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu esti­veram re­cen­te­mente com tra­ba­lha­dores dos es­ta­leiros na­vais do Mon­dego e de Viana do Cas­telo, su­bli­nhando a sua im­por­tância num fu­turo de pro­gresso.

A de­fesa da pro­dução na­ci­onal foi desde sempre afir­mada pelo PCP

A de­fesa da pro­dução na­ci­onal e da in­dús­tria naval pe­sada em par­ti­cular como ele­mento cen­tral numa po­lí­tica de de­sen­vol­vi­mento, foi desde sempre afir­mada pelo PCP. E foi isso mesmo que Sandra Pe­reira rei­terou junto dos ope­rá­rios e da Ad­mi­nis­tração dos Es­ta­leiros Na­vais do Mon­dego, com quem se en­con­trou em me­ados de Junho.

A eleita do Par­tido em Es­tras­burgo e os di­ri­gentes lo­cais e na­ci­o­nais que a acom­pa­nharam, subs­cre­veram, além do mais, as pro­postas apre­sen­tadas com o ob­jec­tivo de re­cu­perar e di­na­mizar aquela im­por­tante uni­dade, de­sig­na­da­mente o apoio do Es­tado ao de­sen­vol­vi­mento de pro­jectos infra-es­tru­tu­rais e na aqui­sição de equi­pa­mentos.

A de­le­gação do PCP foi ainda sen­sível à rei­vin­di­cação da di­mi­nuição da renda paga à Ad­mi­nis­tração dos Portos da Fi­gueira da Foz, cujo valor é mais do triplo do que pa­gava o an­te­rior ar­ren­da­tário e está muito pró­ximo do que pagam os Es­ta­leiros Na­vais de Viana do Cas­telo (ENVC), cujo ter­reno é dez vezes maior.

Em Viana do Cas­telo es­teve, na se­gunda me­tade do mês de Junho, João Fer­reira, que em con­tacto com os tra­ba­lha­dores da re­pa­ração naval la­mentou a de­gra­dação das con­di­ções de tra­balho desde que a em­presa pú­blica foi pri­va­ti­zada. Re­feriu, assim, que a si­tu­ação con­tribui para que os ENVC te­nham dei­xado de ser uma re­fe­rência de co­nhe­ci­mento e da sua apli­cação prá­tica, de va­lo­ri­zação do tra­balho, que po­diam e de­ve­riam voltar a ser.

Com quem tra­balha

Du­rante a sua des­lo­cação ao dis­trito de Coimbra, Sandra Pe­reira reuniu também com a Di­reção Re­gi­onal do STAL e re­pre­sen­tantes dos tra­ba­lha­dores da ERSUC, do grupo EGF/​Mota Engil, tendo, na oca­sião, ma­ni­fes­tado o apoio do PCP às rei­vin­di­ca­ções destes, no­me­a­da­mente o fim da dis­cri­mi­nação sa­la­rial, a ade­quação das car­reiras ao con­teúdo fun­ci­onal de­sem­pe­nhado, a fi­xação de cri­té­rios claros na ava­li­ação de de­sem­penho e a apli­cação de um sub­sídio de in­sa­lu­bri­dade, pe­no­si­dade e risco.

Já em Viana do Cas­telo, João Fer­reira en­con­trou-se com pes­ca­dores da ci­dade e de Vila Praia de Âncora, con­celho de Ca­minha, junto dos quais re­cordou que a sua re­cla­mação de uma in­ter­venção no porto com o in­tuito de de­fender a ac­ti­vi­dade, bate certo com a pro­posta co­mu­nista de cri­ação de uma em­presa pú­blica de dra­ga­gens no quadro da re­qua­li­fi­cação e pro­tecção dos portos e barras na­ci­o­nais.




Mais artigos de: PCP

MPME precisam de apoio e não de meros anúncios

PRO­POSTA O PCP re­cebeu no dia 25 uma de­le­gação da Con­fe­de­ração Por­tu­guesa das Micro, Pe­quenas e Mé­dias Em­presas (CPPME). En­tre­tanto, o Par­tido pros­segue em todo o País a acção de con­tacto com esta ca­mada so­cial.


Apoio urgente aos bombeiros para cumprirem a sua missão

VI­SITA Garantir que as as­so­ci­a­ções de bom­beiros têm con­di­ções para so­correr a po­pu­lação no ac­tual con­texto pan­dé­mico e com­bater os in­cên­dios, re­clama apoios ex­tra­or­di­ná­rios, de­fende o PCP.

Assembleia dos Transportes da ORL

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa (ORL) do PCP realizou, dia 20 de Junho, a sua XV Assembleia, no Centro de Trabalho Vitória, sob o lema «Reforçar o Partido. Por aumentos salariais e defesa dos direitos dos trabalhadores . Por mais e melhores Transportes». Os participantes na reunião magna...

Ao País, o primeiro manifesto do PCP

Formado a 6 de Março de 1921, o Partido Comunista Português editou o seu primeiro manifesto no mês de Julho desse mesmo ano. Intitulado Ao País, expõe pela primeira vez, publicamente, a natureza de classe e os objectivos supremos do PCP, que se mantêm nas suas linhas fundamentais. Não...

Importante é que Banco de Portugal não seja uma mera sucursal do BCE

O PCP considera que a indicação do Governo de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal (BdP) não assegura aquilo que para o Partido deveria ser o papel desempenhado pela instituição. Reagindo à formalização da proposta junto da Assembleia da República por parte do primeiro-ministro António Costa, quinta-feira,...

Transportes e direitos em causa em Aveiro

O PCP rejeita o prolongamento do lay-off na ETAC/AveiroBus e AVA, do Grupo Transdev, considerando que aquele mecanismo priva os trabalhadores de parte substancial do seu rendimento e os utentes de um serviço de transportes colectivos adequado às necessidades. Em nota de imprensa, o Sector dos...

Velhos truques e omissões

Nas últimas semanas, foram várias as iniciativas realizadas com o Secretário-Geral PCP: o primeiro debate no âmbito do Centenário do Partido, uma sessão em Portel, para além dos encontros com micro, pequenos e médios empresários, com bombeiros, da participação na Semana Nacional de Luta da CGTP-IN, a que se somam as...