FMJD pelo fortalecimento da luta por um mundo melhor

Vi­sando pers­pec­tivar a sua ac­ti­vi­dade, a Fe­de­ração Mun­dial da Ju­ven­tude De­mo­crá­tica (FMJD) pro­moveu, no dia 18, em Bei­rute, no Lí­bano, uma reu­nião do seu Con­selho Geral.

«Sob os ideais de es­querda e anti-im­pe­ri­a­listas, o en­contro re­a­firmou a ne­ces­si­dade de for­ta­lecer a luta co­lec­tiva a favor de um mundo me­lhor», re­sumiu Su­kaina Basma, vice-se­cre­tária-geral da União da Ju­ven­tude De­mo­crá­tica do Lí­bano, or­ga­ni­zação que aco­lheu a reu­nião.

Par­ti­ci­param mais de 60 re­pre­sen­tantes de or­ga­ni­za­ções na­ci­o­nais de ju­ven­tude oriundas de 29 países – da Eu­ropa, África, Ásia, Médio Ori­ente e Amé­rica –, que par­ti­lharam ex­pe­ri­ên­cias de luta da ju­ven­tude e da sua par­ti­ci­pação nas lutas mais ge­rais nos seus res­pec­tivos países.

A Ju­ven­tude Co­mu­nista Por­tu­guesa (JCP), que as­sume a co­or­de­nação da Co­missão da Eu­ropa e Amé­rica do Norte da FMJD, es­teve re­pre­sen­tada por Fran­cisco Araújo, do Se­cre­ta­riado, e Diogo Vale, da Secção In­ter­na­ci­onal, con­fir­mando o com­pro­misso de sempre com a luta pelos di­reitos da ju­ven­tude e pela paz e com o ca­rácter anti-im­pe­ri­a­lista e de ampla uni­dade da FMJD.

Cuba aco­lherá em Maio de 2023 a pró­xima reu­nião do Con­selho Geral da FMJD. O re­pre­sen­tante da União dos Jo­vens Co­mu­nistas cu­banos, Su­niel Sosa, in­dicou que a reu­nião no seu país será oca­sião para de­bater e propor as sedes do pró­ximo Fes­tival Mun­dial da Ju­ven­tude e dos Es­tu­dantes e da As­sem­bleia Geral da FMJD, os quais se re­a­lizam de quatro em quatro anos.

Du­rante a sua es­tadia em Bei­rute, os jo­vens par­ti­ci­pantes re­a­li­zaram um mo­mento de so­li­da­ri­e­dade com a Pa­les­tina, numa vi­sita ao campo de re­fu­gi­ados pa­les­ti­ni­anos de Cha­tila, onde há 40 anos foi per­pe­trado um he­di­ondo mas­sacre pelos fa­lan­gistas li­ba­neses, com o apoio do exér­cito is­ra­e­lita, que vi­timou mi­lhares de pa­les­ti­ni­anos, na sua grande mai­oria cri­anças, mu­lheres e idosos.

Fun­dada em 1945, no final da II Guerra Mun­dial, a FMDJ in­tegra hoje 153 or­ga­ni­za­ções de 97 países.




Mais artigos de: Internacional

Povo peruano exige fim da repressão, eleições antecipadas e nova Constituição

No Peru, após a des­ti­tuição pelo Con­gresso do pre­si­dente Pedro Cas­tillo, ma­ni­fes­tantes exigem elei­ções ge­rais an­te­ci­padas e uma as­sem­bleia cons­ti­tuinte. A re­pressão dos pro­testos po­pu­lares pro­vocou pelo menos 26 mortos e cen­tenas de fe­ridos, além de nu­me­rosas de­ten­ções.

EUA com despesas militares recorde

O or­ça­mento mi­litar dos EUA para 2023 atinge a verba re­corde de 858 mil mi­lhões de dó­lares, tendo cres­cido mais de quatro por cento nos úl­timos dois anos. No Con­gresso, tanto os de­mo­cratas como a mai­oria dos re­pu­bli­canos apro­varam o do­cu­mento, tendo au­men­tado em 45 mil mi­lhões a pro­posta ini­cial.

Congresso Nacional Africano defende reforço da unidade

A 55.ª Conferência do Congresso Nacional Africano (ANC), da África do Sul, que decorreu entre os dias 16 e 20, em Joanesburgo, concluiu os seus trabalhos com um apelo ao reforço da unidade e à renovação das suas fileiras. Na intervenção de encerramento, o presidente Cyril Ramaphosa, eleito...

África-EUA: promessas e realidades

Decorreu em Washington, entre os dias 13 e 15, uma «cimeira de líderes» dos Estados Unidos da América e da África. Do continente africano, estiveram presentes dirigentes de 49 dos 55 Estados. Ficaram de fora o Mali, o Burkina Faso, a Guiné e o Sudão, por terem sido suspensos da União Africana devido aos golpes...