Os debates na Festa

Sexta-feira, 4 de Se­tembro

Es­paço Cen­tral

Au­di­tório

21h00 – Te­le­tra­balho: da ino­vação à ex­plo­ração, com Mar­ga­rida Bo­telho, Bruno Dias, An­drea Araújo, Au­gusto Praça e Dinis Lou­renço.

Fórum

22h00 – No se­gundo cen­te­nário de Fri­e­drich En­gels – A luta am­bi­ental e a luta de classes, com Vla­di­miro Vale, Sandra Pe­reira, Mi­guel Tiago, Ana Va­lente e Simão Ca­lixto.

Festa do Livro

21h00 – Es­crita em dia – Sessão de ho­me­nagem a Mário Cas­trim, em torno das obras «No­velas», «Nome de Flor», «Mais Po­emas do Avante!» E nú­mero da re­vista «Vér­tice», com José An­tónio Gomes.

Or­ga­ni­za­ções

Vila Real

21h00 – Apre­sen­tação da ex­po­sição sobre Mi­litão Ri­beiro, com An­tónio Vi­la­ri­gues, Gon­çalo Oli­veira e Fre­de­rico Neves.

Es­paço des­porto

21h00 – Im­pacto do en­cer­ra­mento das ins­ta­la­ções des­por­tivas e sus­pensão das ac­ti­vi­dades as­so­ci­a­tivas, com Alma Ri­vera, Au­gusto Flor e Hélder Rosa.


Sá­bado, 5 de Se­tembro

Es­paço Cen­tral

Au­di­tório

11h30 – O vírus do medo, com Ângelo Alves, Rui Fer­nandes, Alma Ri­vera e Eu­génio Rosa.

15h00 – Com­bater a epi­demia, ga­rantir o di­reito à Saúde, re­forçar o SNS, com Jorge Pires, Paula Santos, Silva Santos e Célia Matos.

18h00 – Cul­tura, bem de pri­meira ne­ces­si­dade, com Carlos Gon­çalves, Ana Mes­quita, Mó­nica Men­donça, Mi­guel So­ares, Fi­lipa Malva.

21h00 – Euro, afinal a quem serve?, com Pedro Guer­reiro, João Fer­reira e Paulo Rai­mundo.

Fórum

11h30 – Com­bater as in­jus­tiças, er­ra­dicar a po­breza, com Ar­mindo Mi­randa, Oc­távio Au­gusto e Diana Fer­reira.

15h00 – Con­fi­ança e luta por uma vida me­lhor, com João Oli­veira, Fer­nanda Ma­teus, An­tónio Fi­lipe e Tiago Cunha.

18h00 – Tra­balho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência – com­pro­misso de pre­sente e de fu­turo, com Jorge Cor­deiro, Pa­trícia Ma­chado, Ber­nar­dino So­ares, José Maria Pós-de-Mina e Nuno Costa.

21h00 – Va­lo­rizar o tra­balho e os tra­ba­lha­dores. Não à ex­plo­ração!, com Fran­cisco Lopes, Gon­çalo Oli­veira, Ana Pires, Jo­a­quim Di­o­nísio e Ale­xandra Pinto.

Es­paço In­ter­na­ci­onal

11h30 – Médio Ori­ente e a luta pela paz e a so­be­rania, com Jorge Ca­dima, Par­tido do Povo do Irão (Tudeh), PC Li­banês, FDL Pa­les­tina, FPL Pa­les­tina e PC da Tur­quia.

14h30 – A si­tu­ação in­ter­na­ci­onal e a re­sis­tência e luta dos povos, com Pedro Guer­reiro, PC do Brasil e PC de Cuba.

18h00 – A Eu­ropa por que lu­tamos, com Ângelo Alves, João Pi­menta Lopes, PC de Es­panha e PC Bri­tâ­nico.

Ci­dade da Ju­ven­tude

11h30 – O vírus não mata di­reitos, com Dinis Lou­renço, Afonso Beirão, Inês Guer­reiro e Pedro Mas­sano.

