«Elas estiveram nas prisões do fascismo»

O Au­di­tório do Museu de Aveiro foi palco, no dia 18 de Se­tembro, da apre­sen­tação do livro «Elas es­ti­veram nas pri­sões do fas­cismo», da União de Re­sis­tentes An­ti­fas­cistas Por­tu­gueses (URAP), que teve como ora­dores cinco mu­lheres an­ti­fas­cistas: Al­cina Fer­nandes, Con­ceição Matos, Fer­nanda Si­mões, Ma­nuela Silva e Zita Leal. A ini­ci­a­tiva ter­minou com a lei­tura de po­emas da au­toria de Zita Leal.

No dia 11 de Se­tembro, olivro da URAP foi apre­sen­tado na So­ci­e­dade Fi­lar­mó­nica In­crível Al­ma­dense (SFIA), pe­rante uma «pla­teia» de 160 pes­soas. A sessão ini­ciou-se com a exi­bição de um filme que com­pila ex­tractos de en­tre­vistas a mu­lheres presas, nas quais estas prestam tes­te­mu­nhos da sua vida e luta, re­a­li­zadas pelo Museu do Al­jube.

Mara Mar­tins, pre­si­dente da SFIA, de­clamou os po­emas «Pen­sava em meu irmão», de Ilse Losa, e «Quando vi­eres» de Eu­génia Cu­nhal. Se­guiram-se as in­ter­ven­ções de Rita Rato, di­rec­tora do Museu do Al­jube, Marta Matos e Carlos Ma­teus, da URAP. Pre­sentes es­ti­veram também Bár­bara Judas e Maria dos Anjos Dias, duas ex-presas po­lí­ticas de Al­mada.

No final, Luísa Basto cantou, entre ou­tras mú­sicas, o Hino de Ca­xias, acom­pa­nhada por Mário Gra­maço (sa­xo­fone, flauta trans­versal) e Ale­xandre Faria (gui­tarra).

 



Mais artigos de: Nacional

Histórias de luta e de coragem das mulheres da Marinha Grande

O Museu do Al­jube, em Lisboa, aco­lheu, dia 28 de Se­tembro, a ini­ci­a­tiva «Frag­mentos de vidas, de re­sis­tência e de luta – Mu­lheres da Ma­rinha Grande», pro­mo­vida pelo Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM).

MURPI reivindica o aumento de todas as pensões

Va­lo­ri­zação e ac­tu­a­li­zação de todas as pen­sões e a cri­ação de uma rede pú­blica de equi­pa­mentos de apoio à ter­ceira idade são pro­postas que in­te­gram o Ca­derno Rei­vin­di­ca­tivo do MURPI para 2022.

PCP exige respostas aos impactos da epidemia entre os idosos

No Dia Internacional do Idoso, o PCP destacou a necessidade de devolver aos reformados, pensionistas e idosos o direito à fruição da vida, dando resposta aos impactos da pandemia e do confinamento na deterioração da sua saúde física e psicológica e no prevalecer de sentimentos de tristeza, de...

Propostas para mais de um milhão de empresas

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) avançou com um conjunto de medidas que, no imediato, podem contribuir para mitigar as maiores dificuldades de mais de um milhão de empresas, que são o sustento dos vários milhões de trabalhadores que nelas laboram. As propostas – anunciadas no...

Após protesto em Braga, amas retomam refeições

Promovido por diversas famílias, realizou-se na segunda-feira, 4, em Braga, um protesto contra a orientação dada pela Segurança Social às amas daquele distrito para que desde o início de Outubro deixassem de assegurar as refeições às crianças que têm à sua responsabilidade. Uma delegação da...