CDU é a alternativa necessária para trilhar o caminho de Abril

No domingo, 3, milhares de activistas e apoiantes da CDU participaram num desfile e comício na cidade de Lisboa, que contou com a presença de diversos candidatos pelo distrito, entre os quais o Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo.

Confiança no povo para decidir o caminho, porque o povo é quem mais ordena!

«Valorizar o trabalho e os trabalhadores. É hora. Mais força à CDU», podia ler-se na faixa que abria a torrente de comunistas, ecologistas e outros democratas que saía da Praça do Município, pela Rua Áurea.

Pela correnteza de pessoas, dessa faixa (carregada pelo Secretário-Geral e outros candidatos pelo círculo de Lisboa) até ao fim do desfile, ouviam-se palavras de ordem como «CDU a avançar para os salários aumentar», «CDU vamos votar, SNS a melhorar» ou, e sem dúvida a mais repetida, «CDU em frente, Abril hoje e sempre».

Na frente do desfile, cabia aos jovens, gritando palavras como «Juventude CDU, voto eu e votas tu», e encabeçados pelos candidatos da juventude pelo distrito, segurar uma faixa onde se lia «semear em Março para colher Abril». Cerca de uma hora passada, o largo conjunto de apoiantes desaguou no Rossio, dando início ao comício, que principiou com a actuação musical de Sebastião Antunes & Quadrilha.

Coube à candidata Cláudia Martins apresentar o comício, chamando ao palco, além do primeiro candidato pelo distrito de Lisboa Paulo Raimundo, oscandidatos Mariana Metelo, da Juventude CDU, João Geraldes, presidente da ID, Dulce Arrojado, da Comissão Executiva (CE) do PEV, António Filipe,do Comité Central (CC) do PCP, Mariana Silva, da CE do PEV, João Ferreira, João Frazão e Ricardo Costa, da Comissão Política do CC do PCP, Margarida Botelho, do Secretariado do CC, Francisco Lopes, da Comissão Política e do Secretariado, Inês Zuber, do CC e da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, Duarte Alves, Tânia Mateus e ainda o Secretário-Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.

Com as lutas dos jovens
Mariana Metelo destacou a presença da Juventude CDU junto das lutas dos jovens nos seus locais de estudo (como na FCSH, FCUL e escolas secundárias do distrito) e trabalho (com os trabalhadores de centros comerciais pelo encerramento destas superfícies às 22h00, nos domingos e feriados).

«Se os problemas estão lá todos os dias, nós também temos de estar», afirmou, lutando pelo direito à saúde sexual, reprodutiva e mental, à paz, à igualdade e «pelo direito a ser quem se é».

«Juntem-se a nós, levem a luta até ao voto!», exclamou, afirmando um voto pelo «projecto mais belo, alternativo e de maior ruptura» possível: «uma terra sem amos».

Uma campanha de verdade
António Filipe
deu destaque a uma campanha que se desenvolve em contacto directo com as pessoas, e que soma, a cada dia, mais apoiantes à CDU. Apoio para um voto nas suas próprias vidas.

Só a CDU desenvolve «uma campanha de verdade», recordou, que assenta«nos problemas reais da vida e em propostas sérias para os resolver». «Não se deixem enganar», afirmou, apelando a que cada candidato de outras forças políticas seja questionado sobre o que fez no passado, e não só sobre o que promete hoje.

Ao lado dos trabalhadores
Tiago Oliveirarealçou que «hoje são cada vez maiores os desafios com que os trabalhadores se vêem confrontados», num contexto onde os seus direitos encurtam, a precariedade aumenta, e os lucros dos grandes grupos económicos somam diariamente milhões de euros.

Para o dirigente da CGTP-IN, não é possível «estar ao lado do capitale», simultaneamente,«dos trabalhadores». Nesta contradição, lembrou, a CDU já escolheu um lado: «nós estamos do lado de quem trabalha». Uma opção reconhecida pelos trabalhadores (ver caixa) indignados pelas crescentes desigualdades sociais verificadas no País.

O único voto verde
Por seu lado, Mariana Silva afirmou o imperativo de se voltar a eleger deputados de «Os Verdes», dando corpoàs políticas que unem justiça ambiental e social, efazem com que o «único voto verde» seja na CDU.

