Privatização da EFACEC foi um crime económico

O re­la­tório pre­li­minar do Tri­bunal de Contas sobre a EFACEC, que ad­mite a en­trega de mais de 80 mi­lhões de euros (que se acres­centam aos quase 500 mi­lhões de euros in­jec­tados pelo Es­tado) ao fundo alemão Mu­tares con­firmam, como o PCP alertou, que a pri­va­ti­zação da em­presa «cons­ti­tuiu um crime eco­nó­mico».

A pri­va­ti­zação da EFACEC, con­cre­ti­zada pelo go­verno PS, teve o apoio de PSD, CDS, Chega e IL, bem como da pró­pria Co­missão Eu­ro­peia, co­locou nas mãos do grande ca­pital alemão uma em­presa que tinha sido re­cu­pe­rada e ca­pi­ta­li­zada pelo Es­tado por­tu­guês. «Uma em­presa es­tra­té­gica para a in­dús­tria na­ci­onal, com forte im­pacto na re­gião Norte do País, su­jeita ao longo dos anos a su­ces­sivos pro­cessos de pri­va­ti­zação e cujo papel para a eco­nomia na­ci­onal está hoje a ser co­lo­cado em causa, bem como os di­reitos dos seus tra­ba­lha­dores», re­fere o Par­tido, em nota de 6 de Se­tembro.

 



Mais artigos de: Nacional

Câmara de Grândola quer reduzir empreendimentos e camas turísticas

Está em dis­cussão, até 14 de Ou­tubro, a pro­posta da Câ­mara de Grân­dola de al­te­ração do Plano Di­rector Mu­ni­cipal (PDM), que prevê re­duzir em cerca de 40 por cento o nú­mero de camas tu­rís­ticas no con­celho – as pro­jec­tadas e pro­gra­madas por exe­cutar.

Nos 80 anos de Faustina Barradas

Faustina Barradas (ao centro, com a pintura de Álvaro Cunhal) foi durante muitos anos tipógrafa clandestina do PCP Os 80 anos da camarada Faustina Barradas foram celebrados num fraterno e animado convívio que juntou dezenas de...

Governo pondera descongelar as propinas já em 2025

Notícias vindas a público dão conta da possibilidade do Governo incluir no Orçamento do Estado de 2025 o descongelamento das propinas de licenciatura. Em nota de 2 de Setembro, a JCP salienta que o anúncio coincide com o «flagelo de milhares de estudantes deslocados não conseguirem encontrar um quarto para dormir devido...