14h00 – hip-hop: a pa­lavra, a mú­sica e a arte na luta da ju­ven­tude, com An­tónio Aze­vedo e Julie Neves.

16h00 – Tele-cenas: os im­pactos da dis­tância for­çada na vida dos jo­vens, com Ca­ta­rina Ar­ro­jado, Mó­nica Vi­cente e Kaoê Ro­dri­gues.

Festa do Livro

11h30 – Es­crita em luta – «Uma For­ta­leza da Re­sis­tência», de Fran­cisco Mi­guel Ber­nardes, com José Pedro So­ares e Mar­ga­rida Ma­chado.

14h30 – Es­crita em pessoa, con­versa com João Melo e Ze­fe­rino Co­elho.

15h30 – Es­crita em luta – Con­sequên­cias eco­nó­micas, so­ciais e po­lí­ticas da pan­demia, com Vasco Car­doso.

16h30 – Es­crita em dia – «O que é Pre­ciso é Trans­formar o Mundo», de An­tónio Avelãs Nunes, com Tiago Cunha.

17h30 – Es­crita em dia – «O Tra­balho das ima­gens – Es­tudos sobre Ci­nema e Mar­xismo», de Sérgio Dias Branco, com Ra­quel Schefer.

18h30 – Es­crita em luta – humor e po­lí­tica, com Pedro Tadeu, Mar­ga­rida Bo­telho e Ri­cardo Araújo Pe­reira.

21h00 – Es­crita em diaA quem Per­tence a Linha do Ho­ri­zonte, com João Pedro Més­seder e Ana Bis­caia.

Avan­te­atro!

17h00 – 100 anos do nas­ci­mento de Ber­nardo San­ta­reno, com Jorge Pires, Do­mingos Lobo, Pedro Maia e João Luís Ma­deira Lopes.

20h45 – ho­me­nagem a Fer­nanda Lapa, com Fer­nanda Ma­teus, Do­mingos Lobo, Isabel Me­dina, Dé­bora Santos e Rui Ma­lheiro.

Or­ga­ni­za­ções

Imi­grantes

11h00 – Com­bater o ra­cismo, um de­sígnio cons­ti­tu­ci­onal, com Rui Braga, Seyne Torres e Pedro San­tarém.

Lisboa

11h30 – TAP Pú­blica ao ser­viço do País, com Maria Luís, Vasco Car­doso e Cátia La­peiro.

Se­túbal

14h30 – Lutas nas em­presas e lo­cais de tra­balho na Pe­nín­sula de Se­túbal, com Paula Bravo, Luís Leitão e Edu­ardo Vi­eira.

Leiria

14h30 – Pro­dução e so­be­rania na­ci­o­nais. Por­tugal com fu­turo, com he­loísa Apo­lónia, Bruno Dias, Ana Rita Car­va­lhais e João Del­gado.

Braga

15h00 – A pre­ca­ri­e­dade em tempos de epi­demia, com Fi­lipe Ma­chado, Gon­çalo Oli­veira e Diana Fer­reira.

Vila Real

16h00 – Apre­sen­tação do livro «Ba­lanço Pre­cário», de Carlos Cou­tinho, com o autor, Fre­de­rico Neves e Fi­lipe Costa.

Alen­tejo

16h00 – Cul­turas su­pe­rin­ten­sivas – o Alen­tejo ao sabor do ca­pi­ta­lismo, com João Pau­zinho, Inês Fon­seca, Carlos Pinto de Sá e João Dias.

San­tarém

16h00 – Em­prego, pro­dução e de­sen­vol­vi­mento, com An­tónio Fi­lipe.

Bra­gança

17h30 – As raças au­tóc­tones e a so­be­rania ali­mentar, com Ma­rina Castro, Nuno Paulo e João Frazão.

