Construir a Festa, afirmar o Partido

A Festa do Avante!, que ar­ranca já amanhã, está pronta para re­ceber os mi­lhares de vi­si­tantes que por lá pas­sarão. Para a er­guer, foram muitos os mi­li­tantes e amigos, de todas as idades, de todo o País, no­vatos ou mais ex­pe­ri­entes, que des­pen­deram a sua energia, es­forço e tempo. Só assim, todos os vi­si­tantes da Festa po­derão ter a me­lhor das ex­pe­ri­ên­cias – a nível cul­tural, gas­tro­nó­mico, so­cial e po­lí­tico.

A cons­trução da Festa – que é a afir­mação do Par­tido e da sua pro­posta al­ter­na­tiva de so­ci­e­dade, uma terra livre onde as as­pi­ra­ções do povo e dos tra­ba­lha­dores, das mais sim­ples às mais com­plexas, são re­a­li­dade – não passa apenas pela Ata­laia. Ao longo dos úl­timos meses, muitos mi­li­tantes co­mu­nistas e amigos da Festa de­di­caram-se para levar aquele que é o maior acon­te­ci­mento po­lí­tico-cul­tural do País até às pes­soas.

Esta se­mana, o Avante! con­versou com dois jo­vens mi­li­tantes que, de uma ma­neira ou de outra, apesar de re­centes na acção or­ga­ni­zada do Par­tido, con­tri­buíram já para a afir­mação da Festa do Avante!.

David é jovem, tem apenas 16 anos. É do Bar­reiro e es­tuda no En­sino Se­cun­dário. Re­vela que os seus pais são mi­li­tantes co­mu­nistas e que, por isso, desde sempre ouviu falar do PCP. No en­tanto, foi apenas no 25 de Abril de 2019 que per­cebeu me­lhor o que era o Par­tido. A partir daí co­meçou a par­ti­cipar em mais ini­ci­a­tivas, até que as­sumiu que queria fazer «algo que ti­vesse im­pacto». «Achei que a ma­neira mais certa de o fazer seria fi­liar-me no Par­tido», conta.

David pre­en­cheu a ficha de ins­crição em Abril deste ano e, daí em di­ante, afirma que muita coisa mudou.

Em re­lação à Festa do Avante!, conta que esta edição não será a sua pri­meira. A di­fe­rença é que este ano par­ti­cipou na sua cons­trução, tanto nas jor­nadas de tra­balho como nas bancas de venda de EP e na dis­tri­buição do jornal dos ar­tistas. As suas ex­pec­ta­tivas são altas: «acho que esta Festa vai ser tão boa ou me­lhor do que em anos an­te­ri­ores.»

Inês, do Porto, ter­minou agora o En­sino Se­cun­dário e pre­tende fre­quentar Di­reito no pró­ximo ano lec­tivo. Com 18 anos, en­trou para a JCP em Abril e pre­tende ins­crever-se no Par­tido ainda esta se­mana. Conta que, por ter al­guma noção do pa­no­rama po­lí­tico na­ci­onal e de co­nhecer a his­tória do fas­cismo e de quem o com­bateu em Por­tugal, já co­nhece o PCP há muito tempo. Desde 2020 que se iden­ti­fica como co­mu­nista, mas, por al­guma ti­midez e re­ceio em não se in­te­grar, foi adi­ando a sua ins­crição até que per­cebeu a ne­ces­si­dade de se or­ga­nizar: «Uma das pri­o­ri­dades que passei a ter na vida era or­ga­nizar-me com os co­mu­nistas, e em con­junto com todos os ou­tros ca­ma­radas, fazer algo quanto aos pro­blemas do sis­tema po­lí­tico, eco­nó­mico e so­cial», re­lata.

«Esta vai ser a minha pri­meira Festa, estou mesmo an­siosa e com ex­pec­ta­tivas muito altas. Acho que vou estar num mundo à parte e de cer­teza que me vou sentir em casa. Desde o am­bi­ente, até à di­ver­si­dade cul­tural e so­cial, acho que vai ser in­crível», afirma em re­lação a esta edição da Festa do Avante!. A jovem, que apesar de não ter tido a opor­tu­ni­dade de par­ti­cipar nas jor­nadas de tra­balho, con­tactou com muitas pes­soas por oca­sião da dis­tri­buição dos jor­nais dos ar­tistas, tem a con­vicção de que aquilo que acon­tece na Ata­laia não se passa em mais lado ne­nhum.

 



Mais artigos de: PCP

Ano lectivo arranca com medidas avulsas

A duas se­manas do início do ano lec­tivo «al­guns as­pectos do fun­ci­o­na­mento das es­colas ainda não estão de­vi­da­mente es­cla­re­cidos» e ou­tros «nem se­quer são co­nhe­cidos», acusa o PCP.

Não se defende o SNS servindo o sector privado

Numa de­cla­ração pro­fe­rida no dia 25 por Ber­nar­dino So­ares, do Co­mité Cen­tral, o PCP in­sistiu num con­junto de me­didas es­sen­ciais para de­fender e re­cu­perar o SNS, re­a­fir­madas dias de­pois, na sequência da de­missão da mi­nistra da Saúde, Marta Te­mido.

Fixar preços máximos no gás e na electricidade

O es­ta­be­le­ci­mento de preços má­ximos para o gás e a elec­tri­ci­dade é ab­so­lu­ta­mente in­dis­pen­sável para travar e in­verter a es­ca­lada de preços, ga­rante o PCP, que de­fende o IVA a 6 por cento e a ta­xação ex­tra­or­di­nária de lu­cros es­pe­cu­la­tivos.

Centenário de Saramago assinalado com livro sobre a sua vida e obra

José Sa­ra­mago, um es­critor com o seu povo, assim se chama o livro que as Edi­ções Avante! acabam de editar in­se­rido no pro­grama de co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário de José Sa­ra­mago pro­mo­vido pelo PCP e que teve o seu lan­ça­mento em sessão pú­blica, dia 25, na Feira do Livro de Lisboa.

Nos Açores, verão e sol não são para todos

Num comunicado recente, a Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP denuncia o agravamento da situação social no arquipélago, ao mesmo tempo que crescem os lucros dos maiores grupos económicos. Em causa estão, desde logo no sector do turismo, «desregulação dos horários, desrespeito pelos dias de...

Direitos e estabilidade nas Forças Armadas, defende o PCP

O PCP está preocupado com o recente anúncio da abertura do concurso para a categoria de Praça em Regime de Contrato Especial no Exército, com duração de 14 anos. Num comunicado do seu Gabinete de Imprensa, emitido no dia 24, o Partido questiona as razões pelas quais não foram abertas as vagas para o quadro permanente,...

«O Militante» com toda a actualidade

O lema «Tomar a iniciativa, reforçar o Partido, responder às novas exigências», da Conferência Nacional que o PCP vai realizar nos dias 12 e 13 de Novembro, no concelho do Seixal, abre o número 380 da Revista «O Militante», que hoje sai. No seu interior pode encontrar artigos de grande...

Solidariedade do PCP

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações está a promover até meados de Setembro acções de contacto e denúncia nas capitais de distrito, sobre a grave situação nos CTT. Ontem, 31, uma delegação do PCP esteve presente na iniciativa realizada em Coimbra, prestando solidariedade com aqueles que...