Centenário do PCP comemorado com cultura e muita convicção

Em todo o País, em múl­ti­plas e di­ver­si­fi­cadas ini­ci­a­tivas, pros­se­guem as co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário do PCP, onde se exalta um sé­culo de luta he­róica e um pro­jecto de de­mo­cracia e so­ci­a­lismo apon­tado ao fu­turo.

Pros­se­guem em bom ritmo as co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário do PCP

Casa cheia no Au­di­tório An­tónio Chaínho, em San­tiago do Cacém, dia 1, para o es­pec­tá­culo co­me­mo­ra­tivo do Cen­te­nário do PCP. In­ti­tu­lado É tão lindo o meu Par­tido, re­corre a peças li­te­rá­rias, poé­ticas, mu­si­cais de tipo tra­di­ci­onal, po­pular ou eru­dito, dis­cur­sivas ou jor­na­lís­ticas, para contar a his­tória do PCP desde 1921, cru­zando os planos local e re­gi­onal com os planos na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal da luta do povo alen­te­jano e do povo por­tu­guês.

Com forte com­po­nente mul­ti­média, o es­pec­tá­culo re­vela acon­te­ci­mentos e tempos his­tó­ricos nos quais o PCP teve um papel fun­da­mental na luta do povo por­tu­guês pela li­ber­dade, a de­mo­cracia, a dig­ni­dade e o fu­turo. Entre os ar­tistas con­vi­dados contam-se Coral Har­monia; Coral Vozes D’Arte; Du­arte; Fer­nanda Ba­ca­lhau; Fer­nando Malão; Grupo Coral e Et­no­grá­fico de Grân­dola; Grupo Coral Fora d’Oras; Grupo Coral Fe­mi­nino Pa­poilas do Enxoé, de Vale Vargo; João Mo­rais (O GAJO); João Vi­to­rino; José Russo; Maria Le­o­nardo Ma­deira; Maria Mar­rafa; Nuno do Ó; Paulo Ri­beiro; Raia: Pla­neta Cam­pa­niça – To-Zé Be­xiga, Ro­sário Gon­zaga, Vozes Além Tejo.

Este foi o pri­meiro dos quatro es­pec­tá­culos que per­cor­rerá as quatro re­giões do Alen­tejo. O pró­ximo tem lugar em Avis, a 11 de De­zembro. Segue-se Évora e Beja, res­pec­ti­va­mente a 12 e 19 de Fe­ve­reiro de 2022.





Mais artigos de: PCP

Pessoas com deficiência por direitos e autonomia

As­si­na­lando, a 3 de De­zembro, o Dia Na­ci­onal das Pes­soas com De­fi­ci­ência, o PCP re­a­firma a de­fesa de uma nova po­lí­tica que con­sagre ple­na­mente o di­reito a uma vida au­tó­noma, in­de­pen­dente e digna.

Tão novo e tão velho

Surgiu recentemente no panorama mediático algo que foi apresentado como a mais significativa novidade dos últimos anos: o aparecimento de um novo canal de televisão, que viria alterar por completo a forma como as notícias são dadas em Portugal. O rigor, a exigência, a independência e tantos outros adjectivos foram usados...

A felicidade do ser humano é objectivo da luta dos comunistas

Com ori­gens e per­cursos de vida di­fe­ren­ci­ados, são muitos os que se juntam hoje ao PCP, in­te­grando-se nas suas fi­leiras, de­sem­pe­nhado ta­refas, as­su­mindo res­pon­sa­bi­li­dades – dando-lhe mais força na luta que trava pelos di­reitos, a de­mo­cracia e o so­ci­a­lismo.

Monumento ao Vidreiro é marco antifascista

«A Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP afirma o seu frontal desacordo com a intenção dos vereadores da Câmara Municipal do “+MPM” e do Partido Socialista de alteração da localização do Monumento ao Vidreiro, retirando-o do local central da Rotunda do Vidreiro». «É no local onde sempre esteve que este monumento...

Comemorações com os olhos no futuro

Em Peniche, no domingo, foi apresentado o livro 100 anos de Luta num vivo debate que contou com a participação de Manuel Rodrigues, da Comissão Política. A iniciativa serviu também para encerrar a exposição alusiva ao Centenário que durante duas semanas esteve patente no Museu Nacional Resistência e Liberdade, instalado...