Ajuda internacional para eliminar minas

No Dia In­ter­na­ci­onal de Cons­ci­en­ci­a­li­zação sobre os Pe­rigos das Minas Ter­res­tres, o Vi­et­name pediu mais ajuda à co­mu­ni­dade mun­dial para eli­minar estes e ou­tros ex­plo­sivos não de­to­nados no seu ter­ri­tório.

Numa ce­ri­mónia re­la­ci­o­nada com esta data, o co­ronel Nguyen Hanh Phuc, sub­di­rector-geral do Centro Na­ci­onal de Acção contra Bombas e Minas, lem­brou que cerca de quatro mi­lhões de vi­et­na­mitas mor­reram por causa do re­ben­ta­mento dessas armas nos tempos da guerra anti-co­lo­ni­a­lista.

No pe­ríodo pós-guerra, desde 1975, mais de 40 mil pes­soas per­deram a vida e cerca de 60 mil foram fe­ridas e fi­caram mu­ti­ladas ao en­trar em con­tacto com estas mu­ni­ções por ex­plodir.

Hoje, uma área su­pe­rior a 17 por cento da su­per­fície ter­restre do Vi­et­name ainda está co­berta com estes meios de des­truição e o país ne­ces­sita des­tinar mi­lhões de dó­lares todos os anos para a des­con­ta­minar.



Mais artigos de: Aconteceu

Eunice Muñoz deixa rico legado

A actriz Eunice Muñoz, nome maior do teatro português, faleceu no dia 15, aos 93 anos. Nascida a 30 de Julho de 1928, na Amareleja, concelho de Moura, Beja, numa rua que tem hoje o seu nome, Eunice do Carmo Munhoz descende de uma família de três gerações de actores – os espanhóis Muñoz, no teatro, e dos sicilianos...

Biblioteca de Grândola distinguida

A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola foi premiada com uma menção honrosa na Categoria de Empreendimentos Colectivos, na cerimónia do Prémio Nacional do Imobiliário de 2022. Inaugurada em Abril de 2021, com a assinatura dos arquitectos Matos Gameiro e Pedro Domingos, esta obra da autarquia CDU tem sido...