Eleições nos EUA evidenciam graves problemas e contradições

EUA As elei­ções para a Pre­si­dência dos Es­tados Unidos da Amé­rica, assim como para a Câ­mara de Re­pre­sen­tantes e para o Se­nado, re­a­li­zaram-se an­te­ontem, 3. À hora do fecho da nossa edição não havia re­sul­tados fi­nais.

O sis­tema elei­toral dos EUA é pro­fun­da­mente an­ti­de­mo­crá­tico

As elei­ções nos EUA ti­veram lugar num con­texto mar­cado pelo agra­va­mento da si­tu­ação eco­nó­mica e so­cial e pela acen­tu­ação de im­por­tantes cli­va­gens no seio da sua classe do­mi­nante quanto à forma de lidar com o des­con­ten­ta­mento po­pular e de con­tra­riar o de­clínio re­la­tivo dos EUA no plano in­ter­na­ci­onal.

Ex­pondo o ca­rácter pro­fun­da­mente an­ti­de­mo­crá­tico do sis­tema po­lí­tico e elei­toral norte-ame­ri­cano – onde se mul­ti­plicam me­ca­nismos e ma­no­bras que visam con­di­ci­onar e co­locar em causa a ex­pressão da von­tade po­pular –, as elei­ções re­a­li­zaram-se numa si­tu­ação que co­locou em evi­dência a gra­vi­dade de pro­blemas, con­tra­di­ções, de­si­gual­dades e con­flitos na so­ci­e­dade norte-ame­ri­cana.

As elei­ções re­a­li­zaram-se ainda após quatro anos de Ad­mi­nis­tração Trump, que apro­fundou a po­lí­tica de fa­vo­re­ci­mento do grande ca­pital e pro­moveu uma de­riva ainda mais re­ac­ci­o­nária, ani­mando forças de ex­trema-di­reita, ra­cistas e fas­cistas, o que expôs a fal­si­dade do seu de­ma­gó­gico dis­curso «anti-sis­tema». A Ad­mi­nis­tração Trump acen­tuou igual­mente a cor­rida aos ar­ma­mentos e a po­lí­tica de con­fron­tação, in­ge­rência e agressão do im­pe­ri­a­lismo norte-ame­ri­cano.

No quadro da in­de­fi­nição que ainda existe re­la­ti­va­mente aos re­sul­tados das elei­ções e não me­nos­pre­zando ex­pli­citas di­fe­renças re­la­ti­va­mente a me­didas da po­lí­tica in­terna e à ne­ces­si­dade de der­rotar pe­ri­gosas de­rivas fas­ci­zantes, alerta-se para que, pelo que já de­clarou, a can­di­da­tura de Joe Biden se propõe pros­se­guir uma po­lí­tica ex­terna que re­a­firma como ob­jec­tivo a sal­va­guarda do do­mínio he­ge­mó­nico do im­pe­ri­a­lismo norte-ame­ri­cano no plano mun­dial, com o que re­pre­senta de ameaça à so­be­rania e di­reitos dos povos, à se­gu­rança in­ter­na­ci­o­nais e à paz.

O PCP re­a­firma a sua so­li­da­ri­e­dade aos co­mu­nistas, às forças e sec­tores pro­gres­sistas norte-ame­ri­canos que lutam pela de­mo­cracia, pela jus­tiça e o pro­gresso so­cial, pela paz, con­fron­tando um sis­tema de poder con­trário aos in­te­resses dos tra­ba­lha­dores e do povo dos EUA.




Mais artigos de: Internacional

China afirma avançar para a construção de «um país socialista moderno»

AVANÇOS A China pre­para-se para con­cluir a etapa de cons­trução de «uma so­ci­e­dade mo­de­ra­da­mente aco­mo­dada em todos os as­pectos», assim como a ta­refa da er­ra­di­cação da po­breza, e, a partir 2021, avançar para o ob­jec­tivo de erigir «um país so­ci­a­lista mo­derno».

Actividades subversivas contra Cuba financiadas pelo governo norte-americano

Os fundos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) servem de fachada ao financiamento de actividades subversivas contra Cuba. Em Havana, o jornal Granma destaca que a USAID e a Fundação Nacional para a Democracia (NED) mascaram acções da Agência Central de Inteligência (CIA) e funcionam...

Marcha na Colômbia exige ao governo fim da violência e respeito pela paz

Várias caravanas de ex-combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) chegaram a Bogotá no domingo, 1, e concentraram-se na histórica Praça de Bolívar para exigir ao governo colombiano o respeito e a implementação integral do Acordo de Paz de 2016. Idos de diferentes regiões do...

Eleições em África e ingerências

Na República da Guiné, a violência pós-eleitoral provocou mais de duas dezenas de mortos. Após o anúncio dos resultados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente – o presidente Alpha Condé, eleito em 2010 e reeleito em 2015, venceu agora com 59,5% dos votos –, começaram os distúrbios, em Conakry e noutras regiões. O...