A dirigente ecologista destacou, também, as muitas lutas do PEV e da CDU: junto das mulheres; pela mobilidade e em defesa do passe social único; pela água pública; pelo alargamento da rede ferroviária; pelo ambiente e contra o aquecimento global.

A alternativa de Abril
Paulo Raimundo iniciou a sua intervenção citando Ary dos Santos: «Lisboa, maré nua, que desagua no Rossio». Versos que caracterizaram aquele desfile numa «esperança (esta de que é feita a CDU) que hoje aqui está a desaguar».

As eleições de dia 10 serão, lembrou, «um momento de opções e de confronto», entre «os que, tal como a CDU», estão com os trabalhadores e o povo, e os que, como PS, PSD, CDS, CH e IL, «se submetem e protegem os interesses» do grande capital. «Os grupos económicos já decidiram em quem não vão votar», e não irão votar, certamente, na CDU, destacou.

Salários, pensões, SNS, habitação, cultura, direitos das mulheres e igualdade, legislação laboral, produção nacional – estas e outras são muitas das áreas que dão razão ao voto na CDU (ver caixa), recordadas pelo Secretário-Geral. Razões que se traduzem em propostas cuja concretização colocará o País no caminho de Abril. «Basta vontade e força política para andar para a frente», lembrou.

O dirigente comunista apontou, ainda, o crescente apoio à CDU em todos os sectores – um apoio à eleição de «deputados de Abril», que deve dar confiança para que, até às eleições, cada activista continue a falar, esclarecer e mobilizar, e que, dia 10, todos os «democratas dêem o seu voto à CDU», rompendo com o «rotativismo das políticas e dos partidos do costume».

Paulo Raimundo destacou, por fim, a CDU como a «alternativa necessária, a alternativa de Abril», apelando a que «tenhamos confiança nos trabalhadores, tenhamos confiança no povo, porque como sempre, hoje e para decidir o caminho, o povo é quem mais ordena»!

 

Trabalhadores com a CDU


Também no comício foi anunciado, por Tiago Oliveira, que já mais de 2200 dirigentes e delegados sindicais, membros de comissões e sub-comissões de trabalhadores, representantes dos trabalhadores em segurança e saúde no trabalho e outros membros de organizações representativas de trabalhadores, com ou sem filiação partidária, já manifestaram o seu apoio à CDU, a força que está ao seu lado.

 

Faz falta mais força à CDU

# O voto por melhores salários e pensões, pelo direito à habitação e à saúde para todos.

# O voto que não falha na hora de lutar por direitos e combater injustiças

# O voto que vale sempre para fazer a vida andar para a frente

# O voto que faz frente à direita, aos seus objectivos e aos seus promotores

# O voto que não faz apelos à esquerda para fazer a política de direita

# O voto na democracia, nos valores do 25 de Abril e no que a Revolução abriu para um Portugal mais justo e soberano



Mais artigos de: CDU

Cresce o apoio à coligação PCP-PEV

Para além dos 2210 membros de organizações representativas dos trabalhadores, de 50 antigos dirigentes sindicais e dos 135 ex-presos políticos, que abordamos em detalhe nesta edição, a CDU recebeu muitos outros significativos apoios.

No Algarve e no País defende-se a água pública

Em Portimão e em Silves, no dia 28, numa arruada e num jantar-comício, a urgência de aumentos salariais e as nefastas consequências da crise na habitação marcaram a jornada de campanha do Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo.

Apoiamos a CDU

# Alexandra Sargento – Actriz # Ana Biscaia – Ilustradora # Ana Margarida Carvalho – Escritora # António Avelãs Nunes – Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Coimbra #...

Produção nacional e saúde em destaque no distrito do Porto

Santo Tirso, Matosinhos e Leça da Palmeira, na refinaria da Galp, foram os locais escolhidos por Paulo Raimundo para destacar as temáticas da saúde e da produção nacional naquele que foi o primeiro dia da última semana de campanha da CDU.

103 anos com quem trabalha

O PCP comemorou ontem, 6 de Março, os seus 103 anos. Fê-lo junto dos trabalhadores, em 103 empresas de todas as regiões do País.

Em Lisboa como no País, prioridade à vida das pessoas

O Secretário-Geral do PCP, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa, percorreu no dia 29 as ruas de Queluz, visitou a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e participou num comício em Sacavém.

