Eleições na ADSE

Uma lista apoiada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública foi a mais votada das sete que concorreram à eleição dos quatro representantes dos beneficiários no Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE, nos dias 28, 29 e 30 de Novembro.

A Lista B obteve 13 212 votos, marcando uma diferença de mais de 5000 votos para a candidatura que ficou em segundo lugar e elegendo dois representantes.

Numa nota em que comentou esta «vitória de uma ADSE pública, solidária, com mais direitos», lema com que concorreu, a Lista B salientou que o número de votantes representou mais do dobro do registado em 2017.

«A maioria dos beneficiários da ADSE reconheceu a firmeza e o trabalho desenvolvido pelos eleitos apoiados pela Frente Comum no último mandato, que permitiu que a ADSE não cedesse totalmente à chantagem do Governo e dos grandes grupos privados do sector da Saúde, ansiosos por “deitar mão” aos mais de mil milhões de euros de saldos acumulados», assinalou a lista vencedora, notando que este valor se deve, «quase exclusivamente, às contribuições dos beneficiários e aposentados da ADSE».

O resultado da votação «demonstra, igualmente, a confiança dos beneficiários no futuro deste subsistema de Saúde e nos candidatos da Lista B».

De acordo com o edital de apuramento provisório dos resultados, a Lista E, apoiada pelas estruturas da UGT e que tinha como mandatário o actual presidente do CGS, João Proença (eleito representante dos trabalhadores numa lista minoritária, e escolhido para presidente pela força dos votos dos representantes do Governo), ficou em terceiro lugar e não elegeu nenhum candidato.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Uma semana de luta convergente com prioridade aos salários

Estão anunciadas várias iniciativas de rua, em capitais de distrito e outras localidades, no âmbito da semana de luta que a CGTP-IN promove, entre os dias 10 e 17, e que também inclui outras acções de rua, greves e paralisações.

Em greve

Os trabalhadores das empresas do Grupo IP fizeram greve, no dia 30 de Novembro, com uma adesão que a Fectrans/CGTP-IN estimou em mais de 80 por cento, provocando forte impacto na circulação ferroviária, para exigirem aumentos salariais em 2022 (cobrindo a diferença entre a actualização aplicada e o valor da inflação) e...

Plenários na Autoeuropa

O SITE Sul saudou a participação dos trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa no referendo promovido pela CT, nos dias 4 e 5, «em particular a resposta dada à proposta insuficiente da administração e a forma como afirmaram a sua vontade, combatendo as tentativas de fazer aprovar o que não corresponde aos seus anseios e à...

Accenture a 14

«Nos plenários mais participados de que há memória na empresa», os trabalhadores da Accenture decidiram marcar um dia de greve para 14 de Dezembro, informou o CESP/CGTP-IN. A luta visa dar força a reivindicações como aumentos salariais de 90 euros, para todos; redução para 35 horas semanais trabalhadas, sem perda de...

Dia nacional de luta na Altice

Depois de amanhã, sexta-feira, os trabalhadores da Altice estão em greve 24 horas por aumentos salariais, abrangendo as empresas MEO Serviços de Comunicação e Multimédia, Altice Portugal, PT Cloud e Data Centers, Altice Labs, PT ACS – Associação de Cuidados de Saúde, Fundação Portugal Telecom, Portugal Telecom Data...