Tribuna pública no Seixal por mais e melhores transportes

REI­VIN­DICAÇÃO Fim do lay-off, re­forço da oferta, hi­gi­e­ni­zação e ar­ranque de novas fases do metro de su­per­fície foram rei­vin­di­ca­ções dei­xadas pelo PCP numa tri­buna pú­blica, dia 30.

A epi­demia veio pôr a nu os pro­blemas e fa­lhas es­tru­tu­rantes

Na ini­ci­a­tiva, pro­mo­vida na Cruz de Pau pela Co­missão Con­ce­lhia do Seixal, in­ter­vi­eram Ma­nuel Araújo, pre­si­dente da Junta de Fre­guesia da Amora, Jo­a­quim Santos, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal, e Bruno Dias, de­pu­tado do PCP na As­sem­bleia da Re­pú­blica, in­formou a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal (DORS) em nota en­viada à im­prensa.

Nas di­versas in­ter­ven­ções foi su­bli­nhado que, no con­texto da epi­demia de COVID-19, é ne­ces­sário tomar me­didas nos trans­portes pú­blicos, cor­res­pon­dendo às ori­en­ta­ções apon­tadas pela Di­recção-geral da Saúde para a con­tenção da pro­pa­gação da do­ença.

Me­didas que a ge­ne­ra­li­dade da po­pu­lação tem res­pei­tado. No en­tanto, acres­cen­taram os ora­dores, tem-se as­sis­tido ao atro­pelo dos di­reitos dos utentes e da po­pu­lação, de­sig­na­da­mente pela re­dução da oferta de trans­portes, de que serve de exemplo as car­reiras da Trans­portes Sul do Tejo (TST) a fun­ci­o­narem com ho­rá­rios re­du­zidos en­quanto os seus tra­ba­lha­dores per­ma­necem em lay-off.

Já na Sul­Fer­tagus, a operar em pleno, os pas­sa­geiros são trans­por­tados em si­tu­a­ções de so­bre­lo­tação, de­nun­ciou-se também na tri­buna pú­blica, pelo que se ques­ti­onou para que serviu, afinal, a re­ti­rada dos bancos das com­po­si­ções? Para levar os pas­sa­geiros como “sar­di­nhas em lata” quando os bancos e uma cor­reta lo­tação nos com­boios au­menta e as­se­gura um eficaz dis­tan­ci­a­mento fí­sico, re­alçou-se.

Ve­ri­fica-se, assim, que a epi­demia veio pôr a nu os pro­blemas e fa­lhas es­tru­tu­rantes nos trans­portes, cons­tatou-se ainda, antes de se rei­terar rei­vin­di­ca­ções há muito feitas pelo Par­tido, tais como o fim da sus­pensão sim­pli­fi­cada dos con­tratos nos TST, o re­forço ime­diato da oferta de trans­portes, in­de­pen­den­te­mente da quan­ti­dade de uti­li­za­dores, para as­se­gurar aos utentes des­lo­ca­ções em se­gu­rança, ou a dis­po­ni­bi­li­zação, nos veí­culos e nas es­ta­ções, de so­lu­ções à base de ál­cool que per­mita a hi­gi­e­ni­zação das mãos à en­trada e à saída dos trans­portes e cais.

O PCP re­clama, igual­mente, o ar­ranque ime­diato da Fase 2 e 3 do me­tro­po­li­tano de su­per­fície, de­sig­na­da­mente as li­ga­ções entre Cor­roios e Fo­gue­teiro, e desta lo­ca­li­dade ao Seixal e ao Bar­reiro, pro­por­ci­o­nando mo­bi­li­dade al­ter­na­tiva e em se­gu­rança, frisa a DORS.



Mais artigos de: PCP

Hiroshima e Acta de Helsínquia encerram valiosas e actuais lições

PAZ O PCP su­blinha que o lan­ça­mento das bombas ató­micas sobre Hi­roshima e Na­ga­saki, em 1945, e a Con­fe­rência de Hel­sín­quia, em 1975, são marcos his­tó­ricos cujas li­ções im­porta va­lo­rizar na luta pela paz e ami­zade entre os povos.

Novo Banco tem de vir para a esfera pública

O PCP considera que a não entrega da auditoria ao Novo Banco no prazo previsto «não é um bom sinal» e sublinha que «é fundamental o apuramento global da política de gestão dos activos». Em conferência de imprensa de reacção ao anúncio, pelo Governo, da não conclusão atempada da auditoria, Jorge Pires, da Comissão...

Comunistas leirienses pelo futuro da Mata Nacional

Quase a assinalarem-se três anos sobre o grande incêndio que destruiu 86 por cento da Mata Nacional de Leiria (MNL), «o PCP considera dramático que persistam a falta de uma política clara e decidida de recuperação da MNL, a escassez de investimento e a inércia da parte do Governo e da Câmara Municipal da Marinha Grande»....

PS despreza Aeroporto de Beja

A Comissão Concelhia de Beja do PCP acusa o presidente da Câmara Municipal e responsável da concelhia de Beja do PS de não defender os interesses da cidade e da região. Em causa estão declarações recentes em que o autarca afirmou que «o Aeroporto de Beja não é uma alternativa exequível ao do Montijo», acrescentando que...

PCP solidário com povo libanês

Na sequência da grave explosão que ocorreu no porto de Beirute, anteontem, que provocou um elevado número de vítimas e incalculáveis danos na cidade, o PCP enviou uma mensagem de solidariedade ao Partido Comunista Libanês (PCL) e, por seu intermédio, ao povo libanês, fazendo votos de que as graves consequências...

A Festa organizada pelo PCP

Nos dias que hoje correm já ninguém pode negar que o interesse da Comunicação Social pela Festa do «Avante!» é incomparavelmente superior a outros anos. Esta afirmação justificar-se-ia bem apenas com a quantidade de artigos e de peças que se têm produzido ou com a participação de órgãos de comunicação social na mais...

Não esquecemos Mário Castrim, pela obra e pelo exemplo

CENTENÁRIO Na sessão pú­blica que as­si­nalou os cem anos do nas­ci­mento de Mário Cas­trim, o Se­cre­tário-geral do PCP as­se­verou que este in­te­lec­tual co­mu­nista e ci­dadão exem­plar não será es­que­cido.