Mu­lheres

18h00 – A ofen­siva contra os di­reitos das mu­lheres: a pros­ti­tuição não é opção, é ex­plo­ração e vi­o­lência, com Fer­nanda Ma­teus, Sandra Ben­fica e Con­ceição Mendes.

Mo­mentos de So­li­da­ri­e­dade

San­tarém

11h00 – Ucrânia – Não ao fas­cismo!, com Luís Ca­ra­pinha, PC da Ucrânia e As­so­ci­ação Por­tu­guesa de Ju­ristas De­mo­cratas.

Coimbra

11h00 – Saara Oci­dental Livre e So­be­rano, com Fi­lipe Fer­reira e Bruno Dias.

Lisboa

15h00 – Fim à ocu­pação e crimes de Is­rael! Pa­les­tina ven­cerá!, com Carlos Al­meida, FDL Pa­les­tina, FPL Pa­les­tina e OLP.

Se­túbal

18h00 – So­li­da­ri­e­dade com a Ve­ne­zuela Bo­li­va­riana. Fim à in­ge­rência dos EUA!, com Cris­tina Car­doso.

Alen­tejo

18h00 – So­li­da­ri­e­dade com Cuba so­ci­a­lista. Fim ao blo­queio dos EUA!, com Rita Ja­neiro, PC de Cuba e As­so­ci­ação de Ami­zade Por­tugal-Cuba.

 

Do­mingo, 6 de Se­tembro

Es­paço Cen­tral

Au­di­tório

11h30 – O grande ca­pital e as micro, pe­quenas e mé­dias em­presas, com Vasco Car­doso, Du­arte Alves e Fer­nando Se­queira.

15h00 – Pro­duzir mais, im­portar menos, com João Dias Co­elho, João Dias, Agos­tinho Lopes e José Lou­renço.

Fórum

11h30 – Ac­tu­a­li­dade de Lé­nine, com Luísa Araújo, João Frazão, Jaime Toga e Al­bano Nunes.

15h00 – Cen­te­nário do PCP – o fu­turo tem Par­tido, com Ma­nuela Pinto Ângelo, Ma­nuel Ro­dri­gues, Inês Ro­dri­gues e Ade­laide Pe­reira.

Es­paço In­ter­na­ci­onal

14h30 – 75 anos da Vi­tória – Pela paz e a ver­dade, contra o fas­cismo e a guerra, com Ilda Fi­guei­redo, Luís Ca­ra­pinha, PC Alemão, PC Francês, Par­tido da Re­fun­dação Co­mu­nista de Itália e PC da Ucrânia.

16h00 – 45 anos da con­quista das in­de­pen­dên­cias, com Al­bano Nunes, MPLA, PAICV, PAIGC, Fre­limo e ML de São Tomé e Prín­cipe.

Ci­dade da Ju­ven­tude

11h00 – A cor­rida de obs­tá­culos pelo di­reito ao des­porto, com André Silva, Gui­lherme Santos e Alma Ri­vera.

15h00 – Nem mais uma dis­cri­mi­nação! Avançar nos di­reitos é pre­ciso, com Fi­lipa Brás e Simão Bento.

16h00 – Cen­te­nário do PCP – o fu­turo tem Par­tido, com Fran­cisco Araújo.

Festa do Livro

11h30 – Es­crita em dia – «O Com­pa­nheiro», de Si­dónio Mu­ralha e Irene Sá, com Irene Sá.

14h00 – Es­crita em luta – A na­tu­reza agres­siva do im­pe­ri­a­lismo, con­versa em torno dos li­vros «Ko­sovo, A In­co­e­rência de uma In­de­pen­dência Iné­dita», de Raul Cunha, e «Prosas em tempos de Peste», de José Goulão.

15h00 – Es­crita em dia – «O gesto que fa­zemos para pro­teger a ca­beça», de Ana Mar­ga­rida Car­valho, com João Luís Lisboa.

16h00 – Es­crita em dia – «Anti-Dü­ring», de Fri­e­drich En­gels, com Pedro Maia.

