Reforçar a CDU no Interior do País para reverter rumo de abandono

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou, no dia 7, em duas ses­sões, na Guarda e em Cas­telo Branco, onde foram apre­sen­tadas as can­di­da­turas da CDU para ambos os cír­culos elei­to­rais para as pró­ximas elei­ções le­gis­la­tivas.

O voto na CDU conta para en­frentar pro­blemas

O Se­cre­tário-geral do PCP optou por abordar as cres­centes as­si­me­trias, de­se­qui­lí­brios e de­si­gual­dades que têm afec­tado o País, em es­pe­cial o in­te­rior.

A pri­meira das duas pa­ra­gens, para uma sessão pú­blica, foi no au­di­tório da Junta de Fre­guesia da Guarda, onde Je­ró­nimo de Sousa co­meçou por re­cordar que as pró­ximas elei­ções le­gis­la­tivas de 30 de Ja­neiro co­lo­carão ao povo por­tu­guês uma im­por­tante de­cisão: a de «criar con­di­ções para dar res­posta aos muitos e graves pro­blemas» ou de con­ti­nuar, pela mão «ora do PS, ora do PSD», a de­sa­pro­veitar as po­ten­ci­a­li­dades e re­cursos na­ci­o­nais.

No In­te­rior do País é pre­ci­sa­mente isso que as po­pu­la­ções têm sen­tido. Um rol sem fim de pro­blemas – que nestas re­giões as­sumem muitas vezes par­ti­cu­lares re­per­cus­sões – e um enorme su­ba­pro­vei­ta­mento das po­ten­ci­a­li­dades e re­cursos lo­cais.

O des­po­vo­a­mento e a de­ser­ti­fi­cação eco­nó­mica, o pouco in­ves­ti­mento pú­blico, as di­fi­cul­dades e custos acres­cidos para as micro, pe­quenas e mé­dias em­presas, com a «con­ti­nuada afronta das por­ta­gens nas auto-es­tradas A23 e A25», são disso exemplo.

«Volta e meia lá vêm anun­ciar mais uns pro­gramas, mais uns planos, mais umas es­tra­té­gias, mais uma equipa de missão para o In­te­rior. Mas o que se vai vendo é o con­tínuo de­fi­nhar destes ter­ri­tó­rios, o de­sa­pro­vei­ta­mento do seu enorme po­ten­cial, a in­ca­pa­ci­dade de fixar po­pu­la­ções, em es­pe­cial jo­vens», re­parou o líder co­mu­nista.

Servir as po­pu­la­ções
Já em Tor­to­sendo, no con­celho da Co­vilhã, Cas­telo Branco, num jantar-co­mício, o Se­cre­tário-geral exem­pli­ficou o real de­sin­te­resse da ad­mi­nis­tração cen­tral com In­te­rior com o caso re­cente da em­presa Di­elmar que foi ati­rada para a in­sol­vência «pe­rante a pas­si­vi­dade do Go­verno», dei­xando os tra­ba­lha­dores «con­fron­tados com a in­cer­teza quanto ao seu fu­turo e a re­gião mais pobre do ponto de vista do seu sector pro­du­tivo».

«Pe­rante esse ce­nário, o que têm feito os de­pu­tados do PS e do PSD eleitos aqui pelo cír­culo de Cas­telo Branco? Têm con­tri­buído para a de­núncia desta si­tu­ação? Ou são também eles res­pon­sá­veis pelas po­lí­ticas e pelas de­ci­sões que cri­aram todo este quadro», in­ter­rogou o Se­cre­tário-geral.

«É por isso que as po­pu­la­ções do In­te­rior só terão a ga­nhar com a eleição de de­pu­tados da CDU», afirmou.

Este é o com­pro­misso da CDU: vozes com­pro­me­tidas com os in­te­resses das po­pu­la­ções do In­te­rior, dos tra­ba­lha­dores, dos agri­cul­tores, dos pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios e com a pro­cura das so­lu­ções que per­mitam en­frentar os pro­blemas do dis­trito.

