PCP na Madeira em defesa da Autonomia e contra as injustiças

O PCP re­a­lizou, no pas­sado do­mingo, 24, no Fun­chal, um al­moço-co­mício onde par­ti­ci­param Edgar Silva, co­or­de­nador re­gi­onal e membro do Co­mité Cen­tral, e He­lena Câ­mara, pela JCP.

PCP contra a «des­cre­di­bi­li­zação das ins­ti­tui­ções au­to­nó­micas»


Na sua intervenção, o dirigente comunista recordou o actual quadro de «putrefacção da Autonomia e o pântano da democracia» na Madeira, lembrando que, após a garantia de que se demitiria após a últimas eleições regionais caso não obtivesse maioria absoluta, Miguel Albuquerque oficializou «a sua demissão junto do Representante da República, por reconhecer que não teria condições para exercer funções de governo, na sequência das investigações policiais de que foi alvo por corrupção». Isto, depois da«teima em ficar alapado no governo regional», recordou.

«Estes casos con­du­ziram a Re­gião para um es­tado de po­dridão, em que a Au­to­nomia mais se as­se­melha a um es­goto a céu aberto, com um cheiro nau­se­a­bundo de des­cré­dito e de des­cre­di­bi­li­zação das ins­ti­tui­ções au­to­nó­micas», su­bli­nhou.

Luta contra as in­jus­tiças
A tudo isto soma-se, para o di­ri­gente co­mu­nista, «o agra­va­mento da si­tu­ação eco­nó­mica e so­cial» na Re­gião, re­sul­tado da in­ca­pa­ci­dade dos su­ces­sivos go­vernos re­gi­o­nais e da Re­pú­blica «para a re­so­lução dos grandes pro­blemas eco­nó­micos e so­ciais», sendo «ur­gente e ne­ces­sário um novo rumo para o de­sen­vol­vi­mento».

Por estes mo­tivos, e afir­mando o PCP como a «força de Abril», também na Ma­deira o Par­tido ini­ciou uma cam­panha de con­tactos com os tra­ba­lha­dores e as po­pu­la­ções, vin­cando, se­gundo o de­pu­tado Ri­cardo Lume, os «com­pro­missos de sempre com os tra­ba­lha­dores e o povo» (ver pá­ginas 16 e 17).

A ju­ven­tude conta com o PCP
Também no al­moço-co­mício, He­lena Câ­mara su­bli­nhou que «não es­tamos con­de­nados a viver assim», sendo ne­ces­sário lutar contra os baixos sa­lá­rios, a pre­ca­ri­e­dade, os ho­rá­rios des­re­gu­lados e o stress no tra­balho, na ga­rantia de «que o nosso fu­turo seja um fu­turo bom, com tudo aquilo a que temos di­reito».

A jovem lem­brou, ainda, «que existe uma força capaz de com­bater e der­rubar a po­lí­tica de di­reita»: o PCP. Uma força que, contra as «po­lí­ticas de ex­plo­ração e em­po­bre­ci­mento» de que a ju­ven­tude da Ma­deira tem sido ví­tima, está junto dos jo­vens nas em­presas, nas es­colas e nos bairros, «a lutar contra as in­jus­tiças».

Acção par­la­mentar
Na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva da Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira (ALRAM), o de­pu­tado do PCP Ri­cardo Lume tem, também, tra­vado uma luta contra as in­jus­tiças. Ainda no dia 20, de­fendeu o fim das pro­pinas no En­sino Su­pe­rior, exi­gindo, si­mul­ta­ne­a­mente, en­quanto exis­tirem pro­pinas por de­cisão do Go­verno da Re­pú­blica, que o go­verno re­gi­onal ga­ranta o apoio de 50 por cento das mesmas aos es­tu­dantes das ins­ti­tui­ções pú­blicas da Re­gião.

Também na ALRAM, o de­pu­tado de­nun­ciou o facto de os pro­gramas do go­verno ma­dei­rense para o apoio à ha­bi­tação não darem res­posta às ne­ces­si­dades das po­pu­la­ções, e não pas­sarem apenas de pro­pa­ganda, dei­xando, no es­sen­cial, tudo ficar na mesma, e as­se­gu­rando os lu­cros da es­pe­cu­lação imo­bi­liária. Aqui, o co­mu­nista vincou que o mer­cado não dá res­posta ao di­reito cons­ti­tu­ci­onal à ha­bi­tação, antes pelo con­trário.

 



Mais artigos de: PCP

PCP está pronto para enfrentar desafios do futuro

Unidos, con­fi­antes, de­ter­mi­nados e pre­pa­rados para os com­bates vin­douros – foi assim que os mi­li­tantes co­mu­nistas, os sim­pa­ti­zantes e os muitos apoi­antes do PCP es­ti­veram no co­mício que se re­a­lizou, no dia 24, na Es­cola Se­cun­dária Al­meida Gar­rett, em Vila Nova de Gaia.

Mais de 1400 crianças plantam futuro na Quinta da Atalaia

No Dia Mun­dial da Árvore, 21 de Março, mais de 1400 cri­anças das es­colas do pri­meiro ciclo da Fre­guesia de Amora, Seixal, foram con­vi­dadas pela Festa do Avante! a plantar ale­crim e con­tri­buir para um fu­turo mais verde e sus­ten­tável.

João Oliveira assinala Dia Nacional contra a Discriminação Racial

João Oli­veira, pri­meiro can­di­dato da CDU nas pró­ximas elei­ções ao Par­la­mento Eu­ropeu, par­ti­cipou num al­moço com di­ri­gentes da As­so­ci­ação Cul­tural Moinho da Ju­ven­tude que se re­a­lizou, no dia 21, na Cova da Moura, Ama­dora.

Eleições na Madeira a 26 de Maio

No âmbito de uma ronda de audições com todos os partidos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Edgar Silva, coordenador regional do PCP na Região e membro do Comité Central, esteve reunido, ontem, com o Presidente da República, que informou sobre convocação de novas eleições para dia 26...

Deputados do PCP no PE nos Açores e em Beja

Pelos Açores e pelo distrito de Beja, os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, estiveram, nos dias 21, 22 e 23, em contacto com trabalhadores de diversas empresas, com instituições e diferentes associações e estiveram ainda presentes em sessões e tribunas públicas. Algumas...

Encontro do PCP com o BE

Na sequência de um encontro com o BE na sede da Soeiro Pereira Gomes, Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP sublinhou que se tratou de «uma reunião normal, inserida no balanço das eleições» e «nos desafios que se colocam». «Convergimos em aspectos de análise dos resultados», afirmou, numa «situação muito exigente que...

Na Futurália pelos direitos da juventude

Paulo Raimundo integrou a delegação do PCP que, na sexta-feira, 22, visitou a Futurália, feira de educação, formação e emprego dirigida a jovens estudantes, realizada em Lisboa. Contactando com visitantes e expositores, o dirigente comunista valorizou a Escola Pública e defendeu mais investimento para que possa cumprir...