CDU em campanha no estrangeiro

Apesar de muitos portugueses residentes no estrangeiro já terem exercido o seu direito ao voto, a campanha da CDU continua. Nos últimos dias em vários países – Espanha, França, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Países Baixos – ocorreram várias acções da coligação PCP-PEV. Na Galiza, no dia 1, realizou-se um convívio com a...

Propostas para Viseu

Em comunicado assinado por Leonel Ferreira, segundo candidato pelo círculo eleitoral de Viseu, a CDU lamenta o encerramento da Urgência Pediátrica na Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) nos períodos nocturnos de sexta-feira, sábado e domingo, entre as 20h00 e as 9h00 do dia seguinte, resultante do plano de...

João Oliveira em acções em todo o País

Nos últimos dias, João Oliveira, primeiro candidato da lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), participou em acções de campanha das eleições legislativas nos distritos de Coimbra, Setúbal, Algarve, Évora, Portalegre, Porto e Beja. Na quinta-feira, 29, foi orador...

Distrito de Beja precisa de eleger João Dias

Um grande comício, que se realizou no dia 2, na Casa da Cultura de Beja, finalizou o dia de campanha do Secretário-Geral do PCP na região do Baixo Alentejo. Com ele esteve João Dias, primeiro candidato da CDU pelo círculo de Beja, que dedicou algumas palavras às sondagens: «aqui, nesta sala,...

Ex-presos políticos apoiam a CDU

136 ex-presos políticos pelo fascismo anunciaram o apoio à CDU nas eleições de 10 de Março, «pela liberdade, pela democracia, pelo cumprimento da Constituição da República, pelos valores de Abril». Os resistentes realçam o quadro actual, marcada por uma «forte ameaça das forças da direita e...

Valorizar carreiras na administração pública

«Não é um discurso catastrofista, mas nós enfrentamos e vamos enfrentar um problema de falta de mão-de-obra qualificada para responder às necessidades que o País tem e para pôr o País a funcionar», afirmou Paulo Raimundo, em declarações aos jornalistas, na manhã de dia 28, após uma visita à...

Em Coimbra, a Juventude tem na CDU a sua força

Uma plateia a transbordar de alegria, combatividade e de apoiantes, recebeu, no dia 3, Paulo Raimundo no Teatrão, em Coimbra. Depois de um riquíssimo momento musical composto por três actuações distintas, foi Mário Nogueira, mandatário da lista CDU, quem apresentou o comício. Luísa Baptista,...

Campanha de esclarecimento prossegue em Alpiarça e Almeirim

Anteontem, 5, Paulo Raimundo alertou para a poluição de que são vítimas os ecossistemas ribeirinhos, como acontece na Vala Real de Almeirim, onde viu com os seus próprios olhos um afluente do Tejo completamente tapado por espécies invasoras e infestantes, como os jacintos de água, que provocam...

Braga

Sandra Cardoso, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Braga, e Vítor Rodrigues, também candidato e vereador na Câmara Municipal de Braga, participaram, dia 1, numa acção de contacto com pais junto a uma instituição com valências de berçário, creche e jardim de infância. A CDU...

Viana do Castelo

Uma delegação da CDU, encabeçada pelo primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, Joaquim Celestino, esteve na Estação da CP de Barroselas, que se encontra encerrada com prejuízos para os utentes do serviço ferroviário. Tal como a estação em Darque, o encerramento sucessivo de várias valências...

Juventude CDU

  No passado dia 28, a Juventude CDU realizou uma tribuna pública na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com Alfredo Maia e Martim Magalhães, candidatos da CDU, e Manuel Loff, mandatário da lista pelo círculo eleitoral do Porto. Acabar com as propinas, taxas e emolumentos, reforçar a...

Madeira

No Funchal, Sílvia Vasconcelos, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral da Madeira, alertou para a injustiça dos preços que vigoram nas telecomunicações, que estão a impor custos escandalosos, atentatórios da coesão económica e social. Segundo a candidata, os portugueses pagam, em média,...

Matutano

Paulo Raimundo e outros candidatos e activistas da CDU estiveram no sábado, 2, com os trabalhadores da Matutano, no Carregado, à hora da mudança do turno da noite, que se inicia às 00h00. Nesta empresa do sector alimentar, que trabalha em laboração contínua, a CDU reafirmou a exigência de reforço dos direitos de quem...