As eleições e o futuro

Francisco Lopes (Membro da Comissão Política e do Secretariado)

Estamos a pouco mais de uma semana das eleições legislativas de 30 de Janeiro. No quadro político e institucional que resultar das eleições, vai colocar-se o rumo para o País. Muito mais determinará esse rumo, desde logo a luta dos trabalhadores e das massas populares com o seu papel determinante, mas os resultados das eleições e a relação de forças institucional que delas vai decorrer tem particular importância.

O voto da CDU é o voto que decide das soluções para o País

À medida que o tempo passa fica mais claro que o PS conviveu mal com a convergência dos últimos anos para promover avanços, resistiu, limitou e travou medidas e procurou fugir desse caminho.

O PS fez tudo para que a Proposta de Orçamento de Estado para 2022 não fosse aprovada, a alternativa que colocou era a chantagem: ou deixavam passar e viabilizavam, no orçamento e além dele, o que queria - que não respondia e agravava os problemas nacionais - , ou precipitava a realização de eleições.

O PS e o Presidente da República desencadearam a antecipação das eleições. Essa batalha política está em curso.

Os centros do grande capital apostam simultaneamente na maioria absoluta do PS, no entendimento entre o PS e o PSD, independentemente de quem seja governo, e na promoção das forças reaccionárias como instrumentos imediatos e como carta para melhor utilização a prazo.

Olhando o futuro próximo as opções do PS vão tornar a situação mais exigente. O PS não tentará apenas bloquear soluções, em várias dimensões há o risco de promover retrocessos. O PS tentará aproveitar o seu resultado, para veicular as suas opções de classe, sempre presentes, mas condicionadas nos últimos anos. Os sinais disso estão já à vista nomeadamente com os direitos dos trabalhadores, a manutenção das normas gravosas da legislação laboral, o bloqueamento do aumento dos salários quando o poder de compra está a ser corroído pela inflação, a lógica das privatizações com o anúncio da privatização de 50% da TAP, a canalização de milhares de milhões de euros do erário público para os grupos económicos.

A sua opção pela maioria absoluta ou por governar lei a lei com o PSD como fez no final dos anos 90 está agora claramente afirmada. Mas para além dos propósitos do PS serão as circunstâncias, os resultados eleitorais e a luta dos trabalhadores e do povo a determinar.

O voto que decide

Os tempos que se seguirão às eleições vão ser tempos de exigente intervenção política, de luta e da sua intensificação e vão ser tempos em que o resultado da CDU, o número de deputados do PCP e do PEV, pesará como um elemento muito significativo.

A CDU é a força decisiva, em todos os planos, em cada momento, com o seu compromisso com os trabalhadores e o povo. Resistindo, tomando a iniciativa com coragem e audácia: não desperdiçando possibilidades como aconteceu em 2015; travando medidas negativas, defendendo, repondo e conquistando direitos; não desertando da intervenção e do apoio aos trabalhadores e às populações quando foi preciso durante a epidemia; não cedendo à chantagem em torno da proposta do orçamento para 2022, recusando a fuga à resposta aos problemas, a estagnação e afundamento do País, o aprofundamento das injustiças e desigualdades; não temendo e combatendo a direita e a extrema direita; exigindo o cumprimento dos direitos inscritos na Constituição.

A CDU é a força com que os trabalhadores e o povo, os democratas e patriotas sempre podem contar, a força de luta, de convergência, de construção e avanço.

O voto na CDU é o voto de combate às forças reaccionárias, que trava o regresso ao poder do PSD, do CDS com os seus sucedâneos, dificulta os entendimentos entre o PS e o PSD e contribui para impedir maiorias absolutas.

O voto da CDU é o voto que decide das soluções para o País, que promove a ruptura com a política de direita e a concretização da alternativa que Portugal precisa, patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril, para um País mais desenvolvido e uma sociedade mais justa.




Mais artigos de: Opinião

A lira do capitalismo

Reza a lenda que o Imperador Nero tocava lira enquanto Roma ardia. Dois anos de pandemia «viram os rendimentos de 99% da Humanidade caírem e lançaram mais de 160 milhões de pessoas na pobreza», mas «os dez homens mais ricos do mundo duplicaram as suas fortunas» a um ritmo de «1,3 mil milhões de dólares por dia»...

O debate sem alternativa

A campanha eleitoral entrou no seu período oficial. Até agora o balanço do tratamento mediático eleitoral foi marcado por uma enorme campanha de manipulação com um objectivo central: promover a bipolarização como elemento central destas eleições, induzindo nos eleitores a falsa ideia de que vão eleger um...

Negócio da doença com porta-vozes na campanha eleitoral

O ataque ideológico ao Serviço Nacional de Saúde intensificou-se nesta campanha eleitoral. Os promotores do negócio da doença contam com verdadeiros porta-vozes dos seus interesses seja nos debates, nas entrevistas ou em acções de campanha eleitoral. O momento é propício. Assistimos ao efeito acumulado de décadas de...

Solidariedade é o verbo

«A solidariedade não supõe que as nossas lutas sejam as mesmas lutas, ou que a nossa dor seja a mesma dor, ou que a nossa esperança seja para o mesmo futuro. Solidariedade envolve compromisso e trabalho, bem como o reconhecimento de que mesmo que não tenhamos os mesmos sentimentos, ou as mesmas vidas, ou os mesmos...

Câmara lenta

Um ano depois do violento assalto ao Capitólio instigado por Donald Trump, os responsáveis pelo golpe de Estado – não há outra classificação para a tentativa de derrubar um governo eleito, embora pareça que pôr o nome aos bois cause engulhos a muita gente – um ano depois, dizia, o golpe continua, mas agora em slow...