Proteger as crianças valorizar os pais

Não basta pro­clamar a in­tenção de pro­mover a na­ta­li­dade e a me­lhoria das con­di­ções de vida das cri­anças e jo­vens. São pre­cisas me­didas efi­cazes nesse sen­tido, in­siste o PCP.

O em­po­bre­ci­mento das cri­anças de­corre do em­po­bre­ci­mento dos pais


Esta foi uma ideia-chave que emergiu da vi­sita que an­te­ontem de manhã Je­ró­nimo de Sousa re­a­lizou ao Ins­ti­tuto de Apoio à Cri­ança, na qual se fez acom­pa­nhar por Mar­ga­rida Bo­telho, do Se­cre­ta­riado do PCP, e Ana Sofia, da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa.

Va­lo­ri­zando muito o papel e tra­balho que a ins­ti­tuição leva a cabo há anos, o Se­cre­tário-geral do Par­tido deu conta do agra­va­mento da si­tu­ação que lhe foi trans­mi­tido pela di­recção do IPC, cujos meios são es­cassos face às so­li­ci­ta­ções e ne­ces­si­dades a que tem de res­ponder.

O di­ri­gente co­mu­nista des­tacou, igual­mente, que é evi­dente que o dé­fice de­mo­grá­fico que hoje existe em Por­tugal re­sulta da he­si­tação de muitos jo­vens em ter fi­lhos. A pre­ca­ri­e­dade dos vín­culos la­bo­rais, a com­pressão de di­reitos e os baixos ren­di­mentos que au­ferem, são des­mo­ti­va­dores da in­tenção de alargar a fa­mília. Por isso la­mentou a re­cusa rei­te­rada do Go­verno em va­lo­rizar os sa­lá­rios.

Mais a mais, sa­li­entou ainda Je­ró­nimo de Sousa, tendo em conta a in­flação que aí está, a «comer os au­mentos pre­vistos» e a pers­pec­tivar que estes «vão ficar cada vez mais curtos para fazer face à vida».

Além de cri­ticar o exe­cu­tivo do PS por não atacar o em­po­bre­ci­mento das cri­anças e jo­vens que de­corre do em­po­bre­ci­mento dos res­pec­tivos pais, o Se­cre­tário-geral do PCP acusou também o Go­verno de, no quadro do Or­ça­mento do Es­tado, re­co­nhecer a gra­tui­ti­dade das cre­ches mas não a ma­te­ri­a­lizar em toda a sua ple­ni­tude, já que, in­sistiu, falta aco­lher e di­na­mizar uma rede pú­blica capaz de con­cre­tizar a me­dida que teve como pro­po­nente o PCP.



Mais artigos de: PCP

No Porto e em Serpa confirma-se que a resposta está na saúde pública

A luta contra o cancro deve as­sentar numa po­lí­tica de saúde pú­blica in­te­grada, rei­terou o PCP após uma jor­nada de­di­cada ao tema no dis­trito do Porto. No mesmo dia, o Par­tido também in­sistiu na ur­gência de rein­te­grar o Hos­pital de Serpa no SNS.


Limpeza na RTP ilustra «selvajaria» no sector

Dez tra­ba­lha­dores que prestam ser­viço de lim­peza nas ins­ta­la­ções da RTP estão con­fron­tados com des­pe­di­mentos sel­va­gens, de­nun­ciou a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa (DORL) do PCP.

Trabalho e água pública em jornada com Pimenta Lopes

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, contactou com trabalhadores de explorações agrícolas, na sua maioria imigrantes, no concelho de Odemira. Na jornada constatou a sobre-exploração a que estão sujeitos – sem contrato ou com o vínculo retido pelo patrão, sem direito a...

Empresa de Cervejas da Madeira

O PCP considera que têm razão os trabalhadores da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM), que nos dias 13 e 14 cumpriram uma greve em defesa da sua valorização salarial e da melhoria das condições de trabalho. Na ECM não se registam aumentos desde 2019 e a administração avançou com uma proposta de crescimento salarial de...

Máscara sem justificação

«O PCP considera que não há razões que justifiquem o prolongamento da obrigação do uso de máscara nas escolas, que se mantém há cerca de dois anos. A evolução epidémica e o avanço do processo de vacinação alteraram substancialmente as razões que levaram à determinação do uso obrigatório de máscara», considera o Partido,...

A esperança tem Partido

Natural da Guarda, com raízes familiares em Mértola, Aniceto trabalha numa cadeia de comida rápida no Barreiro. Foi a alternativa que encontrou para se manter na Área Metropolitana de Lisboa, onde se concentra o trabalho na sua área de formação: cinema e televisão. Pretende, de resto, fazer carreira como guionista e foi...

Às ordens do dono

Os últimos dias tiveram o condão de tornar impossível ignorar o grupo neonazi ucraniano Batalhão Azov. Não que seja o único, mas o Azov assume um lugar de honra no que à infâmia diz respeito, seja pela forma despudurada como assume, da simbologia à prática, a herança da ocupação nazi e das forças colaboracionistas com os...

Américo Leal evocado em Setúbal

O centenário do nascimento de Américo Leal, que este ano se assinala, é evocado no próximo sábado no Edifício Arrábida, em Setúbal. Para as 10h00 está marcada a inauguração de uma exposição evocativa da vida e da luta deste dedicado militante comunista, resistente antifascista e construtor de Abril.