Prontos para o com­bate
Nas duas ses­sões que con­taram com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa, foram também apre­sen­tados os can­di­datos de ambos os cír­culos elei­to­rais. Por Cas­telo Branco, a lista da CDU é com­posta por Jorge Fael, 51 anos, so­ció­logo; Ana Leitão, 54 anos, pro­fes­sora; Mar­ga­rida Pa­checo, 21 anos, es­tu­dante de li­cen­ci­a­tura; Edu­ardo Ma­chado, 24 anos, es­tu­dante de mes­trado; Ema Gomes, 29 anos, con­sul­tora.

Na Guarda, André Santos, 42 anos, ar­queó­logo, é o pri­meiro can­di­dato, se­guido por Ilda Ber­nardo, 55 anos, en­fer­meira; Inês Tomé, 51 anos, jar­di­neira; Aris­tides Ro­dri­gues, 65 anos, pro­fessor; Del­fina Ba­zaréu, 47 anos, as­sis­tente téc­nica e Zul­miro Al­meida, 75 anos, mo­to­rista re­for­mado.

 



Mais artigos de: Eleições

Apoiamos a CDU

Ana PiresMembro da Comissão Executiva da CGTP-IN Arménio Carlos Membro da Comissão Executiva de 1996 a 2020 e Secretário-geral da CGTP-IN de 2012 a 2020Deolinda Machado Membro da Comissão Executiva da CGTP-IN de 1999 a 2020Filipa Costa Presidente do CESP, membro da Comissão Executiva da CGTP-INFilipe Marques Membro da...

Mais votos em Santarém para fazer avançar o País

Numa sessão pú­blica em Al­pi­arça, Je­ró­nimo de Sousa afirmou que a CDU é o voto que «contou, conta e con­tará para abrir ca­minho a uma outra po­lí­tica» e para «forçar so­lu­ções que ou­tros re­cusam dar».

«Nenhum voto na CDU beneficiará a direita»

Je­ró­nimo de Sousa acusou o PS e PSD de se pre­pa­rarem para pros­se­guir a velha po­lí­tica de di­reita, que en­frentou obs­tá­culos e viu serem re­cu­pe­rados di­reitos em re­sul­tado da in­fluência das forças da CDU, razão pela qual o PS forçou elei­ções.

CDU quer eleger nos Açores

Numa vi­sita à ilha de São Mi­guel, Je­ró­nimo de Sousa afirmou que a eleição de um de­pu­tado da CDU pelo cír­culo elei­toral dos Açores faria toda a di­fe­rença para a Re­gião e dava voz a quem lá não se ouve.

Espírito de confiança e possibilidade em Braga

Para Jerónimo de Sousa, que interveio, no dia 11, no jantar-convívio de final de ano da Organização Regional de Braga, é clara a falta que um deputado da CDU faz naquela região. Fosse para alertar acerca das consequências concretas da caducidade do contrato da associação patronal ATP na vida...

Candidatos para lutar pelo distrito do Porto

A CDU entregou ontem, 15, a sua lista de candidatos do distrito do Porto às eleições legislativas de 30 de Janeiro. Encabeçada por Diana Ferreira (40 anos, psicóloga), a lista tem ainda como candidatos Ana Mesquita (42 anos, arqueóloga), Manuel Loff (56 anos, historiador e professor universitário), Filipe Pereira(42...

Candidatos da Madeira à Assembleia da República

A sede do Sindicato da Hotelaria acolheu, no sábado, a apresentação da candidatura da CDU pelo círculo eleitoral da Madeira. Herlanda Amado (41 anos, operária fabril) encabeça a lista, composta ainda por Teresa Ferreira (45 anos, professora do 1.º Ciclo), Marco Fernandes (51 anos, mediador imobiliário), Duarte Martins...

Candidatos e mandatário pelo Círculo da Europa

Em nota de imprensa de 9 de Dezembro, Direcção da Organização do PCP na Emigração anunciou que Amadeu Batel (Suécia), 76 anos, professor universitário aposentado, é o mandatário da CDU para o Círculo da Emigração – Europa. A lista é composta por Joana Carvalho (Reino Unido), 43 anos, licenciada em Biologia e doutorada em...