Inflação galopante reclama medidas urgentes

O PCP reagiu, na terça-feira, 31, aos dados divulgados pelo INE sobre o crescimento da inflação, realçando a necessidade de se adoptarem «medidas urgentes que assegurem a recuperação e valorização do poder de compra».

É preciso travar o aproveitamento que o grande capital faz da situação

Lusa

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, verificou-se um aumento de oito por cento de variação homóloga no mês de Maio e 5,6 por cento de inflação acumulada desde o início do ano. Para o PCP, confirma-se o impacto da subida generalizada dos preços e a necessidade de medidas urgentes que assegurem a recuperação e valorização do poder de compra por parte dos trabalhadores e do povo português.

O PCP salienta a expressão particular que a subida dos preços assume nos bens energéticos e alimentares, lembrando que a mesma já vem do segundo semestre do ano passado. No entanto, denuncia, a inflação é «mais vasta e atinge de forma particularmente violenta as camadas da população com rendimentos mais baixos».

Lembrando a recente aprovação do Orçamento do Estado, o PCP realça que a vida está já a demonstrar que esse documento e o que ele consagra não servem para «responder a uma situação de agravamento diário dos preços», que corrói o poder de compra, atinge o mercado interno e engorda os lucros dos grupos económicos. O Partido sublinha ainda que o «aproveitamento pelo grande capital, quer da epidemia, quer da guerra e das sanções é descarado».

Assim, propõe, são precisas medidas urgentes para interromper o empobrecimento acelerado de parte da população, o agravamento da exploração e a especulação. Desde logo, o aumento geral dos salários – dos sectores privado e público –, incluindo um aumento extraordinário do Salário Mínimo Nacional para 800 euros em Julho. E, ao mesmo tempo, um aumento que reponha o poder de compra de todas as pensões, com um valor mínimo de 20 euros.

Para o PCP, há ainda que «avançar para a regulação dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares, impondo preços máximos, tal como da habitação». Nada fazer, como pretendem PS, PSD, Chega e IL, «é ser conivente com o escandaloso aproveitamento que os grupos económicos estão a fazer da actual situação», denuncia.



Mais artigos de: PCP

PCP exige direitos para crianças e pais

Ontem, 1 de Junho, o Secretário-geral do PCP assinalou o Dia Mundial da Criança com uma visita ao Espaço Educativo da Baixa da Banheira – A Voz do Operário, onde exigiu políticas que privilegiem o bem-estar dos trabalhadores e dos seus filhos.

Um recinto amplo e apetecível à disposição das populações

  A Quinta da Atalaia, que anualmente acolhe a Festa do Avante!, é regularmente cedida a diferentes entidades para que aí possam promover as suas actividades e para que a comunidade possa desfrutar daquele aprazível espaço. Depois de, durante dois anos consecutivos, ter sido aí assinalado o...

Assembleias são expressão da democracia interna do PCP

Para além das assembleias de âmbito regional, de que damos conta noutras páginas deste jornal, estão a realizar-se um pouco por todo o País assembleias de organizações concelhias do Partido, expressão ímpar da sua democracia interna.

PCP valoriza importância estratégica dos bombeiros

Uma delegação do PCP reuniu, no dia 20, com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Águeda e de Aveiro «Velhos» com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre a realidade em que estas associações actuam. A partir desses encontros, que contaram com a presença de Sandra Pereira, deputada do PCP no...

Encontrar na juventude a semente da luta

Manuel tem apenas 17 anos. Estuda na Escola Secundária Garcia de Orta e é natural de Matosinhos. Conta que desde muito cedo começou a ouvir falar do Partido. Na sua casa, que sempre foi de esquerda, ouvia-se falar do PCP de um modo positivo, principalmente o seu avô, militante comunista. No entanto, não foi esse o...

As Edições Avante! ao serviço da democracia e do progresso social

No próximo sábado, 4, realiza-se pelas 15h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa, a iniciativa As Edições Avante! ao serviço da democracia e do progresso social, organizada pelo Partido Comunista Português e pela Editorial Avante!, que contará com a participação do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa. Com esta...

Festa em Linha até 16 de Junho

Arrancou ontem, 1 de Junho, a terceira edição da Festa em Linha de Livros Desalinhados, que decorre até dia 16 de Junho no site das Edições Avante!. A festa do livro online traz novidades, pechinchas e conversas para abrir clareiras ao futuro! Juntam-se aos livros das Edições Avante! os de outras editoras e amigos, como...