Construir o aeroporto em Alcochete é a melhor opção

O Jardim do Campo Grande aco­lheu, no dia 29 de Julho, um de­bate pro­mo­vido pelo PCP, sobre «O novo Ae­ro­porto de Lisboa». O Campo de Tiro de Al­co­chete é a «al­ter­na­tiva viável».

De­sac­ti­vação fa­seada do Ae­ro­porto Hum­berto Del­gado

A ini­ci­a­tiva contou com a pre­sença de João Fer­reira, ve­re­ador do PCP na Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa, e teve como ob­jec­tivo dar a co­nhecer a pro­posta que será dis­cu­tida e vo­tada em sede de Reu­nião de Câ­mara, in­ti­tu­lada «Novo Ae­ro­porto de Lisboa: me­didas a tomar tendo em vista a sua con­cre­ti­zação e a de­sac­ti­vação fa­seada do Ae­ro­porto Hum­berto Del­gado».

A pro­posta apre­sen­tada pelo Par­tido pre­tende man­datar o pre­si­dente da Câ­mara de Lisboa, Carlos Mo­edas, para dis­cutir com o Go­verno o en­cer­ra­mento fa­seado da Por­tela e as­sumir o Campo de Tiro de Al­co­chete como a al­ter­na­tiva viável para a cons­trução do novo Ae­ro­porto de Lisboa. Para os co­mu­nistas, de­verá ainda ser re­a­li­zada uma cam­panha de sen­si­bi­li­zação da po­pu­lação sobre os im­pactos na saúde da po­pu­lação e no am­bi­ente de­cor­rentes do fun­ci­o­na­mento do Ae­ro­porto Hum­berto Del­gado, tendo por re­fe­rência os vo­lumes de trá­fego ac­tuais e pre­vi­sí­veis no fu­turo pró­ximo.

Mon­tijo não!
No do­mingo, 31, a Pla­ta­forma Cí­vica Ae­ro­porto BA6 – Mon­tijo Não levou a cabo um pas­seio flu­vial entre a Baía do Seixal e a zona fron­teira à pista 01 da BA6 (Base Aérea do Mon­tijo), sob o mote «Uma imagem vale mais que 1000 pa­la­vras». A ini­ci­a­tiva pre­tendeu chamar à atenção para os im­pactos da lo­ca­li­zação do novo ae­ro­porto de Lisboa na BA6, entre os quais o que está as­so­ciado às li­mi­ta­ções para o trá­fego das em­bar­ca­ções tí­picas do Tejo no Canal do Mon­tijo. Esta acção contou com a pre­sença dos pre­si­dentes das câ­maras do Seixal e de Be­na­vente. Apesar de con­vi­dados, não com­pa­re­ceram os re­pre­sen­tantes das po­pu­la­ções de Lisboa, Loures, Bar­reiro, Moita, Mon­tijo e Al­co­chete.

Para esta Pla­ta­forma, a opção Por­tela+Mon­tijo «sig­ni­fica andar para trás» e «não re­solve» um «de­sígnio an­tigo e uma ne­ces­si­dade pre­mente que é re­tirar o Ae­ro­porto de dentro e do centro da ci­dade de Lisboa». «Há 14 anos que o País tem uma so­lução es­tu­dada, apro­vada, com contas feitas e pro­jectos que per­mi­tiam a sua exe­cução. Há 12 anos que Por­tugal tem uma so­lução que contou com uma De­cla­ração de Im­pacte Am­bi­ental pu­bli­cada e que vi­gorou até De­zembro de 2020 e que e só não con­ti­nuou em vigor porque a con­ces­si­o­nária e o Go­verno assim o não qui­seram», re­corda a Pla­ta­forma, re­fe­rindo-se ao Campo de Tiro de Al­co­chete: «uma so­lução de fu­turo». «O pre­sente e o fu­turo não per­do­arão os que, por in­su­fi­ci­ente von­tade, tei­maram em fazer valer uma opção que, em tudo, está em con­tra­ciclo com as afir­ma­ções», con­clui a Pla­ta­forma.

 



Mais artigos de: Nacional

Fraternidade e partilha de experiências no Acampamento pela Paz

Cen­tenas de jo­vens de todo o País par­ti­ci­param, de 29 a 31 de Julho, no Acam­pa­mento pela Paz, que teve lugar em Évora. Foram três dias de con­vívio, de­bate, mú­sica, des­porto, so­li­da­ri­e­dade e co­o­pe­ração entre os povos.

MURPI contra encerramentosnos CTT

«Os re­for­mados, pen­si­o­nistas e idosos são os que mais so­frem com o en­cer­ra­mento das es­ta­ções dos CTT», sa­li­enta o MURPI, que re­clama do Go­verno a re­versão da pri­va­ti­zação dos Cor­reios.

Reformados da Madeira exigem acréscimo extraordinário às pensões

A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Região da Madeira (ARPIRAM) apresentou, no dia 27 de Julho, ao Governo da Madeira a exigência de um acréscimo extraordinário regional às pensões de reforma como forma de fazer face ao aumento do custo de vida. A ARPIRAM coloca como meta mais...

CDU reivindica melhores cuidados de saúde no Oeste do distrito de Lisboa

Uma delegação da CDU, com eleitos nas autarquias e Bernardino Soares, dirigente do PCP, entregou no Ministério da Saúde mais de quatro mil assinaturas reivindicando a colocação de mais médicos e enfermeiros e a construção do novo Hospital do Oeste. A CDU exige ao Governo a resolução dos...

CPPC recebe novo representante da Frente Polisário em Portugal

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) recebeu, dia 27 de Julho, na Casa da Paz, em Lisboa, Omar Mih, representante da Frente Polisário em Portugal. Na reunião, em que participaram Ilda Figueiredo e Julie Neves, da Direcção Nacional do CPPC, foram abordados aspectos da questão do Sahara Ocidental, que tem...