No Porto prosseguiu a pintura dos murais colectivos «cumprir»
Depois da participação de centenas de pessoas, de todas as idades, entre anónimos e artistas, na pintura colectiva de azulejos para os murais «Cumprir», decorreu, no sábado, 16, no Porto, nova iniciativa com ampla participação.
A construção colectiva dos murais espelha a dinâmica da Revolução
A oficina aberta decorreu no Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural, no âmbito do projecto promovido pelo PCP, com a concepção artística de Miguel Januário, cujo fim serão dois murais oferecidos pelo Partido às cidades de Lisboa e do Porto, forma de assinalar os 50 anos da Revolução de Abril, afirmar a vitalidade dos seus valores e a necessidade de cumprir a Constituição.
Cerca de uma centena de pessoas compareceu entre as 15h00 e as 19h00, de população cativada pela iniciativa a personalidades de diversas áreas de intervenção – artistas, arquitectos, designers e fotógrafos, promotores e agitadores culturais.
Cada um contribuiu a seu modo e criatividade, dando forma e cor à composição que, a partir da correspondente pluralidade de opções estéticas, se constrói colectivamente.
No total, entre a Festa do Avante! e a oficina que no passado dia 16 decorreu no Porto, já foram produzidos mais de 250 azulejos.
Para o próximo dia 7 de Outubro, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, está agendada nova sessão de pintura de azulejos para os murais que, refere o PCP na síntese explicativa da iniciativa, reflecte uma «dinâmica que é, em si mesmo, um espelho da construção colectiva, de massas, da Revolução e das suas conquistas».