PCP quer reverter a fusão dos hospitais em Coimbra

INI­CI­A­TIVA O Par­tido apre­sentou na As­sem­bleia da Re­pú­blica um pro­jecto de re­so­lução pela me­lhoria dos cui­dados de saúde no dis­trito de Coimbra e pela re­versão da fusão dos hos­pi­tais.

A fusão be­ne­fi­ciou aqueles que lu­cram com a do­ença

A ini­ci­a­tiva le­gis­la­tiva, que será ainda dis­cu­tida e vo­tada, pre­tende in­verter o pro­cesso de con­cen­tração de oito uni­dades no Centro Hos­pi­talar Uni­ver­si­tário de Coimbra, bem como o pro­cesso de ex­tinção de ser­viços e va­lên­cias en­tre­tanto posto em marcha, e dotar o Hos­pital dos Co­vões de um ser­viço de ur­gência po­li­va­lente digno de um hos­pital cen­tral.

Outro pro­pó­sito do pro­jecto de re­so­lução é vin­cular o Go­verno à «cons­trução de um ser­viço de obs­te­trícia e ne­o­na­to­logia, com ca­pa­ci­dade para aco­lher os partos re­a­li­zados pelas duas ma­ter­ni­dades, no âm­bito do Hos­pital dos Co­vões, mu­nido de todas as va­lên­cias e meios ne­ces­sá­rios», com a «re­con­versão das ins­ta­la­ções do an­tigo Hos­pital Psi­quiá­trico de Lorvão e a sua in­te­gração na Rede Na­ci­onal de Cui­dados Con­ti­nu­ados (RNCCI), no âm­bito do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde», com a «do­tação das uni­dades hos­pi­ta­lares de Coimbra de tra­ba­lha­dores, meios ma­te­riais e fi­nan­ceiros ade­quados à pres­tação de cui­dados de saúde de qua­li­dade aos utentes da re­gião», e, ainda, com a «apre­sen­tação, no pri­meiro se­mestre de 2021, de um plano in­te­grado de re­or­ga­ni­zação dos ser­viços pú­blicos de saúde, ao nível dos cui­dados pri­má­rios, cui­dados hos­pi­ta­lares, cui­dados pa­li­a­tivos e cui­dados con­ti­nu­ados in­te­grados, en­vol­vendo na sua de­fi­nição os con­tri­butos dos utentes, dos pro­fis­si­o­nais de saúde, dos sin­di­catos e das au­tar­quias».

No texto, o PCP faz o his­to­rial do pro­cesso de fusão, de­ci­dido e im­ple­men­tado por go­vernos PS e PSD/​CDS, su­blinha a cri­ação de uma «es­tru­tura de anormal di­mensão e de di­fícil e com­plexa gestão, com uma área de in­fluência que ul­tra­passa os dois mi­lhões de ha­bi­tantes», e re­alça que esta «con­duziu à re­dução de ser­viços e va­lên­cias hos­pi­ta­lares», be­ne­fi­ci­ando o ne­gócio da do­ença.

Facto, de resto, ates­tado pela «mul­ti­pli­cação da oferta de ser­viços pri­vados na re­gião, pro­mo­vidos por grandes grupos eco­nó­micos», que «ocor­reram em pa­ra­lelo e na con­sequência da de­gra­dação dos cui­dados de saúde», si­tu­ação da qual são adi­an­tados vá­rios exem­plos, quer no do­mínio da as­sis­tência hos­pi­talar quer no dos cui­dados de saúde pri­má­rios, para cor­ro­borar a ne­ces­si­dade de re­verter a fusão e in­vestir de­ci­di­da­mente no SNS.



Mais artigos de: PCP

Construtores da Festa reuniram no Porto

Com a par­ti­ci­pação de mais de 60 ca­ma­radas e amigos, re­a­lizou-se no pas­sado dia 19 de De­zembro uma reu­nião de cons­tru­tores e ac­ti­vistas da Festa do Avante! da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto. Paulo Loya, membro do CC e da Di­recção da Festa!, sa­li­entou o im­por­tante êxito po­lí­tico e cul­tural que cons­ti­tuiu a edição de 2020, num quadro de grande exi­gência e de uma enorme ofen­siva que o Par­tido teve que en­frentar.

Du­rante a reu­nião, vá­rios ca­ma­radas, com ta­refas di­versas no âm­bito da Festa, par­ti­lharam as suas ex­pe­ri­ên­cias, dei­xando con­tri­butos para a me­lhoria da or­ga­ni­zação da maior ini­ci­a­tiva po­lí­tico-cul­tural na­ci­onal.

Com os olhos postos da pró­xima edição, foi com con­fi­ança que foi abor­dada a pre­pa­ração da Festa do Avante! de 2021, com des­taque para a venda an­te­ci­pada da EP e a pro­moção da Festa!

André Ventura quer «favor e benefício»

«O deputado André Ventura do Chega sabe que a lei não permite a sua substituição, mas ainda assim quis que lhe fosse criada uma situação de favor e um benefício a que sabe não ter direito». Foi assim que o PCP, através de João Oliveira, comentou o pedido de suspensão de mandato requerido por aquele eleito. Em declaração...

Requalificação do Bairro do SAAL em Ovar é promessa que tem de ser cumprida

O PCP não vai desistir de lutar para que seja concretizada a recuperação das habitações do Bairro do SAAL em Cortegaça, concelho de Ovar. Isso mesmo foi reiterado pelo Partido em visita e contacto com os moradores, no passado dia 22 de Dezembro. Em nota de imprensa divulgada pela Comissão Concelhia de Ovar do PCP,...

O Militante no novo ano

A primeira edição de O Militante de 2021 já se encontra disponível. A abertura e tema de capa é o XXI Congresso do PCP, ao qual são dedicadas cerca de um terço das páginas com a publicação das intervenções de encerramento de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido, Francisco Lopes,...

Debates e manipulação

O frenesim mediático em torno dos debates televisivos entre os candidatos às eleições presidenciais começou. Depois de longos meses a ignorar cirurgicamente quase todos os candidatos, não há jornal, rádio ou televisão em que, por estes dias, não se multipliquem as análises, os comentários, os rankings, as pontuações,...