Partido Comunista Libanês em visita a Portugal
Uma delegação do Partido Comunista Libanês (PCL), liderada pelo Secretário-Geral Hanna Gharib, e igualmente integrada por Firas Masri, deslocou-se a Portugal, de 14 a 15 de Março, no quadro das suas históricas relações de amizade com o PCP.
A delegação do PCL realizou um encontro com Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, e outro com a Secção Internacional. Foram abordadas temáticas como o trabalho junto dos trabalhadores, o movimento sindical e o poder local.
Os encontros, realizados num ambiente fraternal, permitiram uma ampla troca de informações sobre a situação em ambos os países e regiões, assim como sobre diversos aspectos da situação internacional, em particular sobre a agressão de Israel ao povo palestiniano e a situação no Médio Oriente.
O PCP reafirmou a sua solidariedade para com o povo libanês e o PCL na sua luta contra as forças do imperialismo e a ocupação sionista, bem como contra as forças que saquearam e empobreceram os libaneses. E reafirmou ainda a sua solidariedade para com o povo palestiniano e o compromisso de continuar a desenvolver em Portugal acções de luta pela paz no Médio Oriente, pelo cessar-fogo imediato e permanente, por um Estado da Palestina soberano e independente, como estipulado pelas resoluções da ONU.
Tendo sido apontado o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois Partidos, o PCP valorizou a disponibilidade do PCL em acolher a realização do 24.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, este ano, em Beirute, coincidindo com o centenário da fundação do Partido Comunista Libanês, considerando a sua realização uma importante oportunidade para expressar a solidariedade dos comunistas para com as lutas dos povos do Líbano, da Palestina e de toda a região do Médio Oriente.