Faleceu Armando Myre Dores

Nascido em Maio de 1936, faleceu, dia 24, o camarada Armando Myre Dores. Militante do PCP desde 1956 e funcionário do Partido de 1959 a 1991, integrava actualmente o Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa e, desde 2010, o Grupo de Estudos Marxistas.

Foi estudante do Instituto Superior Técnico e fez parte da respectiva Associação de Estudantes. Participou nas lutas estudantis de 1956/57 contra o Decreto 40-900, que proibia a autonomia das Associações de Estudantes. Foi membro da Direcção Universitária de Lisboa do MUD Juvenil. Participou na campanha à Presidência da República como activista da candidatura de Arlindo Vicente e, posteriormente, na de Humberto Delgado. Foi membro da União da Juventude Portuguesa.

Como funcionário clandestino do PCP, teve tarefas de apoio à Direcção. Viveu em casas clandestinas no Porto e em Ermesinde. De 1966 a Abril de 1974 desempenhou tarefas na União Soviética. Estudou na Universidade de Moscovo e foi tradutor na Rádio Moscovo. Depois de regressar a Portugal, em 1974, teve tarefas a nível central e integrou a Secção Internacional do PCP.

Foi fundador e dirigente da Associação Portugal-URSS, actualmente designada Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iuri Gagarine. Exerceu a profissão de psicólogo clínico.



Mais artigos de: PCP

Assegurar o presente e o futuro do Partido

A ampla participação na Campanha Nacional de Fundos O Futuro tem Partido revela as suas imensas potencialidades, cabendo ao colectivo partidário aproveitá-las na sua totalidade, multiplicando nos próximos dias os contactos e as abordagens.

Homenagear Catarina Eufémia é continuar a sua, nossa, luta

O PCP assinalou o 67.º aniversário do assassinato de Catarina Eufémia com uma homenagem em Baleizão, terra natal da operária agrícola alentejana assassinada pelo fascismo em 1954. A melhor homenagem é continuar o seu combate, afirmou Jerónimo de Sousa.

Defender a Serra D’Arga, o povo e o País

«O PCP considera que devem ser suspensos, revertidos ou cancelados todos os contratos existentes para prospecção, pesquisa ou exploração de lítio na Serra D`Arga e opõe-se a qualquer tentativa de exploração que não tenha em conta o desenvolvimento económico, o interesse público, a defesa do ambiente e os interesses das...

Selos do Centenário apresentados hoje

Realiza-se hoje, pelas 17 horas, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, a cerimónia de apresentação da emissão de selos da República, comemorativa do Centenário do Partido Comunista Português. Na iniciativa participam representantes dos CTT e uma delegação do PCP. Manuel...