Carteiros de Santarém em greve

Desde dia 17 e até final deste mês, os car­teiros de San­tarém (cen­tros de dis­tri­buição postal de San­tarém, Al­meirim e Al­pi­arça) fazem greve de duas horas, du­rante a manhã, para exi­girem que sejam pre­en­chidos oito postos de tra­balho. Dos 42 tra­ba­lha­dores que o quadro com­porta, apenas 34 estão ao ser­viço, pelo que os CTT de­ve­riam co­locar pes­soal nos lu­gares va­zios, si­tu­ação agra­vada pela en­trada no pe­ríodo de fé­rias.

«Se a gestão dos CTT, em vez de andar a aprender passos de dança, es­ti­vesse pre­o­cu­pada com o que se passa em San­tarém e um pouco por todo o País, não es­taria o ser­viço pelas ruas da amar­gura» e esta luta não seria ne­ces­sária, co­mentou o Sin­di­cato Na­ci­onal dos Cor­reios e Te­le­co­mu­ni­ca­ções, alu­dindo a um vídeo que cir­culou nas redes so­ciais.

«É pre­ciso li­bertar os CTT da gestão rui­nosa pri­vada e res­ta­be­lecer um ser­viço pú­blico de qua­li­dade», des­tacou a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de San­tarém do PCP, que emitiu, no pri­meiro dia da greve, uma nota de im­prensa a ex­pressar so­li­da­ri­e­dade para com a luta dos tra­ba­lha­dores da dis­tri­buição postal.

No do­cu­mento as­si­nala-se a «in­com­pa­ti­bi­li­dade entre o papel es­tra­té­gico do ser­viço pú­blico que os CTT estão obri­gados a as­se­gurar e o ob­jec­tivo único dos grupos eco­nó­micos, os seus lu­cros». A DORSA do PCP re­a­firma a ne­ces­si­dade de re­cu­pe­ração do con­trolo pú­blico dos CTT.



Mais artigos de: Trabalhadores

Greve amanhã na CP e IP pelo aumento dos salários

O Sin­di­cato Na­ci­onal dos Tra­ba­lha­dores do Sector Fer­ro­viário (SNTSF) mantém o pré-aviso de greve para dia 25 na CP, IP e afi­li­adas e apela aos tra­ba­lha­dores para que re­forcem a uni­dade na luta.

Alternativa na Petrogal ao despedimento colectivo

A ad­mi­nis­tração da Pe­trogal não prestou in­for­mação e o Go­verno de­mons­trou co­ni­vência com as po­si­ções pa­tro­nais, mas os tra­ba­lha­dores mos­traram como é pos­sível evitar o des­pe­di­mento de 137 pes­soas.

STAL exigiu da ANMP suplemento na prática

Cerca de duas centenas de dirigentes, delegados e activistas do STAL/CGTP-IN reuniram-se no dia 16, quarta-feira, em Coimbra, junto da sede da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, para voltarem a exigir a aplicação imediata, com efeitos a 1 de Janeiro, do suplemento de penosidade e...

Ministra governa pela imprensa

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública «governa através da comunicação social, desrespeitando os trabalhadores e o País», protestou anteontem, dia 22, a Frente Comum de Sindicatos, reagindo ao conteúdo de uma entrevista de Alexandra Leitão à agência Lusa, publicada no dia anterior. Numa nota de...