Eunice Muñoz deixa rico legado

A actriz Eunice Muñoz, nome maior do teatro português, faleceu no dia 15, aos 93 anos.

Nascida a 30 de Julho de 1928, na Amareleja, concelho de Moura, Beja, numa rua que tem hoje o seu nome, Eunice do Carmo Munhoz descende de uma família de três gerações de actores – os espanhóis Muñoz, no teatro, e dos sicilianos Cardinalli, no circo.

Veio para Lisboa em 1934 e estreou-se, em 1941, aos 13 anos, no Teatro Nacional D. Maria II. Foi na companhia Rey Colaço – Robles Monteiro que actuou em Vendaval, de Virgínia Vitorino.

Com apenas 14 anos entra no Conservatório de Lisboa, terminando o curso de Teatro aos 17, com uma média final de 18 valores. Após uma carreira de 80 anos, que enriqueceu o cenário cultural português, o seu percurso soma mais de 120 peças, quase três dezenas de companhias, mais de dez prémios. Já no cinema e na televisão, o seu nome está associado a mais de 80 produções de ficção, entre filmes, telenovelas e programas de comédia.

Destacam-se os prémios de Carreira da Academia Portuguesa de Cinema (em 2015) e as distinções de Oficial da Ordem Militar de Sant’lago (em 1981), grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (em 1991) e a Grã Cruz da Ordem de Mérito (em 2018). Em 1990, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural e, em 2009, foi galardoada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Évora.

Figura maior da cultura nacional, Eunice Muñoz dizia que em 1974 tinha visto «Portugal renascer às mãos de quem lhe queria bem (…). Direi ao fascismo disfarçado, até que não possa dizer mais, não, não passarão». «Eu e toda a minha geração apanhámos efectivamente esse corte medonho [censura], como quem tira um bocado duma perna», disse Eunice Muñoz à agência Lusa, referindo-se à ditadura que marcou 33 anos do seu percurso profissional.

«Esse repertório proibido fez muita falta», acrescentou, exemplificando com Mãe Coragem, de Bertolt Brecht, que só interpretou em 1986, no Teatro Aberto, mas também com a Cantora Careca, de Ionesco, que nunca representou.

 



Mais artigos de: Aconteceu

Biblioteca de Grândola distinguida

A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola foi premiada com uma menção honrosa na Categoria de Empreendimentos Colectivos, na cerimónia do Prémio Nacional do Imobiliário de 2022. Inaugurada em Abril de 2021, com a assinatura dos arquitectos Matos Gameiro e Pedro Domingos, esta obra da autarquia CDU tem sido...

Ajuda internacional para eliminar minas

No Dia Internacional de Consciencialização sobre os Perigos das Minas Terrestres, o Vietname pediu mais ajuda à comunidade mundial para eliminar estes e outros explosivos não detonados no seu território. Numa cerimónia relacionada com esta data, o coronel Nguyen Hanh Phuc, subdirector-geral do Centro Nacional de Acção...