PS e PSD juntos para servir Vinci

O PCP chama a atenção para o sig­ni­fi­cado po­lí­tico da con­ver­gência entre PS e PSD no adi­a­mento da cons­trução do Novo Ae­ro­porto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Al­co­chete e acusa-os de se sub­me­terem aos in­te­resses da mul­ti­na­ci­onal Vinci.

O Par­tido re­a­firma a ne­ces­si­dade do Novo Ae­ro­porto em Al­co­chete

O Par­tido re­agiu em nota di­vul­gada pelo seu ga­bi­nete de im­prensa às con­clu­sões da reu­nião entre PS e PSD, re­a­li­zada sexta-feira, 23, ale­ga­da­mente para tomar uma de­cisão acerca do fu­turo ae­ro­porto de Lisboa.

Na ver­dade, o que es­ti­veram a dis­cutir foi «o ca­minho para impor ao povo por­tu­guês a so­lução que me­lhor serve os in­te­resses da mul­ti­na­ci­onal Vinci a quem foi en­tregue, em 2013, a con­cessão das infra-es­tru­turas ae­ro­por­tuá­rias por 50 anos», co­meça por cla­ri­ficar o PCP, para quem «é sig­ni­fi­ca­tivo da sub­missão do poder po­lí­tico por­tu­guês aos in­te­resses do grande ca­pital que, quem de facto de­ter­mina as con­clu­sões da reu­nião, nem se­quer ne­ces­site de estar pre­sente».

Ora, «as con­clu­sões pré-anun­ci­adas apontam para um novo adi­a­mento da ne­ces­sária re­so­lução do pro­blema criado pelo PSD/​CDS, quando en­tre­garam a ANA à mul­ti­na­ci­onal Vinci e quando esta se re­cusou a avançar com a cons­trução do NAL nos ter­renos pú­blicos do Campo de Tiro de Al­co­chete, como es­tava de­ci­dido e con­sen­su­a­li­zado. Po­sição que o PS cau­ci­onou e as­sumiu», de­talha o Par­tido.

«É con­fran­gedor a forma como PS e PSD en­caram o pro­cesso de Ava­li­ação Am­bi­ental Es­tra­té­gica e a es­colha da en­ti­dade que a vai ela­borar para impor, na prá­tica, a opção que já es­co­lheram sem terem co­ragem po­lí­tica para a as­sumir», acres­centam os co­mu­nistas por­tu­gueses, antes de cri­ti­carem a des­cre­di­bi­li­zação «dos es­tudos já re­a­li­zados, in­cluindo a ava­li­ação re­a­li­zada pelo La­bo­ra­tório Na­ci­onal de En­ge­nharia Civil (LNEC)».

Sub­missos

Estes «apon­tavam, há muito, que a so­lução que me­lhor serve o País é a cons­trução fa­seada do NAL nos ter­renos pú­blicos do Campo de Tiro de Al­co­chete», em­bora «tal não seja o que me­lhor serve os in­te­resses da Vinci» e, neste con­texto, «o ver­da­deiro pro­blema que quer PS quer PSD se têm re­ve­lado in­ca­pazes de re­solver».

«O PCP chama a atenção para o sig­ni­fi­cado po­lí­tico da con­ver­gência entre PS e PSD que, neste caso, impõe o adi­a­mento de in­ves­ti­mentos es­tra­té­gicos, ao mesmo tempo que se pro­longam pro­blemas e riscos». Entre estes, «os pro­vo­cados pela exis­tência de um Ae­ro­porto no in­te­rior da ci­dade de Lisboa ou pela ab­so­luta falta de es­paço na Por­tela e os in­com­por­tá­veis im­pactos de uma ope­ração ae­ro­por­tuária do ta­manho da hoje exis­tente».

O Par­tido re­a­firma, ainda, «a ne­ces­si­dade do País avançar para a cons­trução fa­seada do NAL no Campo de Tiro de Al­co­chete, li­ber­tando, pro­gres­siva mas de­fi­ni­ti­va­mente, a Por­tela e co­lo­cando esta nova infra-es­tru­tura – cons­truída com re­curso às avul­tadas re­ceitas da ac­ti­vi­dade ae­ro­por­tuária – ao ser­viço do de­sen­vol­vi­mento do País».



Mais artigos de: PCP

Roteiro para aumentar e defender a produção agrícola nacional

No domingo, o PCP lançou um ro­teiro sobre «So­be­rania Ali­mentar» para au­mentar a ca­pa­ci­dade pro­du­tiva, re­duzir a de­pen­dência ex­terna, evitar a es­cassez de ali­mentos e travar o au­mento es­pe­cu­la­tivo dos preços.

Partido continua a celebrar José Saramago

Com três ini­ci­a­tivas no sá­bado, 24, as or­ga­ni­za­ções do PCP pros­se­guem as co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário do nas­ci­mento de José Sa­ra­mago.

PCP teme «confusão» e agravamento no SNS

O PCP prevê que «com a criação da Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde se instale a confusão de competências atribuídas a outras estruturas, como é o caso da ACSS», e tem «fundadas razões» para temer que a criação da nova estrutura signifique «mais um instrumento de agravamento do já difícil acesso da...

Combate urgente às desigualdades na Madeira

O PCP promoveu, dia 20, no Funchal, uma acção de esclarecimento sobre o agravamento das desigualdades e de exigência da tomada de medidas urgentes, ao nível nacional e regional, para travar o aumento do custo da generalidade dos bens e serviços. Na iniciativa, o deputado comunista na Assembleia Legislativa da Região...

Encontrar o Partido que sempre foi nosso

Há militantes que chegam ao Partido com um lastro familiar de ligação à luta revolucionária, incluindo com membros da família já pertencentes ao grande colectivo que é o PCP, e, nesse caso, assumindo que tal teve, em maior ou menor grau, influência na sua adesão. Há os que chegam...

Memória, sensacionalismo e interesses

A edição do Público da passada segunda-feira presenteou-nos com mais um exemplo de ausência de memória histórica e rigor, desta vez a propósito das eleições em Itália. «Extrema-direita na Itália prepara-se para liderar Governo pela primeira vez», lia-se na manchete do jornal. «Meloni vai liderar o governo mais à direita...