Utentes da Saúde em luta na Pontinha

Na Pon­tinha, con­celho de Odi­velas, o acesso aos cui­dados de saúde tem vindo a de­gradar-se, sendo cada vez maior o nú­mero de pes­soas sem mé­dico de fa­mília, ad­verte a Co­missão de Utentes da Saúde da fre­guesia.

Falta de in­ves­ti­mento no Ser­viço Na­ci­onal de Saúde

Desde De­zembro de 2021, cerca de 1700 pes­soas já as­si­naram um abaixo-as­si­nado, di­ri­gido ao Go­verno, onde se re­fere, por exemplo, que na Uni­dade de Cui­dados Saúde Per­so­na­li­zados de Pon­tinha/​Ur­meira 5746 utentes não têm mé­dico de fa­mília, uma re­a­li­dade «muito dis­tinta» da Uni­dade de Saúde Fa­mi­liar Novo Mi­rante.

«Há tra­ta­mento di­fe­rente entre utentes e pro­fis­si­o­nais das duas uni­dades de saúde, com grande dis­cri­mi­nação no caso da Pon­tinha/​Ur­meira, o que é ina­cei­tável», con­si­deram os sig­na­tá­rios, con­cluindo que a si­tu­ação «re­sulta da falta de in­ves­ti­mento no Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS)». Neste sen­tido, os utentes exigem do Exe­cu­tivo PS «me­didas que ga­rantam o re­forço do nú­mero de mé­dicos e ou­tros pro­fis­si­o­nais, por forma a ga­rantir o di­reito da po­pu­lação aos cui­dados de saúde».

No dia 7 de Abril, às 17h00, tem lugar uma Tri­buna Pú­blica, junto à Caixa Geral de De­pó­sitos, na Pon­tinha.

Ode­mira
A luta per­sis­tente da po­pu­lação levou a que fosse re­posto o ser­viço de co­lheitas para aná­lises clí­nicas no Centro de Saúde de Ode­mira, uma con­quista que per­mite ao SNS deixar de pagar às em­presas pri­vadas a re­a­li­zação da­quele ser­viço, as­se­gura a Co­missão de Utentes dos Ser­viços Pú­blicos do con­celho.

Em nota di­vul­gada no pas­sado dia 23, os utentes exigem do Go­verno a con­tra­tação de mé­dicos e de en­fer­meiros, entre ou­tros pro­fis­si­o­nais, mas também novas ex­ten­sões de saúde em Sa­boia, São Luís e Vila Nova de Mil Fontes. Na fre­guesia de Lu­zi­abes-Gare re­clama-se a re­a­ber­tura da ex­tensão de saúde.

 



Mais artigos de: Nacional

CPPC no Porto contra a guerra e em defesa da paz e da liberdade

No do­mingo, 27, cen­tenas de pes­soas en­cheram a Praça D. João I, no Porto, para par­ti­cipar na ini­ci­a­tiva Parar a guerra! Dar uma opor­tu­ni­dade à paz!, pro­mo­vida pelo CPPC. Em causa es­teve a de­fesa da paz, da co­o­pe­ração e, também, da li­ber­dade de ex­pressão.

Tarifas exorbitantes em Vila do Conde

Por ocasião do Dia Mundial da Água, a CDU voltou a exigir a redução das «tarifas exorbitantes» de água e saneamento no concelho de Vila do Conde. «Num momento em que assistimos a um brutal aumento do custo de vida, a manutenção dos valores cobrados pela Indaqua em Vila do Conde (os mais altos do País) é inaceitável»,...

Jovens comunistas evocam Saramago

No âmbito do Concurso Literário «Que seria de nós se não sonhássemos», que assinala o centenário do nascimento de José Saramago, no sábado, 26 de Março, a JCP organizou um passeio pelos lugares de Lisboa presentes no romance «O Ano da Morte de Ricardo Reis», evocando a obra do escritor e...