PCP apoia comunistas indianos e sudaneses

O Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês ma­ni­festou so­li­da­ri­e­dade com o Par­tido Co­mu­nista da Índia (Mar­xista) e com o Par­tido Co­mu­nista Su­danês, alvos de ata­ques vi­o­lentos nos seus países.

Na Índia e no Sudão, os co­mu­nistas foram alvo de vi­o­lentos ata­ques

Tendo co­nhe­ci­mento do aten­tado à bomba contra o ga­bi­nete do Co­mité do Es­tado de Ke­rala do Par­tido Co­mu­nista da Índia (Mar­xista), per­pe­trado no pas­sado dia 30 de Junho, em Thi­ru­va­nantha­puram, o PCP en­viou uma men­sagem ao PCI(M) em que ex­pressou a sua ve­e­mente con­de­nação deste vi­o­lento acto cri­mi­noso, exi­gindo que os seus res­pon­sá­veis sejam le­vados à jus­tiça e res­pon­sa­bi­li­zados.

De­nun­ci­ando as tác­ticas de vi­o­lência que vá­rias forças e grupos cri­mi­nosos uti­lizam contra o PCI(M), no­me­a­da­mente contra os seus mem­bros eleitos no go­verno do Es­tado de Ke­rala, o PCP con­si­derou que estas ac­ções com­provam o ca­rácter an­ti­co­mu­nista e an­ti­de­mo­crá­tico dessas forças, que visam de­ses­ta­bi­lizar o go­verno da Frente De­mo­crá­tica de Es­querda, em Ke­rala, que con­quistou a con­fi­ança do povo deste Es­tado in­diano.

O PCP ex­pressou ainda a sua so­li­da­ri­e­dade ao PCI(M) e a todos os co­mu­nistas e de­mo­cratas que saíram às ruas para con­denar este crime e de­fender a de­mo­cracia, assim como à sua luta contra os cres­centes ata­ques às con­di­ções de vida e a ins­ti­gação ao ódio e à vi­o­lência pro­mo­vidos pelo Par­tido do Povo In­diano (BJP) – que go­verna a Índia – e para de­fender a Re­pú­blica Cons­ti­tu­ci­onal de­mo­crá­tica se­cular, a Cons­ti­tuição, a de­mo­cracia, os di­reitos de­mo­crá­ticos e as li­ber­dades.

Já na men­sagem de so­li­da­ri­e­dade que di­rigiu ao Par­tido Co­mu­nista Su­danês, o PCP ex­pressou a sua con­de­nação do cerco à sede do PCS, do ataque contra os mem­bros deste par­tido pelas forças de se­gu­rança e da vi­o­lenta re­pressão contra as forças de­mo­crá­ticas e re­vo­lu­ci­o­ná­rias do Sudão que exigem o es­ta­be­le­ci­mento de um go­verno civil no seu país.

Na men­sagem, o PCP re­a­firmou a sua so­li­da­ri­e­dade ao povo su­danês na luta pela de­mo­cracia e li­ber­dade e contra o papel e a re­pressão exer­cida pelo ac­tual poder mi­litar.

 



Mais artigos de: Internacional

Visita de Biden ao Médio Oriente para reforçar domínio na região

Re­forçar a he­ge­monia dos EUA no Médio Ori­ente, re­novar o apoio total a Is­rael, di­na­mizar ali­anças mi­li­tares entre Te­la­vive e Es­tados árabes, levar a Arábia Sau­dita a au­mentar a pro­dução de pe­tróleo, tentar isolar o Irão e barrar o ca­minho à China e Rússia – foram ob­jec­tivos da vi­sita de Joe Biden à re­gião.

China denuncia provocações dos EUA em Taiwan

Se a presidente do Congresso norte-americano, Nancy Pelosi, visitar Taiwan isso representará uma «grave violação do princípio de uma só China», oficialmente defendido pelos Estados Unidos da América. A afirmação, proferida na terça-feira, 19, é do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da República Popular da...

O primeiro mês

Passou um mês desde que o Supremo Tribunal dos EUA destruiu a protecção federal à interrupção voluntária da gravidez. Há um mês, com um simples assomo de papel, seis juízes não eleitos sobrepuseram-se à opinião de 70 por cento da população e abriram de par em par os portões da barbárie, soltando, contra 40 milhões de...