Revolução de Outubro inspira a luta do nosso tempo

A Re­vo­lução de Ou­tubro e as suas con­quistas ins­piram a luta dos co­mu­nistas

O re­fei­tório da Festa do Avante! en­cheu-se, no dia 8, para aco­lher o tra­di­ci­onal al­moço co­me­mo­ra­tivo da Re­vo­lução de Ou­tubro, que este ano cum­priu o seu 104.º ani­ver­sário. Ali es­ti­veram di­ri­gentes do PCP e fun­ci­o­ná­rios e co­la­bo­ra­dores da sua es­tru­tura cen­tral, bem como mem­bros da JCP e da cé­lula da Festa.

A in­ter­venção po­lí­tica ficou a cargo de Pedro Guer­reiro, do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral, que ga­rantiu que a evo­cação deste no­tável acon­te­ci­mento não se deve a um «qual­quer sen­ti­mento de nos­talgia, mas à afir­mação da jus­teza da nossa luta, das causas e dos ideais que a movem, da con­vicção e con­fi­ança na razão do nosso com­bate, dando res­posta às ta­refas do pre­sente, sempre com o olhar di­ri­gido ao fu­turo».

Des­ta­cando sig­ni­fi­cado his­tó­rico da Re­vo­lução de Ou­tubro, o di­ri­gente do PCP lem­brou as im­pres­si­o­nantes con­quistas al­can­çadas e as pro­fundas re­per­cus­sões que teve no rumo da evo­lução da si­tu­ação mun­dial. Foi na União So­vié­tica que, «pela pri­meira vez na His­tória da Hu­ma­ni­dade, mi­lhões de seres hu­manos viram a uni­ver­sa­li­dade dos seus di­reitos re­co­nhe­cidos e ga­ran­tidos». Acos­sado desde o pri­meiro dia, «su­pe­rando cada di­fi­cul­dade e de­safio, o poder so­vié­tico co­locou em prá­tica formas de par­ti­ci­pação de­mo­crá­tica dos tra­ba­lha­dores e das massas po­pu­lares, em­pre­endeu a so­lução das ques­tões na­ci­o­nais, pro­moveu a paz, a ami­zade, a so­li­da­ri­e­dade, a co­o­pe­ração entre os povos».

Pedro Guer­reiro lem­brou ainda o «pro­fundo e ne­ga­tivo im­pacto» que o de­sa­pa­re­ci­mento da União So­vié­tica e as der­rotas do so­ci­a­lismo no Leste da Eu­ropa ti­veram na cor­re­lação de forças a nível mun­dial, na to­mada de cons­ci­ência das massas, na luta dos tra­ba­lha­dores e dos povos. O enorme re­tro­cesso nos di­reitos, na de­mo­cracia, na so­be­rania e in­de­pen­dência na­ci­o­nais re­sul­tante da ofen­siva do im­pe­ri­a­lismo «aí está, a re­a­firmar a im­por­tância das re­a­li­za­ções e avanços al­can­çados pelo so­ci­a­lismo, a sua va­li­dade».

 

 



Mais artigos de: PCP

«O Partido esteve sempre do lado certo da história»

«O PCP é esse Par­tido con­ce­bido para de­fender sempre os tra­ba­lha­dores, o povo, os seus justos in­te­resses, di­reitos e as­pi­ra­ções, con­tri­buindo para a sua or­ga­ni­zação, a sua uni­dade e o de­sen­vol­vi­mento e êxito das suas lutas», en­fa­tizou Je­ró­nimo de Sousa na sexta-feira, 5.

PCP assinala 80 anos de Carlos Carvalhas

Por oca­sião do seu 80.º ani­ver­sário, o Se­cre­tário-geral do PCP, Je­ró­nimo de Sousa, em nome do Par­tido, ofe­receu ao ca­ma­rada Carlos Car­va­lhas o livro 100 anos de luta ao ser­viço do povo e da pá­tria, pela de­mo­cracia e o so­ci­a­lismo, com a men­sagem: «um abraço fra­terno de apreço pela tua con­tri­buição ao teu, nosso, Par­tido e à sua luta pelos nossos ob­jec­tivos, ideais e pro­jecto.»

Avançar com confiança reforçando a luta e o Partido

Je­ró­nimo de Sousa juntou-se, no do­mingo, às cen­tenas de mi­li­tantes que par­ti­ci­param num al­moço-co­mício re­a­li­zado na Ma­rinha Grande: a im­por­tância de re­forçar o Par­tido para as ba­ta­lhas que estão por vir foi o grande tema da tarde.

Um PCP mais forte nas empresas de Lisboa

Sob o lema «O PCP e a luta pela de­fesa dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores», a Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa (ORL) re­a­lizou, dia 6 de No­vembro, um en­contro de ca­ma­radas de cé­lulas de em­presa e de local de tra­balho.

Precariedade e baixos salários alojados na hotelaria madeirense

O PCP denunciou que a instabilidade dos vínculos laborais, dos horários desregulados e as baixas remunerações marcam a vida de milhares de trabalhadores da hotelaria na Madeira. Numa iniciativa realizada dia 6 no Funchal, o membro do Comité Central e deputado do Partido na Assembleia Legislativa Regional, Ricardo Lume,...

Não há prenda como esta

Será lançado em breve o Conjunto Avante! ‘22, com vários materiais alusivos à próxima edição da Festa do Avante!, já marcada para os dias 2, 3 e 4 de Setembro de 2022. Inclui uma EP/ Título de Solidariedade, uma bandana, um dispositivo de carregamento portátil de telemóveis (powerbank) e um crachá, numa caixa de cartão...

Precipitações

A precipitação das eleições legislativas para o final de Janeiro, decidida pelo Presidente da República, levou já a grande agitação nas grelhas mediáticas. Ainda não conhecemos os critérios que vão determinar a cobertura mediática do período eleitoral – a começar nas entrevistas e nos modelos de debates que venham a ser...