Cuba acolheu o 22.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

O Par­tido Co­mu­nista de Cuba aco­lheu o 22.º En­contro In­ter­na­ci­onal de Par­tidos Co­mu­nistas e Ope­rá­rios (EIPCO), de 27 a 29 de Ou­tubro de 2022, em Ha­vana. Re­corde-se que a de­cisão de re­a­lizar o En­contro In­ter­na­ci­onal em Cuba foi to­mada na reu­nião do Grupo de Tra­balho do EIPCO que se re­a­lizou no pas­sado dia 5 de Março, em Lisboa, e que foi aco­lhida pelo PCP.

Par­ti­ci­param no 22.º EIPCO 78 par­tidos co­mu­nistas e ope­rá­rios, oriundos de 60 países, de todos os con­ti­nentes, to­ta­li­zando 145 re­pre­sen­tantes.

Sob o lema «So­li­da­ri­e­dade com Cuba e todos os povos em luta. Unidos somos mais fortes na luta anti-im­pe­ri­a­lista, juntos com os mo­vi­mentos so­ciais e po­pu­lares, face ao ca­pi­ta­lismo e às suas po­lí­ticas, à ameaça do fas­cismo e da guerra; na de­fesa da paz, do meio am­bi­ente, dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores, da so­li­da­ri­e­dade e do so­ci­a­lismo», o En­contro In­ter­na­ci­onal adoptou uma de­cla­ração final e um plano de acção.

O En­contro adoptou ainda uma nova com­po­sição do Grupo de Tra­balho do EIPCO, que o PCP con­tinua a in­te­grar.

Por oca­sião da re­a­li­zação do 22.º EIPCO em Cuba, Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP, en­viou uma men­sagem de sau­dação a Mi­guel Díaz-Canel, Pri­meiro Se­cre­tário do Co­mité Cen­tral do PCC e Pre­si­dente da Re­pú­blica de Cuba.

A de­le­gação do PCP ao En­contro foi in­te­grada por Pedro Guer­reiro, membro do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral e res­pon­sável da Secção In­ter­na­ci­onal, Ângelo Alves, membro da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral e da Secção In­ter­na­ci­onal, e Cris­tina Car­doso, da Secção In­ter­na­ci­onal.

A de­le­gação do PCP teve opor­tu­ni­dade de vi­sitar o Centro Fidel Castro, em Ha­vana, onde ofe­receu um exem­plar do Avante! clan­des­tino, que no­tícia a vi­sita de Álvaro Cu­nhal a Cuba, a con­vite de Fidel Castro, em 1964, um exem­plar do Avante! que no­tícia a vi­sita de Fidel Castro a Por­tugal, no âm­bito da Ci­meira Ibero-Ame­ri­cana, re­a­li­zada em 1998, e um exem­plar do livro «100 anos de Luta ao Ser­viço do Povo e da Pá­tria, pela De­mo­cracia e o So­ci­a­lismo», edi­tado no âm­bito das co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário do PCP.

O pró­ximo EIPCO terá lugar em 2023, na Tur­quia, aco­lhido pelo Par­tido Co­mu­nista da Tur­quia.

Este tema terá de­sen­vol­vi­mento na pró­xima edição do Avante!.




Mais artigos de: Europa

Cuba tem direito a viver livre do criminoso bloqueio norte-americano

A As­sem­bleia Geral da ONU dis­cute e deve aprovar um pro­jecto de re­so­lução que exige o fim do blo­queio dos EUA contra Cuba. O povo cu­bano, con­tando com ampla so­li­da­ri­e­dade mun­dial, re­a­firma o seu di­reito a uma vida me­lhor sem blo­queio.

Resistentes antifascistas reuniram-se em Belgrado

A Fe­de­ração In­ter­na­ci­onal de Re­sis­tentes pro­moveu no dia 24 de Ou­tubro, em Bel­grado, uma con­fe­rência in­ter­na­ci­onal sobre «An­ti­fas­cismo hoje e o pe­rigo das po­lí­ticas de di­reita na Eu­ropa». A URAP es­teve pre­sente.

Da realidade à proposta, conhecer para intervir

É um compromisso de sempre dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) uma profunda ligação à realidade, condição essencial para robustecer e alavancar a intervenção institucional. A análise e interpretação da situação política, económica, social carecerá sempre do estudo das políticas,...