Acção Nacional de Luta no dia 10 de Maio contra o aumento do custo de vida

A Con­fe­de­ração Na­ci­onal de Re­for­mados, Pen­si­o­nistas e Idosos – MURPI e a Inter-Re­for­mados/​CGTP-IN vão re­a­lizar no dia 10 de Maio uma Acção Na­ci­onal de Luta contra o au­mento do custo de vida, pelo au­mento real das re­formas e sa­lá­rios, pelo re­forço da Se­gu­rança So­cial e por me­lhores ser­viços pú­blicos de saúde.

A de­cisão foi to­mada no pas­sado dia 7, numa reu­nião con­junta das duas or­ga­ni­za­ções para ana­lisar a si­tu­ação dos re­for­mados, pen­si­o­nistas e idosos.

 

Ma­deira

No dia 5 de Abril, no Fun­chal, a CDU de­sen­volveu uma acção de con­tactos com a po­pu­lação sobre a es­ca­lada de preços e o au­mento do custo de vida. «É pre­ciso as­se­gurar a dig­ni­dade de quem pre­cisa de ga­rantir a ali­men­tação da sua fa­mília e não vê so­lu­ções de­fi­ni­tivas nas pro­postas apre­sen­tadas pelos governos, quer seja na Re­pú­blica ou na Re­gião, porque estas me­didas não passam de pensos rá­pidos, para uma fe­rida que é de­ma­siado pro­funda e que se agrava a cada dia que passa», frisou Her­landa Amado, eleita na As­sem­bleia Mu­ni­cipal do Fun­chal.

 

Li­toral Alen­te­jano

Na re­gião do Li­toral Alen­te­jano foi re­cen­te­mente cons­ti­tuído o Mo­vi­mento «Sempre os mesmos a pagar – Contra o au­mento do custo de vida», para exigir do Go­verno que «os com­bus­tí­veis, a ali­men­tação, os trans­portes, os me­di­ca­mentos, as rendas e todos os bens es­sen­ciais te­nham preços justos e su­por­tá­veis». Este or­ga­nismo con­si­dera «inad­mis­sível» que em­presas como a Galp, a SONAE, o Pingo Doce, a EDP e os bancos «te­nham ob­tido lu­cros as­tro­nó­micos, en­quanto os sa­lá­rios, as re­formas e as pen­sões têm um valor muito pe­queno em re­lação ao custo de vida».




Mais artigos de: Nacional

Associação Gagárin debateu urgência da paz na Ucrânia

Ao con­vite da As­so­ci­ação Iúri Ga­gárin para a sessão-de­bate sobre «a si­tu­ação na Ucrânia e a ur­gência da paz», no dia 9,res­pon­deram mais de três de­zenas de pes­soas e quase me­tade to­maram a pa­lavra.

Acções do CPPC pela paz

O CPPC promoveu, no dia 5, um debate em Matosinhos intitulado «Paz – urgência do nosso tempo». Participaram a presidente da direcção do CPPC, Ilda Figueiredo, o professor e antigo jornalista Rui Pereira e José Pedro Rodrigues, consultor de comunicação. Nas intervenções dos oradores, como nas questões e comentários...

«Que seria de nós se não sonhássemos?» com prazo alargado

A JCP alargou para 1 de Maio o prazo para entrega de candidaturas do Concurso Literário «Que seria de nós se não sonhássemos?», inserido na comemoração do centenário de nascimento de José Saramago. O regulamento do concurso estipula que «pode participar qualquer pessoa com idade igual ou...

Novas competências para Almada fazem disparar a despesa do município

A trans­fe­rência de com­pe­tên­cias na área da Edu­cação para o mu­ni­cípio de Al­mada, que es­pera re­ceber 15,7 mi­lhões de euros da Ad­mi­nis­tração Cen­tral, levou a mai­oria PS-PSD a rever o Or­ça­mento Mu­ni­cipal em 35,5 mi­lhões de euros.

PME consideram Programa governamental «absolutamente desajustado»

Para Confederação Portuguesa das Pequenas e Médias Empresas (CPPME), o Programa do XXII Governo Constitucional está «absolutamente desajustado» e «define objectivos virtualmente inatingíveis». «As metas de redução do défice orçamental, de 2,8 para 0,7 por cento, entre 2021 e 2023, e de um...

Paragem inaceitável na Linha do Oeste

Para a Comissão para a Defesa da Linha do Oeste é «inaceitável» que as obras em curso no troço da Linha do Oeste, entre Meleças e Torres Vedras, estejam paradas por decisão do consórcio responsável pela execução do projecto de modernização e electrificação daquela parte do eixo ferroviário, independentemente das suas...