Troca de 900 prisioneiros no Iémen representa novo passo para a paz

As forças apoi­adas pela Arábia Sau­dita e as forças houthis com­ple­taram, no dia 16, uma troca de cerca de 900 pri­si­o­neiros de guerra.

A ope­ração de­correu em di­fe­rentes ci­dades do país, in­cluindo a ca­pital, Sana, con­tro­lada pelo mo­vi­mento dos houthis, e Aden, sob do­mínio das forças apoi­adas pela Arábia Sau­dita.

Trata-se de mais um passo em di­recção a um acordo de paz e re­con­ci­li­ação entre os houthis e os sau­ditas, que li­deram uma co­li­gação mi­litar para in­tervir no Iémen. As duas partes têm man­tido con­ver­sa­ções, no se­gui­mento do re­a­ta­mento das re­la­ções entre a Arábia Sau­dita e o Irão, num pro­cesso me­diado pela China. O fim da guerra no Iémen, que dura desde 2014, será uma das ques­tões-chave da re­a­pro­xi­mação entre Riade e Te­erão.

Além do in­ter­câmbio de pri­si­o­neiros, ou­tras me­didas pa­ci­fi­ca­doras têm sido anun­ci­adas, como por exemplo o le­van­ta­mento, pelos sau­ditas, do blo­queio aos portos do sul do Iémen, pos­si­bi­li­tando a che­gada a zonas con­tro­ladas pelos houthis de na­vios com mer­ca­do­rias.

As duas partes ex­pres­saram já von­tade de re­a­lizar, ainda em Abril, con­ver­sa­ções para al­cançar um cessar-fogo pro­lon­gado.

 

 



Mais artigos de: Internacional

Brasil entre a esperança e a incerteza

Ao com­pletar 100 dias de go­verno no pas­sado dia 10 de Abril, o pre­si­dente do Brasil, Lula da Silva, anun­ciou que já cum­priu um terço das pro­messas feitas du­rante a cam­panha elei­toral, dando exe­cução a 13 dos 36 com­pro­missos.

Opção socialista de Cuba proclamada há 62 anos

Cuba as­si­nalou mais um ani­ver­sário da pro­cla­mação do ca­rácter so­ci­a­lista da sua re­vo­lução e da vi­tória do povo cu­bano contra a agressão dos EUA, em 1961, ini­ciada com bom­bar­de­a­mentos aé­reos e o de­sem­barque de mer­ce­ná­rios em Playa Girón.

Comunistas sudaneses pedem cessar-fogo

Prosseguem no Sudão os violentos combates iniciados no sábado, dia 15, entre o exército regular e milícias das Forças de Intervenção Rápida (FIR), que já provocaram elevado número de vítimas civis, entre mortos e feridos. Os combates, com a utilização de armamento pesado, tanques e aviões, começaram em Cartum e na...

Aktion T4, EUA

A Fundação de Caridade para os Cuidados Institucionais até tinha «caridade» no nome, mas geria o Aktion T4, o monstruoso programa nazi para a «eutanásia misericordiosa dos doentes incuráveis» que «não merecem a vida». Mais de 70 mil pessoas com deficiência e doenças físicas ou mentais foram...