Or­ga­ni­za­ções

Porto

11h00 – Em de­fesa dos nossos rios, com Rui Sá e Diana Fer­reira.

Lisboa

11h30 – Apre­sen­tação do 28.º Ca­derno Ver­melho, com Ana Jara, André Levy e Bruno Car­valho.

15h00 – Lisboa: a ci­dade que que­remos, com João Fer­reira, Li­bério Do­min­gues, Inês Zuber e Luís Mendes.

Se­túbal

14h30 – A in­ter­venção do mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo po­pular na re­gião de Se­túbal, com Di­a­man­tino Es­ta­lisnau, João Ar­mando e Paula Santos.

Braga

15h00 – A luta que as chamas não quei­maram. Minho, 45 anos de­pois, com Jorge Matos, Jorge Sa­ra­bando e Ma­nuel Car­vo­eiro.

Alen­tejo

15h00 – De­sen­vol­vi­mento para o Alen­tejo, com Di­a­man­tino Dias, José Maria Pós-de-Mina, José Cal­deira, Fer­nando Car­mo­sindo e Pedro To­jinha.

Mu­lheres

15h00 – Di­reitos das mu­lheres na lei e na vida: as pro­postas do PCP, com Pa­trícia Ma­chado, Alma Ri­vera, Re­gina Mar­ques e Fi­lipa Costa.

Mo­mentos de So­li­da­ri­e­dade

Al­garve

16h00 – Amé­rica La­tina: a luta con­tinua!, com Sandra Pe­reira, PC do Brasil, PC da Bo­lívia, PC do Chile, Marcha Pa­trió­tica da Colômbia, PC de Cuba e PC Pe­ruano.




Mais artigos de: Festa do Avante!

Na Festa do Avante! há espaço e comodidade para todos

Medidas gerais de higiene sanitária USO DE MÁSCARA Com base na aplicação do princípio de precaução em saúde pública e como medida de protecção adicional, o uso de máscara será de acordo com todas as normas e legislação em vigor. Recomenda-se ao visitante com idade superior a 10 anos que tenha na sua posse máscara uma...

Chegar, entrar e desfrutar da Festa do Avante!

DES­FRUTAR Está tudo a postos na Ata­laia para re­ceber os vi­si­tantes da Festa do Avante!. A um dia da re­a­li­zação da 44.ª edição do maior evento po­lí­tico e cul­tural do País, pode-se já adi­vi­nhar os mo­mentos de fe­li­ci­dade, con­vívio, ca­ma­ra­dagem e li­ber­dade que se irão viver na­quele re­cinto que tem es­paço para tudo e para todos. Sem des­cuido dos mais ín­fimos por­me­nores no sen­tido de ga­rantir as ne­ces­sá­rias con­di­ções de pro­tecção, a oferta e a di­ver­si­dade cul­tural serão, de novo, uma das marcas dis­tin­tivas da Festa.

Defender a democracia e os direitos na Festa em que são um expoente

O PCP reiterou que «a Festa do Avante!, importante realização política e cultural, está a ser preparada com a garantia de medidas de prevenção e protecção sanitária que salvaguardam o seu usufruto em condições de segurança e tranquilidade que preenchem e ultrapassam as que existem em múltiplas...

Espaço Criança

A Festa do Avante! é para todos e todas, incluindo para os mais novos. As famílias e as crianças que visitarem a Atalaia no próximo fim-de-semana, poderão encontrar um espaço que lhes é inteiramente dedicado. Com muita sombra, alegria e diversão, no Espaço Criança os mais novos poderão exercer, a brincar, o direito a uma...

Acampamento

É a melhor opção para quem não quer perder nada da Festa. Este equipamento de apoio aos visitantes, nas proximidades da Festa, possui vigilância adequada, um serviço de bar, espaço para lavar louça, casas de banho e duches com limpeza regular e onde é possível descansar, estar em segurança e com tranquilidade. Na...