Casino da Póvoa tem de reintegrar

O Ca­sino da Póvoa de Varzim e a con­ces­si­o­nária Varzim Sol (do Grupo Es­toril Sol) não têm qual­quer fun­da­mento para terem re­cu­sado, esta se­gunda-feira, 29 de Março, a rein­te­gração de tra­ba­lha­dores des­pe­didos em 2014, or­de­nada pelo Su­premo Tri­bunal de Jus­tiça.

O pro­testo do Sin­di­cato da Ho­te­laria do Norte foi ma­ni­fes­tado nessa tarde, no ex­te­rior das ins­ta­la­ções, de­pois de a di­rec­tora de Re­cursos Hu­manos ter jus­ti­fi­cado o im­pe­di­mento da re­toma dos postos de tra­balho pelo facto de a de­li­be­ração do STJ ainda não ter tran­si­tado em jul­gado e ser ainda sus­cep­tível de re­curso.

«Qual­quer me­ca­nismo legal que venha a usar, para além de cons­ti­tuir um mero ex­pe­di­ente di­la­tório e sem fun­da­mento legal, não tem efeitos sus­pen­sivos», con­trapôs o sin­di­cato.

O acórdão de 24 de Março, que mandou rein­te­grar os tra­ba­lha­dores des­pe­didos, pagar-lhes todos os sa­lá­rios vin­cendos e uma in­dem­ni­zação de 20 mil euros a cada um, por danos mo­rais, «re­pre­senta uma grande vi­tória para os tra­ba­lha­dores e para o seu sin­di­cato de classe, pelas muitas lutas re­a­li­zadas».

A Co­missão Con­ce­lhia da Póvoa de Varzim do PCP saudou a vi­tória dos tra­ba­lha­dores, num co­mu­ni­cado de 26 de Março, e es­teve pre­sente no mo­mento em que quatro dos des­pe­didos se apre­sen­taram no local de tra­balho e foram con­fron­tados com a re­cusa pa­tronal da rein­te­gração.



Mais artigos de: Trabalhadores

Luta determinada na Eurest contesta despedimentos

Em greve, contra mais um des­pe­di­mento co­lec­tivo da mul­ti­na­ci­onal de ali­men­tação co­lec­tiva, os tra­ba­lha­dores re­a­li­zaram na pas­sada sexta-feira con­cen­tra­ções no Porto, em Coimbra e em Lisboa.

Salários em atraso motivam protestos

Para de­nun­ci­arem o in­cum­pri­mento pa­tronal e exi­girem o pa­ga­mento de sa­lá­rios, os tra­ba­lha­dores do Bingo do Be­le­nenses, das pas­te­la­rias Igua­ri­al­fa­cinha e da Lou­ripan re­a­li­zaram ac­ções nos úl­timos dias.

Professores convocados para 17 de Abril

A Federação Nacional dos Professores convocou uma acção nacional de luta para 17 de Abril, sábado, pelas 15 horas, em Lisboa, junto ao Centro Cultural de Belém. A decisão foi divulgada na sexta-feira, dia 19, pelo Secretariado Nacional da Fenprof, numa conferência de imprensa, em Coimbra. Tal como aí fora anunciado, a...

Pingo Doce recua e paga

O Pingo Doce anunciou a decisão de pagar, no final de Março, os valores indevidamente descontados no subsídio de Natal a todos os trabalhadores que, durante o ano de 2020, tiveram ausências ao trabalho justificadas com a assistência aos filhos, devido ao encerramento das escolas. Ao dar a notícia, no dia 25 de Março,...

Greve na Moldes de Azeméis

Ao fazerem greve, concentrando-se no exterior da fábrica, como tinham decidido em plenários, os trabalhadores da MDA – Moldes de Azeméis (Grupo Simoldes) deram, na tarde de 26 de Março, um forte sinal de unidade em defesa dos seus direitos e interesses. Os trabalhadores, organizados no SITE...

Jovens reivindicam em Évora

Um aumento dos salários, em 90 euros, e a aplicação do contrato colectivo de trabalho da Metalurgia são exigências incluídas no caderno reivindicativo que foi aprovado, em conjunto, pelos trabalhadores das empresas Embraer, Mecachrome e Air Olesa, instaladas no Parque Industrial de...