Solidariedade do PCP com Cuba: «terrorista é a política dos EUA!»

CON­DENAÇÃO O PCP, através de uma carta en­viada ao Par­tido Co­mu­nista de Cuba, re­a­firma a sua so­li­da­ri­e­dade e con­dena a «in­fame de­cisão» da ad­mi­nis­tração Trump de co­locar o país «numa ar­bi­trária e de­no­mi­nada lista de Es­tados pa­tro­ci­na­dores do ter­ro­rismo».

«O Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês re­a­firma a sua so­li­da­ri­e­dade para com Cuba, o povo cu­bano e a sua Re­vo­lução, face à in­fame de­cisão da Ad­mi­nis­tração norte-ame­ri­cana, pre­si­dida por Trump, a poucos dias do seu tér­mino, de in­serir Cuba numa ar­bi­trária e de­no­mi­nada lista de Es­tados pa­tro­ci­na­dores do ter­ro­rismo.

O PCP con­dena e re­pudia ve­e­men­te­mente esta inad­mis­sível de­cisão, que cons­titui uma afronta a Cuba e ao povo cu­bano, ao seu exemplo de so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista, de de­fesa da paz, da so­be­rania e dos di­reitos dos povos, como uma vez mais com­prova a de­sin­te­res­sada ajuda mé­dica a vá­rios países no quadro da pan­demia de COVID-19.

Esta hi­pó­crita de­cisão da ad­mi­nis­tração norte-ame­ri­cana mais não visa que enun­ciar um pre­texto para in­cre­mentar ina­cei­tá­veis me­didas uni­la­te­rais co­er­civas, à margem e em con­fronto com o di­reito in­ter­na­ci­onal, contra Cuba, que co­ra­jo­sa­mente afirma a sua so­be­rania e di­reito ao de­sen­vol­vi­mento.

O PCP de­nuncia a es­ca­lada de agressão do im­pe­ri­a­lismo norte-ame­ri­cano contra Cuba, o seu povo e a sua Re­vo­lução, no­me­a­da­mente pelo re­forço do blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro e pela pro­moção de ope­ra­ções de pro­vo­cação e de­ses­ta­bi­li­zação – cri­mi­nosas ac­ções que têm re­ce­bido a firme e re­so­luta res­posta do povo cu­bano.

O PCP tem pre­sente as inú­meras ac­ções de ter­ro­rismo pro­mo­vidas, em todo o mundo, pelos EUA ou com o seu be­ne­plá­cito, numa au­tên­tica po­lí­tica de ter­ro­rismo de Es­tado, cau­sando mi­lhares de ví­timas. Ter­ro­rista é a po­lí­tica dos EUA!

Re­a­fir­mando a so­li­da­ri­e­dade dos co­mu­nistas por­tu­gueses ao Par­tido Co­mu­nista de Cuba, que­remos con­firmar-vos que con­ti­nu­a­remos em­pe­nhados na de­núncia da con­tínua in­ge­rência dos EUA na so­be­rania e in­de­pen­dência de Cuba e a exigir o fim do cri­mi­noso blo­queio norte-ame­ri­cano ao vosso país.»




Mais artigos de: Europa

Uma Europa de cooperação entre Estados soberanos, de progresso social e de paz

O governo português assume, durante o primeiro semestre de 2021, a presidência do Conselho da União Europeia. Para o PCP, tal deveria constituir uma oportunidade para Portugal colocar na agenda da União Europeia «a necessidade do questionamento do rumo e das políticas que esta impõe aos povos e que estão na origem das...