O Militante estará à venda na Festa do Avante!

A edição de Se­tembro/​Ou­tubro de «O Mi­li­tante» es­tará dis­po­nível na Festa do Avante! E che­gará aos Cen­tros de Tra­balho do PCP no de­curso da pró­xima se­mana. As pri­meiras pá­ginas da pu­bli­cação bi­mes­tral abordam a te­má­tica do re­forço do co­lec­tivo par­ti­dário e da or­ga­ni­zação do XXI Con­gresso do PCP com os textos «Mais força ao Par­tido, Mais força à Al­ter­na­tiva» e «Re­forçar o Par­tido, pre­parar o XXI Con­gresso».

Nesta edição, para além de as­si­na­ladas duas efe­mé­rides (com o cen­te­nário do nas­ci­mento de José Magro es­crito por Do­mingos Abrantes; e com os 50 anos da cri­ação da Acção Re­vo­lu­ci­o­nária Ar­mada com texto de An­tónio José Ro­dri­gues), também os textos «Lu­tamos pelo So­ci­a­lismo», de José Ca­pucho, e «En­gels, a rei­vin­dicar a luta pelo am­bi­ente desde o sé­culo XIX», de Mi­guel Tiago, abordam ques­tões ide­o­ló­gicas de fundo.

Três textos ana­lisam di­fe­rentes te­má­ticas da si­tu­ação na­ci­onal: «Im­pactos na eco­nomia e na evo­lução da si­tu­ação na­ci­onal», de Vasco Car­doso, «Alen­tejo ao sabor do ca­pi­ta­lismo agrário», de João Pau­zinho, e «Mi­li­tância em tempos de epi­demia, A ex­pe­ri­ência da JCP no Porto», de Ale­xandra Pinto.

Carlos Lopes Pe­reira e Luís Ca­ra­pinha as­sinam dois ar­tigos que se de­bruçam sobre a si­tu­ação in­ter­na­ci­onal: «Guerras e sub­versão per­ma­nente – ofen­siva im­pe­ri­a­lista em África» e «Marco ina­pa­gável da luta eman­ci­pa­dora do povo chi­leno. Al­lende e o le­gado da Uni­dade Po­pular na rota do fu­turo», res­pec­ti­va­mente.

«O Mi­li­tante» de Se­tembro/​Ou­tubro conta ainda com os textos «CGTP-IN: 50 anos apon­tados ao fu­turo», de Fran­cisco Lopes, e «Uma data para um bi­cen­te­nário: 24 de Agosto de 1820», de Fá­tima de Sá.




Mais artigos de: PCP

Festa do Avante! - 44 anos a fruir a liberdade e os valores de Abril

A primeira Festa Quando, na noite de 26 de Setembro de 1976, a Festa do Avante! encerrou as portas, os que passaram por Alcântara naqueles três dias já tinham os olhos postos em Setembro de 1977. A sensação era a de ter abraçado uma enorme fatia de mundo sem ter tido tempo para absorver o...

Nas pedreiras e nas minas trabalhadores esperam justiça

LUTA O fim dos cortes nas pen­sões de re­forma dos tra­ba­lha­dores das pe­dreiras e minas, de­cor­rentes da apli­cação do factor de sus­ten­ta­bi­li­dade, es­tava pro­me­tido para Ou­tubro de 2019 e con­tinua por con­cre­tizar.

O que conta são as opções, não as palavras

O PCP reagiu, no dia 20 de Agosto, à entrevista concedida pelo primeiro-ministro ao Expresso, afirmando que «mais do que palavras, o que decide são as opções, soluções e caminhos escolhidos para responder aos problemas nacionais». E estes não se resolvem, garante, «ameaçando com crises, mas sim encontrando soluções para...

Avante pela democracia e pelos direitos

A Festa do Avante! fechou Agosto e iniciou Setembro na ordem do dia dos principais órgãos de comunicação social, numa campanha de ataque ao PCP e à sua actividade concertada e de grandes dimensões. A arregimentação foi permanente, com particular incidência no dia 31 de Agosto. Jornalistas, comentadores, especialistas em...