Comunistas austríacos vencem eleições municipais em Graz

A candidata do Partido Comunista da Áustria, Elke Kahr, venceu as eleições municipais em Graz, realizadas no domingo, 26, derrotando o conservador Siegfried Nagl, do Partido Popular Austríaco, do chanceler Sebastian Kurz.

A lista comunista obteve 29,1 por cento dos votos, superando os 25,7 por cento do seu principal adversário, que desempenhava o cargo de presidente da câmara local há 18 anos.

Elke Kahr, de 59 anos, em declarações aos jornalistas, após a contagem dos votos, mostrou-se satisfeita com os resultados, ainda mais porque as sondagens não apontavam para a vitória dos comunistas.

«Alguns fazem promessas poucas semanas antes das eleições. Nós estamos presentes todos os dias, e durante anos, lutando pelas pessoas, especialmente pelos mais pobres», afirmou a candidata comunista para «justificar» o resultado eleitoral.

O Partido Comunista da Áustria tem uma boa implantação em Graz, segunda cidade do país, depois de Viena, com pouco mais de 280 mil habitantes e capital do Estado da Estíria, no sul do país.

Os comunistas austríacos já no mandato cessante integravam o executivo municipal de Graz, juntamente com os Verdes e o Partido Popular Austríaco, contando com dois vereadores eleitos, responsáveis pelas áreas da saúde, dos transportes e dos assuntos sociais.

Ainda não foi anunciado com que outras forças o Partido Comunista da Áustria vai coligar-se para formar o executivo municipal de Graz, que agora será presidido por Elke Kahr.

 



Mais artigos de: Europa

Trabalhadores franceses em luta unidos na defesa dos seus direitos

Emprego, salários, reformas, protecção social e igualdade profissional estão no centro das preocupações dos trabalhadores franceses. No dia 5 de Outubro, com greves e manifestações, saem à rua em defesa dos seus direitos, numa grande mobilização social contra as políticas governamentais.

Resultados eleitorais na Alemanha

O Partido Social-Democrata (SPD, na sigla alemã) venceu as eleições parlamentares com 25,7% dos votos, conseguindo uma pequena vantagem sobre a aliança conservadora entre a União Democrata-Cristã e a União Social-Cristã (CDU-CSU), que alcançou 24,1%, o pior resultado da sua história. Os dois partidos mais votados nas...