Fantoches

Gustavo Carneiro

É um filho da mãe, mas é o nosso filho da mãe. A frase é atri­buída ao 32.º pre­si­dente norte-ame­ri­cano, Fran­klin D. Ro­o­se­velt, em re­fe­rência a Anas­tasio So­moza ou Ra­fael Tru­jillo (os re­gistos não são claros a este res­peito), que na Ni­ca­rágua ou na Re­pú­blica Do­mi­ni­cana sal­va­guar­davam os in­te­resses im­pe­ri­a­listas à custa da sub­missão eco­nó­mica dos seus países e da mi­séria, obs­cu­ran­tismo e re­pressão dos seus povos.

De So­moza diz-se que a única qua­li­dade era pre­ci­sa­mente a dis­po­sição que desde cedo ma­ni­festou para ser um fan­toche dos EUA, a quem serviu com es­me­rado zelo. Do seu cur­rí­culo constam mil e uma cons­pi­ra­ções e o as­sas­si­nato do ge­neral San­dino, fi­gura maior da re­sis­tência anti-im­pe­ri­a­lista na Amé­rica La­tina.

Ou­tros houve, em di­versas la­ti­tudes, que se pres­taram ao mes­mís­simo papel, per­pe­trando bru­tais crimes e co­me­tendo todo o tipo de trai­ções para servir os seus se­nhores. A lista é ex­tensa e dela fazem parte, entre muitos ou­tros, Au­gusto Pi­no­chet, Jorge Vi­dela, Ngo Dinh Diem, Singman Rhee, Mo­butu Sesse Seko. Esta prá­tica, mi­lenar, re­velou-se tão van­ta­josa que o im­pe­ri­a­lismo a im­ple­menta sempre que pode, com novas caras e re­no­vadas apa­rên­cias, mas sempre com os mesmos pro­pó­sitos.

Juan Guaidó é um destes fan­to­ches con­tem­po­râ­neos. Há pouco mais de um ano e meio, passou de um com­pleto des­co­nhe­cido (até no seu pró­prio país) a pre­si­dente au­to­pro­cla­mado e ponta de lança da ofen­siva im­pe­ri­a­lista contra a Ve­ne­zuela. O ob­jec­tivo prin­cipal desta en­ce­nação, o der­rube do go­verno bo­li­va­riano, fa­lhou, mas Guaidó as­sume-se como peão de uma ope­ração mais vasta, de es­bulho de re­cursos ve­ne­zu­e­lanos: re­cen­te­mente, o Su­premo Tri­bunal Bri­tâ­nico negou o acesso da Ve­ne­zuela às re­servas de ouro de­po­si­tadas no Banco de In­gla­terra, que se­riam apli­cadas na compra de me­di­ca­mentos, co­lo­cando-as à dis­po­sição de Juan Guaidó. Ou, me­lhor di­zendo, dos que o fa­bri­caram e di­rigem os seus mo­vi­mentos.

A outra das suas no­tó­rias ma­ri­o­netas, Hashim Thaci, o im­pe­ri­a­lismo «­ofe­receu» um Es­tado, o Ko­sovo, rou­bado à Sérvia, que hoje al­berga uma das mai­ores bases mi­li­tares dos EUA fora do país. Por mais que, du­rante a agressão da NATO à Ju­gos­lávia e para lá dela, os media oci­den­tais ten­tassem mos­trar Thaci como um herói ro­mân­tico, nunca con­se­guiram es­conder to­tal­mente a sua ver­da­deira face de cri­mi­noso, con­fir­mada agora por um tri­bunal in­ter­na­ci­onal, que o acusa de crimes de guerra e contra a Hu­ma­ni­dade. Pelo menos desde o início da dé­cada que há evi­dên­cias do en­vol­vi­mento dos prin­ci­pais res­pon­sá­veis do Exér­cito de Li­ber­tação do Ko­sovo (UÇK) no trá­fico de ór­gãos hu­manos, re­ti­rados a pri­si­o­neiros sér­vios.

São desta na­tu­reza os fan­to­ches do im­pe­ri­a­lismo. Com­batê-los é fun­da­mental, mas in­su­fi­ci­ente. É pre­ciso ir mais longe, re­ve­lando os seus tí­teres e, so­bre­tudo, der­rotá-los.

 



Mais artigos de: Argumentos

70 anos: guerra da Coreia, barbárie imperialista

Faz 70 anos que começou a guerra da Coreia, uma das mais bárbaras da História e que evidenciou a natureza criminosa do imperialismo dos EUA. Em 1950, a II Guerra Mundial terminara há apenas cinco anos. O papel decisivo da URSS e dos comunistas na Vitória sobre o nazi-fascismo elevara o seu...

O futuro do cinema cabe no bolso

Tangerine, filme realizado por Sean Baker, foi amplamente mencionado nos media pela altura da sua estreia, no início de 2015. O foco principal das peças dedicadas ao filme era dirigido para dois aspetos complementares. Em primeiro lugar, a longa-metragem ter sido construída com um orçamento...

O elefante na sala

Foi mais um «Prós e Contras», desta vez consagrado ao tema das doenças mentais que emergem da normal vida quotidiana, locais de trabalho incluídos, tendo a emissão o título específico de «A epidemia oculta». O assunto terá sido induzido pela recente fase de confinamento domiciliário e consequentes efeitos nas cabeças de...