Comemorações com os olhos no futuro

Em Pe­niche, no do­mingo, foi apre­sen­tado o livro 100 anos de Luta num vivo de­bate que contou com a par­ti­ci­pação de Ma­nuel Ro­dri­gues, da Co­missão Po­lí­tica. A ini­ci­a­tiva serviu também para en­cerrar a ex­po­sição alu­siva ao Cen­te­nário que du­rante duas se­manas es­teve pa­tente no Museu Na­ci­onal Re­sis­tência e Li­ber­dade, ins­ta­lado na For­te­leza de Pe­niche, vi­si­tada por mais de mil pes­soas.

O Cen­te­nário do Par­tido foi ce­le­brado em Vila Nova de Gaia num al­moço em que par­ti­ci­param cen­tena e meia de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do PCP. A in­ter­venção po­lí­tica ficou a cargo de Diana Fer­reira, de­pu­tada e pri­meira can­di­data da CDU às le­gis­la­tivas de Ja­neiro, que apelou à mo­bi­li­zação nas im­por­tantes ta­refas e lutas que os co­mu­nistas têm à sua frente.

Também em Va­longo se co­me­morou o Cen­te­nário, num jantar em que com­pa­re­ceram de­zenas de pes­soas. Ana Mes­quita, se­gunda can­di­data da lista da CDU pelo cír­culo elei­toral do Porto, re­la­ci­onou a data com as ta­refas do pre­sente e do fu­turo, no­me­a­da­mente as elei­ções le­gis­la­tivas e a acção de re­forço do Par­tido.

Em Lisboa, re­a­lizou-se no fe­riado de 1 de De­zembro um ro­teiro das casas clan­des­tinas da fre­guesia da Ajuda. Gui­ados por Jaime Rocha, do Ga­bi­nete de Es­tudos So­ciais do PCP, os par­ti­ci­pantes per­cor­reram vá­rias ruas da fre­guesia lis­boeta fi­cando a co­nhecer não só onde se si­tu­avam as casas clan­des­tinas mas di­versos as­pectos sobre as ins­ta­la­ções que, na Ajuda, apoi­aram a ac­ti­vi­dade re­vo­lu­ci­o­nária do Par­tido nos duros anos da re­sis­tência an­ti­fas­cista.





Mais artigos de: PCP

Pessoas com deficiência por direitos e autonomia

As­si­na­lando, a 3 de De­zembro, o Dia Na­ci­onal das Pes­soas com De­fi­ci­ência, o PCP re­a­firma a de­fesa de uma nova po­lí­tica que con­sagre ple­na­mente o di­reito a uma vida au­tó­noma, in­de­pen­dente e digna.

Tão novo e tão velho

Surgiu recentemente no panorama mediático algo que foi apresentado como a mais significativa novidade dos últimos anos: o aparecimento de um novo canal de televisão, que viria alterar por completo a forma como as notícias são dadas em Portugal. O rigor, a exigência, a independência e tantos outros adjectivos foram usados...

A felicidade do ser humano é objectivo da luta dos comunistas

Com ori­gens e per­cursos de vida di­fe­ren­ci­ados, são muitos os que se juntam hoje ao PCP, in­te­grando-se nas suas fi­leiras, de­sem­pe­nhado ta­refas, as­su­mindo res­pon­sa­bi­li­dades – dando-lhe mais força na luta que trava pelos di­reitos, a de­mo­cracia e o so­ci­a­lismo.

Monumento ao Vidreiro é marco antifascista

«A Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP afirma o seu frontal desacordo com a intenção dos vereadores da Câmara Municipal do “+MPM” e do Partido Socialista de alteração da localização do Monumento ao Vidreiro, retirando-o do local central da Rotunda do Vidreiro». «É no local onde sempre esteve que este monumento...

Centenário do PCP comemorado com cultura e muita convicção

Em todo o País, em múl­ti­plas e di­ver­si­fi­cadas ini­ci­a­tivas, pros­se­guem as co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário do PCP, onde se exalta um sé­culo de luta he­róica e um pro­jecto de de­mo­cracia e so­ci­a­lismo apon­tado ao fu­turo.