Acção pela igualdade vai continuar

A «Se­mana da Igual­dade», pro­mo­vida entre os dias 18 e 22 pela CGTP-IN e a sua Co­missão para a Igual­dade entre Mu­lheres e Ho­mens (CIMH), «en­volveu mais de 1500 lo­cais de tra­balho e múl­ti­plas ac­ções de rua».

Numa nota pu­bli­cada na sexta-feira, a con­fe­de­ração as­si­nalou a par­ti­ci­pação de mi­lhares de tra­ba­lha­doras e tra­ba­lha­dores, neste con­junto de ini­ci­a­tivas, que ti­veram como lema «Li­ber­dade. Igual­dade. Por­tugal com jus­tiça so­cial». A «Se­mana» per­mitiu ainda pro­jectar ac­ções fu­turas contra as dis­cri­mi­na­ções e pela igual­dade no tra­balho.

A CGTP-IN re­alçou o facto de, este ano, a «Se­mana da Igual­dade» se in­te­grar na ce­le­bração dos 50 anos da Re­vo­lução de Abril, que «deu asas à li­ber­dade e à con­quista dos di­reitos das mu­lheres». Além disso, coin­cidiu com os 20 anos da for­mação da CIMH.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Plenários na Autoeuropa forçaram renegociação

A pro­posta de acordo sobre o Ca­derno Rei­vin­di­ca­tivo na Volkswagen Au­to­eu­ropa não foi co­lo­cada à vo­tação, de­pois de os tra­ba­lha­dores terem ma­ni­fes­tado uma clara re­jeição dos pontos es­sen­ciais.

Negociação firme e em unidade com resultados positivos

Au­mentos sa­la­riais e con­so­li­dação de di­reitos foram al­can­çados pelos tra­ba­lha­dores da Lo­gís­tica e da As­sis­tência Téc­nica, no Grupo Super Bock. Houve re­sul­tados po­si­tivos também no Fun­chal e na SCML.

Gencoal sem argumentos para despedir

«Para onde foi o dinheiro?» – A questão foi suscitada pela Comissão Concelhia de Vila do Conde do PCP, reagindo à notícia da intenção de despedimento de 97 trabalhadoras, na conserveira Gencoal, nas Caxinas. O Partido recordou, num comunicado de dia 22, que o sector é «marcado por baixos salários e condições de trabalho...

Direitos cumpridos

No dia 21, o Sindicato da Hotelaria do Norte afixou informação no quadro do Hotel NH Collection Porto, a qual foi prontamente retirada e rasgada pelo director do estabelecimento, que expulsou, também, os dirigentes sindicais. «O hotel é propriedade privada», afirmou. Sabendo os seus direitos, os dirigentes chamaram a...

Manifestação de Jovens

Ontem, 27, no fecho desta edição, pelas 15h00, estava a começar a Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, por melhores condições de trabalho e de vida, aumento dos salários, redução dos horários de trabalho e fim da precariedade. Em Lisboa, com um percurso entre o Rossio e a Assembleia da República, estavam...