Reclusos não podem ficar sem assistência nocturna

A falta de pro­fis­si­o­nais de saúde nos es­ta­be­le­ci­mentos pri­si­o­nais está a deixar os re­clusos sem qual­quer as­sis­tência no pe­ríodo noc­turno, caso do Es­ta­be­le­ci­mento Pri­si­onal de Coimbra (EPC), nota o PCP.

Na base do pro­blema está o es­tran­gu­la­mento fi­nan­ceiro do sector

A si­tu­ação de­nun­ciada pelo Sin­di­cato dos En­fer­meiros Por­tu­gueses é su­bli­nhada pela Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Coimbra do PCP como dei­xando «a des­co­berto a falta de tra­ba­lha­dores, de­sig­na­da­mente en­fer­meiros e mé­dicos nestes es­ta­be­le­ci­mentos, e as di­fi­cul­dades agra­vadas pela pan­demia».

Na base do pro­blema está «o es­tran­gu­la­mento fi­nan­ceiro [do sector]», acres­centa o Par­tido, que sa­li­enta, ainda, que a si­tu­ação se re­pete «no Centro Edu­ca­tivo dos Oli­vais, sob a al­çada da Di­recção-Geral de Rein­serção e Ser­viços Pri­si­o­nais», onde a «gri­tante a falta de tra­ba­lha­dores pro­voca uma enorme so­bre­carga e uma cons­tante mo­bi­li­dade entre vá­rios lo­cais de tra­balho (com jo­vens in­fec­tados e não in­fec­tados)», co­lo­cando em causa a saúde de todos os en­vol­vidos.

Acresce a «clara es­cassez de equi­pa­mentos de pro­tecção in­di­vi­dual, es­sen­ciais nos dias que correm», nota ainda a OR de Coimbra, que, além da «res­posta de fundo que o PCP tem vindo a rei­vin­dicar com um fi­nan­ci­a­mento ade­quado da DGRSP», re­clama «uma res­posta ime­diata que so­lu­cione a falta de as­sis­tência clí­nica aos re­clusos do EPC», bem como o ne­ces­sário re­forço «de meios e de tra­ba­lha­dores no Centro Edu­ca­tivos dos Oli­vais».

Antes do PCP, o Sin­di­cato dos En­fer­meiros Por­tu­gueses de­nun­ciou que em Coimbra, no pe­ríodo noc­turno, os re­clusos se en­con­tram sem qual­quer vi­gi­lância clí­nica, si­tu­ação se­me­lhante ao que su­cede nou­tros es­ta­be­le­ci­mentos pri­si­o­nais, como Pi­nheiro da Cruz.

«A baixa do­tação de postos de tra­balho de en­fer­meiros no mapa de pes­soal é mais evi­dente neste con­texto e im­pe­di­tivo de que os re­clusos di­ag­nos­ti­cados com Covid-19 fi­quem em se­gu­rança até serem trans­fe­ridos para as uni­dades de in­ter­na­mento do Porto e de Ca­xias, ainda que também estes já se en­con­trem so­bre­lo­tados», alerta igual­mente o SEP, para quem «é ur­gente que a DGRSP des­blo­queie a con­tra­tação de mais en­fer­meiros» e pro­ceda à vin­cu­lação de­fi­ni­tiva da­queles que se en­con­tram com vín­culos pre­cá­rios, o que, de resto, o sin­di­cato afirma que tem vindo a rei­vin­dicar com in­sis­tência há cerca de dois anos junto da tu­tela.



Mais artigos de: PCP

Governo satisfaz interesses do Grupo Champalimaud

 

Com a pu­bli­cação do De­creto-Lei que al­tera a Lei Postal, o Go­verno sa­tisfaz os in­te­resses do Grupo Cham­pa­li­maud e con­suma uma ope­ração le­siva dos in­te­resses na­ci­o­nais, acusa o PCP.


Quota actualizada e em dia é garantia de independência

Au­mentar o valor da quota e as­se­gurar o seu pa­ga­mento mensal por um nú­mero maior de mi­li­tantes são ob­jec­tivos da cam­panha «Quota em dia», que cada membro do Par­tido e as or­ga­ni­za­ções devem en­carar como uma pri­o­ri­dade.

Assumir tarefas é cumprir militância

Gonçalo é responsável por uma organização de freguesia num populoso concelho da Área Metropolitana de Lisboa. Não é, no entanto, a primeira vez que, enquanto quadro comunista, assume uma tarefa com algum grau de complexidade. Assim que se inscreveu na Juventude Comunista Portuguesa, dedicou-se...

Semear a Festa

É já no próximo domingo, 13, que arranca a sementeira na Festa do Avante!. Até ao dia 19, sábado, entre as 08h00 e as 17h00, todos podem participar nos trabalhos destinados a cobrir cerca de 9 mil m2 de terreno com um novo manto verde, incluindo no espaço do Palco 25 de Abril. Sozinho, com...

Repovoamento florestal em Ovar

Uma delegação do Partido visitou, a semana passada, a zona de Cortegaça, no Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. Na ocasião constatou que prossegue o abate de pinheiros, operação que estava prevista e decorre de um acordo entre o município, as freguesias e o Instituto da Conservação da...

Reserva agrícola para a Madeira

Melhorar a estrutura fundiária, valorizar e preservar o património natural do arquipélago e promover a biodiversidade, são objectivos da proposta de criação de uma Reserva Agrícola da Região Autónoma da Madeira, que o PCP entregou na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (RAM), explicou o deputado regional...

Investimento e desenvolvimento regional efectivos

A Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP reuniu, sexta-feira, 4, com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e defendeu «a urgência de políticas que promovam o equilíbrio territorial e coesão económica e social, o desenvolvimento regional e o combate às assimetrias, ao...