Deputada do PCP no PE com trabalhadores no Algarve

Sandra Pe­reira es­teve no dia 1 de Abril em con­tacto com tra­ba­lha­dores al­gar­vios, ma­ni­fes­tando a so­li­da­ri­e­dade co­mu­nista para com as suas lutas e rei­vin­di­ca­ções, mos­trando que este é o Par­tido que nunca dei­xará de estar ao seu lado.

Sa­lá­rios, di­reitos, car­reiras e pro­dução es­ti­veram no centro das pre­o­cu­pa­ções

A in­tensa jor­nada de tra­balho passou pelo Ae­ro­porto de Faro, onde tra­ba­lha­dores da ANA – Ae­ro­portos de Por­tugal, se con­cen­traram, con­vo­cados pelo SI­TAVA, contra a sus­pensão das con­tri­bui­ções para o fundo de pen­sões e a de­núncia pa­tronal do acordo de em­presa.

Sandra Pe­reira não deixou porém de in­sistir em ques­tões que vão também ao en­contro de ou­tras im­por­tantes as­pi­ra­ções la­bo­rais, caso da «ne­ces­si­dade de va­lo­rizar sa­lá­rios, car­reiras e di­reitos dos tra­ba­lha­dores da avi­ação civil, cada vez mais su­jeitos à des­re­gu­lação de ho­rá­rios, a baixos sa­lá­rios e à pre­ca­ri­e­dade, re­a­li­dades que são in­se­pa­rá­veis dos pro­cessos de pri­va­ti­zação e li­be­ra­li­zação que os go­vernos do PS e do PSD, e a pró­pria União Eu­ro­peia, im­pu­seram ao sector da avi­ação civil».

«A va­lo­ri­zação do tu­rismo na re­gião – prin­cipal ac­ti­vi­dade eco­nó­mica – não pode con­ti­nuar a ser feita à custa de baixos sa­lá­rios e da pre­ca­ri­e­dade», in­sistiu ainda a de­le­gação do PCP, se­gundo re­latou, em nota à im­prensa, a Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Al­garve.

A mesma fonte in­formou, ainda, que em Faro a de­pu­tada do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu en­con­trou-se com as­so­ci­a­ções do sector do táxi, pro­fun­da­mente afec­tado pela es­pe­cu­lação em torno do preço dos com­bus­tí­veis, tendo dado a co­nhecer as pro­postas do PCP.

Nesse mesmo dia 1 de Abril, Sandra Pe­reira es­teve ainda nos con­ce­lhos de Loulé, Castro Marim e Vila Real de Santo An­tónio. No pri­meiro, con­tactou tra­ba­lha­dores do Centro de Dis­tri­buição Postal, a braços com a de­gra­dação das con­di­ções la­bo­rais e do ser­viço desde a pri­va­ti­zação da em­presa; no se­gundo, com pro­du­tores de sal, de­fendeu a va­lo­ri­zação da pro­dução na­ci­onal e re­gi­onal en­quanto factor de pro­gresso e so­be­rania, e rei­terou que o PCP está contra a ro­tu­lagem do sal in­dus­trial como pro­duto bi­o­ló­gico.

Em Vila Real de Santo An­tónio, Sandra Pe­reira in­ter­veio na sessão pú­blica «A guerra na Ucrânia, o papel da UE e a luta pela paz».

Em Por­timão

com en­fer­meiros

Pa­ra­le­la­mente ao pé­riplo de Sandra Pe­reira no Al­garve, uma de­le­gação do Par­tido in­te­grada, entre ou­tros, por Lurdes Melo, eleita na AM de Por­timão, di­rigiu-se aos en­fer­meiros que, dia 1 de Abril, pro­tes­taram frente ao hos­pital da ci­dade, ex­pres­sando-lhes a po­sição do PCP quanto à ne­ces­si­dade de re­forçar o SNS e va­lo­rizar os pro­fis­si­o­nais de Saúde.

A con­cen­tração pro­mo­vida pelo Sin­di­cato dos En­fer­meiros teve como prin­cipal ob­jec­tivo de­nun­ciar o in­cum­pri­mento do acordo, as­si­nado em 2019, para a pro­gressão dos en­fer­meiros, o qual os clí­nicos exigem que a ARS e o Centro Hos­pi­talar Uni­ver­si­tário do Al­garve cum­pram sem de­mora.



Mais artigos de: PCP

«O futuro constrói-se com o PCP» afirmou-se no Seixal e em todo o País

Num grande al­moço co­me­mo­ra­tivo do 101.º ani­ver­sário do PCP, re­a­li­zado no do­mingo, 3, no Seixal, Je­ró­nimo de Sousa ga­rantiu ser este o «Par­tido com que os tra­ba­lha­dores e o povo sempre podem contar em todas as cir­cuns­tân­cias». Por todo o País, mul­ti­plicam-se as ini­ci­a­tivas co­me­mo­ra­tivas.

Candidaturas abertas para o Novos Valores

O Con­curso de Bandas Novos Va­lores, or­ga­ni­zado pela JCP em ar­ti­cu­lação com a Co­missão de Es­pec­tá­culos da Festa do Avante!, já ar­rancou para a edição deste ano da maior ini­ci­a­tiva po­lí­tico-cul­tural na­ci­onal.

Assembleias de Odivelas e Mafra

A Organização Concelhia de Odivelas do PCP realizou, dia 26 de Março, no auditório da Escola Secundária Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, a sua 7.ª assembleia. A antecipar o plenário, decorreram, nos últimos meses, 12 reuniões electivas e de discussão da resolução política, aprovada por unanimidade. Por...

AdRA motiva preocupação

Uma delegação do PCP reuniu, no final de Março, com a comissão sindical do STAL na Águas da Região de Aveiro, cujos trabalhadores continuam a contestar a não actualização dos salários, a ausência de valorização profissional e de progressão na carreira, e a cada vez mais frequente contratação de serviços externos por...

PCP na luta dos vigilantes

Uma delegação do PCP que integrava Tiago Dores, da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, esteve, dia 29, na concentração dos vigilantes que trabalham para a Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), os quais se encontram há praticamente um mês sem acesso ao posto de trabalho, indemnização...

Agentes culturais reclamam direitos

A Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP promoveu, dia 26 de Março, na sede da Associação Tripa, um encontro com agentes culturais. Quase uma vintena compareceu na iniciativa e testemunhou as dificuldades e consequências da falta de investimento público no sector, praticamente abandonado pelos sucessivos governos PSD e...

Um Partido singular que tentam calar

O fim-de-semana que passou foi marcado por uma intensa actividade do Partido. Entre muitas iniciativas que se realizaram de Norte a Sul do País, destacaram-se a Assembleia da Organização Regional de Braga e o almoço de aniversário no Seixal, ambos com a participação do Secretário-geral. O PCP é um partido...

Militar na luta, sempre!

Fortunato formalizou a sua militância no Partido que foi sempre o seu, em cuja intervenção política e social participa desde que se conhece, como fez questão de frisar mais do que uma vez. Operário da indústria automóvel, desde criança que vive o quotidiano de luta, as iniciativas e os objectivos do PCP, a forma de...