Cuba enfrenta enorme incêndio em tanques de combustível em Matanzas

Bom­beiros e es­pe­ci­a­listas de Cuba, Mé­xico e Ve­ne­zuela estão a com­bater um vi­o­lento in­cêndio, pro­vo­cado por um raio, no dia 5, em de­pó­sitos de com­bus­tível na ci­dade de Ma­tanzas.

Ve­ne­zuela e Mé­xico en­vi­aram equipas de bom­beiros e pe­ritos para ajudar a com­bater o fogo

Na terça-feira, 9, o quarto dia de com­bate ao in­cêndio na base de de­pó­sitos de com­bus­tível em Ma­tanzas, em Cuba, co­meçou com o re­torno dos he­li­cóp­teros que der­ramam mi­lhares de to­ne­ladas de água na zona do si­nistro.

São apa­re­lhos da Força Aérea Re­vo­lu­ci­o­nária que re­co­lhem a água na baía de Ma­tanzas, onde se lo­ca­liza a maior ins­ta­lação de ar­ma­ze­nagem e trans­vase de com­bus­tível da ilha ca­ri­benha. Na ope­ração de com­bate às chamas par­ti­cipam também aviões-cis­terna.

Re­lata a Prensa La­tina que da zona de de­sastre le­van­tava-se nesse dia uma co­luna de fumo es­curo e que o vento, so­prando menos forte, po­deria ajudar os bom­beiros e pe­ritos cu­banos, me­xi­canos e ve­ne­zu­e­lanos, unidos nos es­forços para su­focar o fogo de grandes pro­por­ções.

De acordo com o te­nente-co­ronel Ale­xander Ávalo, se­gundo chefe do Corpo de Bom­beiros, as altas tem­pe­ra­turas, o fumo, a pouca vi­si­bi­li­dade e a força do vento di­fi­cultam o bom­bar­de­a­mento com es­puma e ou­tros pro­dutos quí­micos a cha­mada zona quente.

Mantém-se, en­tre­tanto, a mo­ni­to­ri­zação da qua­li­dade do ar na zona e as au­to­ri­dades instam a con­ti­nu­ação de ac­ções pre­ven­tivas pe­rante esta con­tin­gência iné­dita em Cuba.

As au­to­ri­dades de saúde in­di­caram que não se re­gis­taram im­pactos ne­ga­tivos na po­pu­lação pela nuvem de fumo que per­siste e se es­tende para Oci­dente.

O si­nistro co­meçou na sexta-feira, 5, à tarde, e pro­vocou a morte de um bom­beiro, ha­vendo 14 de­sa­pa­re­cidos. Foram aten­didas nos hos­pi­tais de Ma­tanzas e de Ha­vana mais de uma cen­tena de pes­soas, que na sua mai­oria já ti­veram alta.

A causa do in­cêndio foi um raio que atingiu um dos de­pó­sitos, pro­vo­cando o in­cêndio. Nesta época do ano, entre Julho e Se­tembro, é fre­quente a ocor­rência de tem­pes­tades eléc­tricas, sendo Cuba um dos países mais afec­tados por estes fe­nó­menos na­tu­rais.

So­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­onal

Poucas horas após o de­fla­grar do in­cêndio em Ma­tanzas, o go­verno de Cuba so­li­citou ajuda in­ter­na­ci­onal. A ilha co­meçou já a re­ceber do­na­tivos, prin­ci­pal­mente em me­di­ca­mentos, equi­pa­mentos para en­frentar o fogo e ali­mentos.

O ae­ro­porto in­ter­na­ci­onal de Va­ra­dero está a re­ceber voos, a maior parte pro­ce­dente do Mé­xico e da Ve­ne­zuela, que en­vi­aram bri­gadas es­pe­ci­a­li­zadas no en­fren­ta­mento deste tipo de de­sas­tres.

Vá­rios países, ins­ti­tui­ções, or­ga­nismos do sis­tema das Na­ções Unidas e mo­vi­mentos de so­li­da­ri­e­dade têm feito chegar men­sa­gens de apoio, ma­ni­fes­tando a dis­po­sição de co­o­perar a partir das ne­ces­si­dades da nação cu­bana.

Em Cuba, ou­tras zonas do país têm en­viado equi­pa­mento e re­cursos hu­manos, do­na­tivos e dá­divas de sangue, mos­trando so­li­da­ri­e­dade com Ma­tanzas. O pre­si­dente Mi­guel Díaz-Canel e ou­tros di­ri­gentes estão a ar­ti­cular com as au­to­ri­dades pro­vin­ciais todas as ope­ra­ções.


Fra­ternal so­li­da­ri­e­dade
dos co­mu­nistas por­tu­gueses

O Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês en­viou ao Par­tido Co­mu­nista de Cuba, no dia 8, a se­guinte men­sagem:

«Pe­rante o grave in­cêndio de de­pó­sitos de com­bus­tível em Ma­tanzas e as suas trá­gicas con­sequên­cias, que­remos trans­mitir-vos a fra­ternal so­li­da­ri­e­dade dos co­mu­nistas por­tu­gueses e ex­pressar o nosso pesar pela perda de vidas hu­manas, fe­ridos e de­sa­pa­re­cidos. Trans­mi­timos também o nosso apreço aos tra­ba­lha­dores que com grandes riscos se em­pe­nham no com­bate ao in­cêndio. Fa­zemos votos para que os grandes es­forços para im­pedir a pro­pa­gação do in­cêndio sejam co­ro­ados de êxito e este seja ex­tinto o mais ra­pi­da­mente pos­sível.

Ex­pres­samos a nossa pro­funda con­fi­ança em que o povo cu­bano, em­pe­nhado na de­fesa da sua re­vo­lução so­ci­a­lista, ven­cerá mais esta dura pro­vação».



Mais artigos de: Internacional

China afirma e protege a soberania nacional

A des­lo­cação da pre­si­dente da Câ­mara de Re­pre­sen­tantes dos EUA a Taiwan não é as­sunto de de­mo­cracia mas de so­be­rania e in­te­gri­dade ter­ri­to­rial da China. Pe­quim con­si­dera a vi­sita da con­gres­sista uma vi­o­lação se­vera do prin­cípio de «uma só China» e re­a­firma que Taiwan é uma parte ina­li­e­nável da China.

Partido Comunista Colombiano saúda novo governo de mudança

O Partido Comunista Colombiano (PCC), integrante do Pacto Histórico, saudou o presidente Gustavo Petro e a vice-presidente Francia Márquez pela tomada de posse dos mais altos dirigentes da República da Colômbia, no dia 7, em Bogotá. Em comunicado do seu Comité Central, o PCC saudou também o novo gabinete ministerial...

Congresso do PAIGC marcado para Agosto

O 10.º Congresso do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) terá lugar em Bissau de 19 a 21 deste mês. A convocatória da reunião magna foi anunciada no final de uma reunião extraordinária do comité central do partido, realizada na passada sexta-feira, 5, na sua sede, na capital. O presidente...

EUA «advertem» países africanos

Os Estados Unidos da América lançaram mais uma ofensiva política e diplomática em África, procurando minar as relações dos países do continente com a China e a Rússia. A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, deslocou-se ao Gana, Uganda e Cabo Verde. Em simultâneo, o secretário de Estado, Antony...